Share the post "Coficab vai criar cerca de 300 postos de trabalho na Guarda"
A Câmara Municipal da Guarda anunciou que a Coficab, multinacional de origem tunisina, vai investir 30 milhões de euros na construção de uma nova unidade industrial na Guarda – empreendimento que criará cerca de 300 postos de trabalho.
Segundo o presidente da autarquia, Álvaro Amaro, o novo projeto da Coficab Portugal – Companhia de Fios e Cabos Lda., vai funcionar na Plataforma Logística da Guarda e “irá dedicar-se ao desenvolvimento de cabos para automóveis com a tecnologia 4.0”.
O anúncio do investimento, explica o município, foi feito pela empresa na cerimónia de escritura pública de aquisição de lotes, com um total de 28 mil metros quadrados. Álvaro Amaro refere que o investimento da Coficab é “uma boa notícia para a economia da Guarda” e “do país”.
O presidente da câmara espera que a multinacional, que já está instalada na Guarda, em Vale de Estrela, “sirva de exemplo a outras empresas e ao próprio Estado português”.
“Que se veja neste caso da Coficab um bom exemplo para que as empresas e o emprego aumentem na Guarda e noutras regiões do interior do país. Porque é assim que se desenvolve o território de uma forma equilibrada”, acrescentou.
Para o presidente da Câmara Municipal da Guarda, o investimento “é estratégico e fulcral, ainda por cima, num ‘cluster‘ tão importante como o da indústria automóvel, neste caso na área das cablagens e da investigação, que pode potenciar o emprego especializado envolvendo também as universidades e os politécnicos destas regiões”.
O projeto denominado Coficab – ECAD deverá entrar em funcionamento em maio de 2019 e terá por base o desenvolvimento tecnológico em três vertentes: eletrificação, conetividade e condução autónoma.
Hichem Elloumi, CEO da Coficab, explica que o grupo “investe na Guarda desde 1993 e tem sido um sucesso”.
A nova unidade industrial que será criada na Guarda é considerada “um importante investimento” da multinacional, que atualmente trabalha com as principais marcas de automóveis do mercado e que tem na cidade mais alta do país, incluindo este novo projeto, “cerca de 100 milhões de investimento”.
A primeira unidade fabril que o grupo instalou na Guarda foi na década de 1990 e “depressa se tornou numa das mais importantes do grupo”.
“A Guarda é para nós, também, a porta de entrada para o nosso desenvolvimento global e tecnológico. Por isso, hoje somos os líderes na produção de cabos para a indústria automóvel. Estamos presentes em quatro continentes com 12 fábricas, da China aos Estados Unidos. A Guarda foi mesmo muito importante para o nosso sucesso”, afirmou.
A nova unidade industrial da Coficab é da autoria do arquiteto João Madalena, da Guarda, que venceu um concurso de ideias promovido pela empresa e ao qual concorreram quatro candidatos.
Veja também: