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Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
10 Nov, 2020 - 08:00

Segurança Social: como marcar um atendimento presencial

Mónica Carvalho

Atualmente o atendimento presencial na Segurança Social, tal como noutros serviços públicos, só é feito com marcação prévia. Veja como agendar uma visita.

marcar atendimento na segurança social

Os serviços de atendimento da Segurança Social nunca deixaram de estar em funcionamento, ainda que as dificuldades e constrangimentos provocados pelo elevado número de contactos devido à pandemia, limitassem a sua eficiência.

No entanto, o atendimento presencial da Segurança Social está limitado a contactos e serviços indispensáveis e sujeito a marcação prévia. O que significa que antes de se dirigir a um balcão, deverá marcar com antecedência o dia e hora da sua visita. Esse agendamento pode ser feito on-line ou por telefone.

Além disso, existem outras formas de contactar a Segurança Social que, dependendo do assunto em questão, podem até evitar uma deslocação aos serviços.

MARCAR online um atendimento na Segurança Social

Para marcar, através da internet, uma hora de atendimento na Segurança Social tome nota dos seguintes passos:

1. Entrar no portal Sigä.

2. No topo da página, clicar em “Marcar atendimento”.

segurança social marcar atendimento

3. Inserir os dados de acesso ao portal da Segurança Social Direta (NISS e senha).

login segurança social

4. Escolher a entidade para a qual quer fazer a marcação.

portal siga- escolher entidade

5. Escolher o tema, subtema, motivo e número de assuntos a tratar.
Note que deve ser efetuada uma marcação por cada assunto. Isto significa que se vai tratar de dois casos diferentes deve fazer duas marcações (e não apenas uma). Tenha este pormenor em atenção.

segurança social escolher tema

6. Caso seja necessário apresentar algum documento aquando da sua visita a um balcão da Segurança Social, essa indicação deverá surgir depois de escolher o assunto e motivo da marcação (passo anterior).

Se quiser pode guardar a lista de documentos necessários e pedir para que seja enviada para o seu e-mail, de modo a garantir que não se esquece de nada — o documento referido na imagem é meramente indicativo.  

segurança social - documentos

7. Escolher o local onde pretende marcar o atendimento.

segurança social - local atendimento

8. Selecionar o dia que lhe for mais conveniente, de entre as datas e horários que lhe são apresentados.

segurança social - escolher data

9. Confirmar os seus dados pessoais.

confirmar dados

10. Guardar o código de marcação que recebe na mensagem de confirmação para apresentá-lo no serviço de atendimento.

segurança social - resumo atendimento

Agendar por telefone a marcação na segurança social

Para marcar uma hora de atendimento na Segurança Social utilize um dos seguintes números: (+351) 300 502 502 e (+351) 210 545 400.

Em cada um deles pode optar pelo atendimento personalizado, que está disponível nos dias úteis das 9h às 18h, ou pelo atendimento automático, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O custo é o valor de uma chamada para rede fixa, em função do seu tarifário.

Quando ligar para fazer a marcação vai ter de escolher uma das seguintes opções:

  • Opção 1: Medidas excecionais COVID-19
  • Opção 2: Subsídios e Prestações
  • Opção 3: Trabalhadores, Entidades Empregadoras, Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) e Regime Público de Capitalização
  • Opção 4: Pensões e complementos

Não se esqueça de ter consigo o número de identificação da Segurança Social (NISS) e o código de segurança para acesso ao atendimento telefónico da Segurança Social.

Para obter este código, aceda à Segurança Social Direta e siga estes passos:

  1. Selecionar a área “Perfil”;
  2. Escolher a opção “Contactos com a Segurança Social”;
  3. De seguida clicar em “Código de acesso para atendimento telefónico”.

Em caso de cancelamento informe a Segurança Social através do mesmo canal pelo qual efetuou a marcação. Desta forma é possível a prestação de um serviço eficaz para si e para todos os cidadãos.

Atenção!

Quando se dirigir ao balcão da Segurança Social para o qual fez a sua marcação, não se esqueça de que há algumas regras a respeitar, nomeadamente o uso obrigatório de máscara, a correta higienização das mãos e o cumprimento do distanciamento social.

De igual modo, com a entrada em vigor do novo estado de emergência, a 9 de novembro, e de acordo com o concelho onde se encontra, poderá ainda ser-lhe medida a temperatura à entrada.

Outras formas de contactar a Segurança Social

Durante a atual situação pandémica tente, sempre que possível, entrar em contacto com a Segurança Social através dos canais não presenciais. Além da linha de apoio, encontra várias alternativas ao seu dispor.

Site da Segurança Social

Antes de ligar, consulte os Guias Práticos sobre os produtos e serviços da Segurança Social com informação sobre os direitos e deveres dos cidadãos e das empresas. Pode ser que sua dúvida ou dúvidas estejam lá esclarecidas e, nesse caso, poupa tempo e dinheiro em deslocações ou telefonemas.

Assistente Virtual da Segurança Social

Este chat automático ajuda os cidadãos em algumas temáticas: COVID-19, contactos da Segurança Social, Cuidador informal e Datas de pagamento dos Subsídios Sociais e Pensões. À medida que vai selecionado os temas, vão sendo exibidos sub-temas para facilitar a chegada às respostas que procura.

Por e-mail

Pode ainda tentar a sua sorte junto da Segurança Social por e-mail. Existem contactos diretos, como o do Centro Nacional de Pensões ([email protected]) e o do Departamento de Proteção contra os Riscos Profissionais ([email protected]).

Além destes, caso pretenda contactar os serviços locais, encontra também o endereço de e-mail do Centro Distrital de Segurança Social da sua área de residência, na secção de contactos.

Fontes

Veja também