Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
20 Jun, 2018 - 15:54

Dorme perto do telemóvel? Saiba porque deve mudar este hábito

Luísa Santos

Dormir perto do telemóvel não é nada saudável, apesar de muitas pessoas o fazerem diariamente por desconhecerem os riscos. Saiba porque deve evitá-lo.

Dorme perto do telemóvel? Saiba porque deve mudar este hábito

Existem muitos motivos pelos quais não deve dormir perto do telemóvel. É verdade que esses motivos são impercetíveis e difíceis de detetar. No dia-a-dia, com a sua rotina, existem certamente detalhes aos quais não presta tanta atenção, por não saber, sequer, que eles existem. No entanto, apesar de invisíveis, as radiações que um telemóvel emite são extremamente prejudiciais à saúde.

É claro que a emissão dessas radiações acontece durante todo o dia, mas também é verdade que se torna ainda mais prejudicial enquanto dorme, já que não se encontra em atividade e está, por isso, mais vulnerável a essas radiações.

Na verdade, dormir perto do telemóvel pode aumentar a probabilidade de ter pesadelos, insónias e ainda o facto de poder acordar várias vezes durante a noite. Existem mais motivos a ter em atenção e quem os enumera é a própria Organização Mundial de Saúde.

Porque é que não deve dormir perto do telemóvel

dormir perto do telemóvel

1. Afeta a sua frequência cardíaca

Sim, é verdade. As radiações que um telemóvel emite são tão fortes que podem mesmo afetar e alterar a sua frequência cardíaca.

Enquanto dorme, e uma vez que não está a fazer qualquer tipo de esforço, é normal que o seu batimento cardíaco esteja mais normalizado, pelo que a interferência de uma fonte externa pode causar graves problemas – afetando, também, o chamado “relógio biológico” e privando-o de um sono tranquilo.

2. Aumenta a probabilidade desenvolver cancro

Para além das radiações já conhecidas, existem efeitos tóxicos que são, também, emitidos pelos telemóveis. Todos esses fatores, quando se juntam, tornam-se extremamente prejudiciais para a sua saúde, e são várias as entidades que têm estudado este fenómeno, como é o caso do Departamento de Saúde da Califórnia.

3. Pode afetar a fertilidade

Tanto do homem como da mulher, como indica o documento acima apresentado. Dormir perto do telemóvel pode, a longo prazo, causar infertilidade e/ou afetar o sistema reprodutivo do ser humano.

Tudo se deve ao cocktail de radiações e toxinas que um telemóvel emite, por isso, deve evitar dormir perto do seu smartphone.

4. Pode estar na origem de problemas de ansiedade

Ao afetar a qualidade do seu sono, ainda que possa não se aperceber disso, toda a sua rotina pode, perfeitamente, sair prejudicada.

Não dormir, ou dormir pouco, pode conduzir ao aparecimento de problemas de ansiedade que são de evitar ao máximo. Mesmo quando dorme perto do telemóvel em modo avião, por exemplo, ele ainda emite radiações com estações ligadas às transmissão de rádio.

Veja também