Luana Oliveira
Luana Oliveira
13 Mar, 2024 - 13:52

E-clic: conheça o novo balcão digital da Segurança Social

Luana Oliveira

A Segurança Social está à distância de um click. Conheça o E-clic, o novo balcão digital 24 horas para informações e esclarecimentos.

portal e-clic da segurança social

A Segurança Social lançou uma nova configuração que promete facilitar a vida de todos os cidadãos e empresas. Chama-se E-clic e é o novo balcão digital da entidade.

A plataforma está disponível todos os dias durante 24 horas e pode aceder através do seu dispositivo móvel, nos sistemas operativos Android e IOS, e também no seu computador ou tablet.

De acordo com a Segurança Social, o E-clic foi idealizado com o objetivo de melhorar a experiência de relacionamento com a entidade, procurando dar resposta a todos os cidadãos.

Tal como refere o lema do lançamento da aplicação, o E-clic apresenta uma “Segurança Social mais simples, mais moderna, mais perto de si.”

Para além de poder registar o seu contacto na plataforma pode igualmente efetuar pedidos e consultar, em tempo real, o estado dos mesmos. No entanto não é possível contactar um assistente ou solicitar uma marcação.

Deste modo, através do E-clic, a Segurança Social disponibiliza um canal digital onde pode solicitar pedidos de informação e de esclarecimento ou reportar uma reclamação relativa à entidade.

Como posso aceder?

O novo serviço da entidade está integrado na Segurança Social Direta, por isso para aceder ao E-clic basta submeter as sua credenciais no website da Segurança Social.

Após ter iniciado a sessão, no menu superior do lado direito, encontrará uma secção chamada “Perfil”. De seguida selecione a opção “E-clic Contactos”.

Quando ingressar na plataforma terá oportunidade de eleger vários temas que pode solicitar um esclarecimento ou informação através do preenchimento de um formulário.

Com a finalidade de facilitar a comunicação com os cidadãos e entidades empresariais, a plataforma revela-se bastante intuitiva e de fácil navegação.

Como submeter um pedido no E-clic?

Mais uma vez o processo é bastante simples. Necessita apenas de seguir os seguintes passos:

  • Iniciar sessão na Segurança Social Direta e selecionar a opção “E-clic – Contactos”;
  • Quando estiver dentro da plataforma selecione “Criar pedido”;
  • De seguida insira a descrição do que pretende tratar;
  • Defina o assunto que pretende tratar, preenchendo as categorias “Evento de Vida”, “Assunto” e “Motivo”;
  • Verifique as informações que introduziu e a confirme a sua seleção;
  • Se necessário, anexe os documentos solicitados na categoria “Documentos a entregar”;
  • Por último submeta o seu pedido.

Após a submissão receberá o número do seu pedido para poder consultar.

O novo balcão digital, o E-clic, resulta do programa de transição digital da Segurança Social, num investimento de 200 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Veja também