Catarina Mesquita
Catarina Mesquita
04 Jun, 2018 - 09:10
5 dicas de estudo que ajudam a melhorar os resultados escolares

5 dicas de estudo que ajudam a melhorar os resultados escolares

Catarina Mesquita

Há dicas de estudo que podem ser seguidas para otimizar os resultados escolares. Aprender a estudar é mesmo essencial! Saiba como fazê-lo da forma mais correta.

O artigo continua após o anúncio

Gostaria de conhecer dicas de estudo que possam melhorar os resultados escolares? Esteja bem atento à informação que lhe apresentamos de seguida, e surpreenda-se com o que vai provar a si mesmo! Na verdade, quando sabe organizar-se, quando sabe gerir bem o tempo, quando faz resumos de forma correta e compreende aquilo que lê, os resultados são também muito mais positivos! Confira, então, as dicas de estudo que temos para si e coloque-as em prática!

5 dicas de estudo fundamentais

dicas de estudo

1. Faça uma boa gestão do seu tempo

Quem quer realmente ter resultados académicos brilhantes, terá de ter tempo para dedicar ao seu estudo, por mais que isso possa parecer difícil. Se estiver atento ao que se passa no mundo, verificará que as pessoas com mais sucesso têm tempo para se dedicarem a tudo que necessitam ou que gostam. Pode, por exemplo, elaborar um calendário de estudo semanal, em que preveja o tempo diário dedicado ao estudo, tendo de o cumprir à risca. O esforço valerá a pena!

2. Elabore resumos da matéria dada

Resumir os pontos essenciais de um texto poderá ser uma das dicas de estudo fundamentais. Os resumos podem ter utilidade para estudar para testes e exames, pois torna o estudo mais focado, salientando-se os pontos essenciais a reter, para que nada importante fique de fora. Os resumos devem ser elaborados à medida que a matéria vai sendo dada, e não apenas nas vésperas de teste ou exame.

Ver dicas para ser mais produtivo nos estudos >>

3. Utilize o método da auto-explicação

Este é um método que poderá ser bastante útil para matéria mais teórica. Trata-se de ler o conteúdo de um texto e tentar explicá-lo a si mesmo, usando as suas próprias palavras, como se estivesse a dar uma aula. Deve repetir esta tarefa várias vezes, até se dar conta de que a matéria já está completamente assimilada.

4. Não estude sem fazer intervalos

Estudar várias horas a fio não é uma atitude sensata. O cérebro precisa de intervalos de descanso para poder repor energias e concentração. Faça, pois, pequenas pausas de hora em hora, alimente-se bem, hidrate-se, e volte depois aos seus livros!

5. Faça vários exercícios

Resolver exercícios práticos das matérias que está a estudar poderá ser uma ótima forma de aprendizagem, principalmente em disciplinas menos teóricas e mais objetivas. Resolva vários testes, provas e exames de anos anteriores. É uma excelente forma de compreender se, de facto, já entendeu os conteúdos que precisa de conhecer realmente bem.

Estas são dicas de estudo essenciais para o sucesso escolar. Agora, mãos à obra!

O artigo continua após o anúncio

Veja também: