Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
11 Dez, 2019 - 10:40

O que é a inclusão digital? Conheça o conceito e o seu propósito

Catarina Milheiro

Está a par do conceito e da importância da inclusão digital? Saiba de que forma os avanços tecnológicos estão presentes na sociedade.

inclusão digital

Já ouviu falar sobre inclusão digital? Sabe quais são as vantagens associadas à sua implementação na vida de um cidadão?

Nos dias de hoje é cada vez mais importante saber utilizar um computador e aceder à Internet, assim como saber como pesquisar e navegar na Internet em segurança.

Por isso mesmo, a inclusão digital pode, definitivamente, beneficiar uma pessoa a ser inclusa na sociedade. Ora, se até há umas décadas existiam algumas atividades que levariam imenso tempo para serem realizadas, atualmente são executadas em apenas umas horas ou minutos.

Através de um simples clique, pode encontrar inúmeros aspetos sobre as mais diversas áreas. Isto é, informações, pessoas, receitas, projetos, ideias, empresas, entretenimento, lazer e tudo aquilo que possa imaginar.

O QUE É A INCLUSÃO DIGITAL E QUAL É A SUA MISSÃO?

senhor no computador

Quando falamos em inclusão digital, estamos a referir-nos ao facto de as tecnologias de informação e comunicação se tornar acessíveis a todas as pessoas da sociedade.

Vivemos numa era dominada pelas tecnologias e, por isso mesmo, um indivíduo que está incluído na sociedade digital é aquele que é capaz de desenvolver as suas capacidades práticas e melhorar assim as suas condições de vida, tendo em consideração o aproveitamento das potencialidades destas ferramentas de informação e comunicação.

É extremamente importante incluir uma pessoa digitalmente, ou seja, fazer com que o conhecimento por ela adquirido sobre a informática se torne numa ferramenta útil para melhorar a sua inclusão social.

Quando se coloca somente um computador na mão das pessoas, sem qualquer outro tipo de explicação sobre o seu modo de funcionamento e o tipo de coisas que pode procurar ou fazer nele, não se está a falar definitivamente em inclusão digital.

Assim, é crucial que todos os indivíduos da sociedade compreendam que a inclusão digital está diretamente relacionada com a inclusão social, que é um direito a todos.

São diversas as ferramentas que podem levar à inclusão social, como por exemplo o trabalho, o desporto, a arte, a tecnologia ou a educação. No entanto, a tecnologia engloba todas as outras ferramentas, sendo que está inserida no nosso dia a dia e que encontramos em praticamente todos os lugares.

Qual é, então, a missão da inclusão digital?

Desta forma, a missão da inclusão digital é funcionar como uma ferramenta para a inclusão social, tornando a tecnologia acessível e descomplicada a todos e melhorando a qualidade de vida de qualquer cidadão.

Já pensou que existem algumas situações rotineiras geradas pelo avanço da tecnologia que provocam euforia, admiração e curiosidade numas pessoas, enquanto noutras provocam um sentimento de angústia, insegurança, medo e impotência?

Esta é realmente uma questão sob a qual devemos refletir, tendo em conta que ainda existem pessoas na sociedade que olham para as tecnologias como um mundo complexo e totalmente desconhecido.

VANTAGENS DA INCLUSÃO DIGITAL

Como já referimos, o conceito de inclusão digital está diretamente relacionado com o de inclusão social. Para que o indivíduo se sinta devidamente incluído na sociedade, é essencial que domine a linguagem básica para manusear um computador com acesso à Internet, de forma autónoma.

Seja através de um computador, tablet ou smartphone que esteja ligado à Internet, as pessoas podem trocar informações e manter a comunicação entre empresas, profissionais, universidades, professores, amigos e alunos. Ou seja, a Internet tornou-se numa poderosa ferramenta de inclusão social.

Não existe qualquer tipo de dúvida de que a inclusão digital leva as pessoas a serem incluídas socialmente em diversas áreas da vida. Atente nas suas vantagens.

