Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
13 Dez, 2019 - 11:06

Conheça melhor o Programa de Educação Olímpica

Catarina Milheiro

Já conhece o Programa de Educação Olímpica? Fique connosco e saiba que tipo de atividades estão associadas e o que se pretende com a iniciativa.

educação olímpica

Em termos gerais, a Educação Olímpica está associada à educação através do desporto, com base nos princípios do Olimpismo.

Para que seja possível compreender melhor este conceito, o Olimpismo é considerado uma filosofia de vida que defende a formação de uma consciência e atitude pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica através da prática desportiva e que enaltece de forma equilibrada as qualidades do corpo, da vontade e do espírito.

Desta forma, o Programa de Educação Olímpica nasceu com o objetivo de levar para as escolas portuguesas toda a emoção do Movimento Olímpico.

Fique connosco e saiba tudo sobre este programa.

O QUE É O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA

desporto crianças

O Programa de Educação Olímpica é um programa de formação do Comité Olímpico de Portugal (COP) que promove o Olimpismo, os Jogos Olímpicos, o gosto pela prática desportiva e os hábitos de vida saudável, através dos valores olímpicos como a excelência, a amizade e o respeito.

O objetivo deste programa é chegar aos alunos de todos os níveis de ensino, contribuindo para a sua formação através de uma abordagem bastante divertida e motivante.

De um modo geral, o Programa de Educação Olímpica visa contribuir para a transmissão de conhecimentos e competências sobre o Movimento Olímpico, bem como os seus valores, modalidades, símbolos e atletas.

Mas o que se pretende, afinal, com este programa?

Em parceria com as escolas e professores, pretende-se criar oportunidades para que os alunos possam:

  • Vivenciar os valores Olímpicos;
  • Conhecer o Movimento Olímpico;
  • Experimentar novas modalidades;
  • Acompanhar e conhecer os atletas olímpicos.

A implementação do Programa de Educação Olímpica é bastante simples. No contexto do Programa, são sugeridas diversas atividades que incluem:

  1. Os trabalhos de sala de aula;
  2. Palestras temáticas;
  3. Interação com atletas olímpicos;
  4. Experimentação de modalidades;
  5. Apoio à dinamização de festas desportivas;
  6. Visitas à Sede do Comité Olímpico de Portugal.

Além disso, o Comité Olímpico de Portugal (COP), está disponível para a formação inicial dos professores com o objetivo de apresentar o Programa, os seus conteúdos e metodologia.

Quais são os conteúdos programáticos?

Agora que já sabe em que consiste o Programa de Educação Olímpica e quais são os seus objetivos, é importante compreender que existem ainda alguns conteúdos programáticos, que foram validados pela Direção-Geral de Educação.

Estes conteúdos foram desenvolvidos para que possam ser utilizados nas mais diversas áreas disciplinares, como História, Geografia, Artes, Música, Educação Física, Línguas, Ciências e Matemática.

Mas afinal, de que forma são disponibilizados os conteúdos programáticos? O Programa disponibiliza em formato digital diversos conteúdos pedagógicos e materiais de suporte sob a forma de aulas temáticas, textos complementares, fichas de atividades, materiais gráficos e vídeos.

De um modo geral, estes são os valores olímpicos passados em cada uma das áreas disciplinares. Tome nota.

  • Ciências e Matemática: sistemas de medição, tecnologia, tempo e distância;
  • História e Geografia: Grécia Antiga e estudo da cultura moderna;
  • Línguas: redação, leitura, escuta, discussão, poemas e histórias;
  • Artes, Design e Música: imagens, cartazes, medalhas, tochas, esculturas, bandeiras, murais, dança e música;
  • Ecologia e Natureza: Sustentabilidade e ambiente;
  • Desporto e Educação Física: individual, equipa, competitivo, clube, comunidade, escolar, adaptado e autárquico.

Atividades associadas ao Programa de Educação Olímpica

Para que consiga ter uma noção mais real da dimensão do Programa, neste momento já conta com o registo de 212 escolas, cerca de 616 professores e 145.212 alunos.

São diversas as atividades desenvolvidas pelas escolas, municípios e pelo Comité Olímpico de Portugal que estão associadas ao Programa de Educação Olímpica. Estes são alguns exemplos de atividades realizadas pelas escolas integradas no programa:

  • A EB 2,3 de Vale de Milhaços (em Corroios), recebeu o atleta olímpico Pedro Dias: cerca de 200 alunos participaram nas 3 sessões que tinham como objetivo promover os Jogos Olímpicos e os valores olímpicos. Os alunos estiveram à conversa com o atleta olímpico Pedro Dias, onde tiveram a oportunidade de perceber alguns detalhes da sua modalidade (judo) através de uma partilha de imagens e histórias da sua carreira desportiva;
  • Aula sobre Olimpismo e a Sociedade Contemporânea, na sede do COP: o Comité Olímpico de Portugal recebeu uma turma de 1º ano da licenciatura em Gestão do Desporto da Universidade Europeia para uma sessão relacionada com o “Olimpismo e a Sociedade Contemporânea”. Além das participações em eventos multi-desportivos, os alunos da Universidade Europeia ficaram a conhecer os projetos no âmbito da preservação da memória Olímpica, os projetos de investigação e publicação, os projetos educativos e os projetos de sustentabilidade;
  • A Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, recebeu o ginasta Diogo Romero: o ginasta foi convidado pela escola para fazer uma apresentação sobre o seu percurso de vida e a forma como conseguiu conciliar a carreira desportiva com a formação académica. Cerca de 100 alunos assistiram a uma sessão inspiradora onde ficaram a compreender a exigência do treino da ginástica artística, a dedicação necessária para melhorar constantemente a sua performance e os sacrifícios que são necessários fazer para se atingir os objetivos traçados. Para finalizar, Diogo Romero fez ainda um exercício de reflexão sobre os “custos” e os “benefícios” por ter optado por uma carreira de atleta de alto rendimento.
Veja também