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Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
01 Jul, 2022 - 10:17

Segurança Social: como marcar um atendimento presencial

Mónica Carvalho

Saiba passo a passo como agendar um atendimento na Segurança Social e evite as longas filas de espera.

marcar atendimento na segurança social

Para otimizar o seu tempo e evitar as filas de espera, pode marcar online ou por telefone um atendimento presencial na Segurança Social. O que significa que antes de se dirigir a um balcão, deverá marcar com antecedência o dia e hora da sua visita.

Além disso, existem outras formas de contactar a Segurança Social que, dependendo do assunto em questão, podem até evitar uma deslocação aos serviços.

Marcar online um atendimento na Segurança Social

Para marcar, através da internet, uma hora de atendimento na Segurança Social tome nota dos seguintes passos:

1. Entrar no portal Sigä.

2. No topo da página, clicar em “Marcar atendimento”.

segurança social marcar atendimento

3. Inserir os dados de acesso ao portal da Segurança Social Direta (NISS e senha).

login segurança social

4. Escolher a entidade para a qual quer fazer a marcação.

portal siga- escolher entidade

5. Escolher o tema, subtema, motivo e número de assuntos a tratar.
Note que deve ser efetuada uma marcação por cada assunto. Isto significa que se vai tratar de dois casos diferentes deve fazer duas marcações (e não apenas uma). Tenha este pormenor em atenção.

6. Caso seja necessário apresentar algum documento aquando da sua visita a um balcão da Segurança Social, essa indicação deverá surgir depois de escolher o assunto e motivo da marcação (passo anterior).

Se quiser pode guardar a lista de documentos necessários e pedir para que seja enviada para o seu e-mail, de modo a garantir que não se esquece de nada — o documento referido na imagem é meramente indicativo.  

segurança social - documentos

7. Escolher o local onde pretende marcar o atendimento.

segurança social - local atendimento

8. Selecionar o dia que lhe for mais conveniente, de entre as datas e horários que lhe são apresentados.

segurança social - escolher data

9. Confirmar os seus dados pessoais.

confirmar dados

10. Guardar o código de marcação que recebe na mensagem de confirmação para apresentá-lo no serviço de atendimento.

Agendar por telefone a marcação na segurança social

Para marcar uma hora de atendimento na Segurança Social utilize um dos seguintes números: (+351) 300 502 502 e (+351) 210 545 400.

Em cada um deles pode optar pelo atendimento personalizado, que está disponível nos dias úteis das 9h às 18h, ou pelo atendimento automático, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O custo é o valor de uma chamada para rede fixa, em função do seu tarifário.

Não se esqueça de ter consigo o número de identificação da Segurança Social (NISS) e o código de segurança para acesso ao atendimento telefónico da Segurança Social.

Para obter este código, aceda à Segurança Social Direta e siga estes passos:

  1. Selecionar a área “Perfil”;
  2. Escolher a opção “Contactos com a Segurança Social”;
  3. De seguida clicar em “Código de acesso para atendimento telefónico”.

Em caso de cancelamento, informe a Segurança Social através do mesmo canal pelo qual efetuou a marcação. Desta forma é possível a prestação de um serviço eficaz para si e para todos os cidadãos.

Outras formas de contactar a Segurança Social

Sempre que possível, entre em contacto com a Segurança Social através dos canais não presenciais. Além da linha de apoio, encontra várias alternativas ao seu dispor.

Site da Segurança Social

Antes de ligar, consulte os Guias Práticos sobre os produtos e serviços da Segurança Social com informação sobre os direitos e deveres dos cidadãos e das empresas. Pode ser que sua dúvida ou dúvidas estejam lá esclarecidas e, nesse caso, poupa tempo e dinheiro em deslocações ou telefonemas.

Assistente Virtual da Segurança Social

Este chat automático ajuda os cidadãos em algumas temáticas: contactos da Segurança Social, Cuidador informal e Datas de pagamento dos Subsídios Sociais e Pensões. À medida que vai selecionado os temas, vão sendo exibidos sub-temas para facilitar a chegada às respostas que procura.

Por e-mail

Pode ainda tentar a sua sorte junto da Segurança Social por e-mail. Existem contactos diretos, como o do Centro Nacional de Pensões ([email protected]) e o do Departamento de Proteção contra os Riscos Profissionais ([email protected]).

Além destes, caso pretenda contactar os serviços locais, encontra também o endereço de e-mail do Centro Distrital de Segurança Social da sua área de residência, na secção de contactos.

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