Melhora a qualidade de vida do cidadão

De um modo geral, a grande vantagem da inclusão digital é o facto de melhorar visivelmente a qualidade de vida dos cidadãos.

A partir do momento em que o cidadão domina as tecnologias e o mundo digital, sente-se totalmente capaz para fazer outro tipo de coisas que até à data estaria incapacitado.

Falamos, por exemplo, de aceder a ofertas de trabalho na Internet, conhecer novas pessoas através das redes sociais e fazer contactos profissionais. No fundo, sentir-se incluído e capaz de abraçar novos desafios sem qualquer tipo de medos ou inseguranças.

Permite a inserção do cidadão no mercado de trabalho

Todos sabemos que a inserção no mercado de trabalho não é de todo um processo fácil para ninguém. Especialmente para as pessoas que não têm conhecimentos tecnológicos e digitais, todo este processo torna-se mais complicado.

Ora, a partir do momento em que estão incluídos digitalmente, estes cidadãos sentem-se aptos para procurar as mais diversas oportunidades de trabalho.

Depois de compreender bem as ferramentas que podem utilizar para se inserirem no mercado de trabalho, os cidadãos podem, efetivamente, criar o seu perfil profissional e tornar assim a procura num processo muito mais fácil e diversificado.

séniores computador

Permite a criação de contactos em todo o mundo

Uma das vantagens da inclusão digital é também o facto de permitir a criação de contactos à volta do mundo, isto é, de facilitar os relacionamentos interpessoais. A criação de perfis nas redes sociais, por exemplo, permite que o cidadão entre em contacto com outras pessoas.

Se pensarmos em pessoas que tenham dificuldades de comunicação, o domínio das tecnologias e do mundo digital pode realmente fazer toda a diferença no seu dia a dia. Sentir-se-ão mais confiantes e emocionalmente estáveis.

Quando se trata de pessoas com alguma deficiência especial, a inclusão digital permite o desenvolvimento de autonomia para comunicar com o mundo

Esta é uma das grandes vantagens da inclusão digital: permitir à pessoa com algum tipo de deficiência, o desenvolvimento de autonomia para se comunicar com o mundo.

É extremamente importante que o acesso a um computador e a toda a informação que nele possamos encontrar, seja igual para todos.

ONDE ESTÁ A SER APLICADA A INCLUSÃO DIGITAL?

Inclusão digital no projeto itinerante da Universidade Sénior de Nelas

O projeto itinerante da Universidade Sénior de Nelas disponibiliza uma vasta oferta de atividades onde o conhecimento, o saber e o convívio estão presentes em cada encontro.

Sendo esta uma preocupação diária, as várias freguesias do concelho de Nelas (Póvoa de Sto. António, Vilar Seco, Urgeiriça e Santar, onde o projeto se encontra instalado), tiveram oportunidade de ter contacto com as novas tecnologias, dando início ao processo de inclusão digital.

Academia de Código

Trata-se de uma startup que dá formação em programação e que, neste momento, foi destacada pelo estudo “Práticas inspiradoras para a inclusão no mundo digital de amanhã”, publicado pela plataforma transnacional de aprendizagem do FSE – Fundo Social Europeu.

A Academia de Código tem permitido que este projeto de inclusão digital chegue a concelhos como o Fundão, que tem recebido alguns bootcamps e tem transformado desempregados sem qualquer formação em computer science, em programadores.

App – MyPolis

A MyPolis é uma aplicação móvel que permite que os utilizadores submetam e votem nas propostas e ainda que os decisores fiquem informados das preferências dos cidadãos. Além disso, ajuda a reduzir a distância.

Esta é uma solução que aumenta o envolvimento entre políticos e munícipes, sendo que é mais barata do que as sondagens tradicionais e permite ainda uma visão mais clara daquilo que os cidadãos pretendem para a sua cidade.

Apps for Good

Este programa agrupa a programação e resolução de problemas com o desenvolvimento de competências de comunicação, trabalho de equipa e resiliência.

Além disto, a Apps For Good pretende ainda criar uma nova geração de pessoas digitais altamente capazes de resolverem problemas.

Veja também