Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
28 Ago, 2018 - 11:00

7 erros que comete com o seu router

Nuno Margarido

Conheça alguns erros que comete com o seu router, que podem atrapalhar a ligação do equipamento aos dispositivos e comprometer a velocidade da Internet.

7 erros que comete com o seu router

Quem percebe pouco de informática tende a cometer alguns erros que são fáceis de evitar ou resolver e que podem fazer toda a diferença quando o assunto é ter uma boa Internet (ou não). Conheça 7 erros que comete com o seu router e que podem estar a limitar a sua ligação à Internet.

Erros que comete com o seu router e que pode evitar

erros que comete com o router

Colocar o router num mau lugar

Este é, provavelmente, o erro mais comum nesta lista. Sabia que o local onde o equipamento é colocado pode influenciar diretamente o desempenho do mesmo e a forma como este interage com os restantes dispositivos?

Colocá-lo no chão, próximo de uma parede ou perto de outros equipamentos que também emitem frequências sem fios – como telefones sem fio ou microondas – é um primeiro passo para ver o sinal do router enfraquecer. Para evitar isto, tente colocá-lo num local alto e livre de barreiras.

Não atualizar o software do router

O router, tal como muitos outros dispositivos que se ligam à Internet, pode acabar por ficar bastante vulnerável quando não é atualizado. Com o aparecimento de novos vírus, os fabricantes tendem a disponibilizar correções ao software do router para que este consiga combater essas ameaças. Mas quando o router não é atualizado… é fácil de perceber, não é?

Não alterar a senha padrão

Não alterar a senha que já vem de fábrica é um dos maiores erros que comete com o router. A manutenção da mesma facilita bastante o trabalho de alguns hackers – ou até mesmo de outros utilizadores – no acesso ao router. Algo que pode ser bastante mau para quem pretende proteger dados, ficheiros e muito mais. Veja como alterar a palavra-passe do Wi-Fi.

Trocar de router pela má difusão do sinal

Como já foi dito acima, as paredes e os outros aparelhos eletrónicos podem influenciar bastante a propagação do sinal de Internet. E há utilizadores que trocam logo de aparelho porque este não consegue cobrir todos os espaços que os utilizadores pretendem.

Para evitar trocar de router, tente adquirir um repetidor Wi-Fi. Pode fazer maravilhas nesta situação.

Não ligar a firewall do router

A firewall é uma espécie de barreira que existe em dispositivos eletrónicos que previne ataques de hackers, malwares e outros vírus que podem fazer mal a estes mesmos dispositivos.

Algo que está disponível no computador, mas que também existe no router. Acedendo às definições do mesmo, é possível ligar a firewall para garantir uma maior segurança do computador.

Não gerir os acessos ao router

Na página de gestão do router, é possível ver os dispositivos que se costumam ligar ao router para aceder à Internet. Uma boa forma de prevenir que outras pessoas utilizem a sua rede Wi-Fi é fazendo a gestão desses mesmos acessos.

Não fazer uma manutenção externa

O router é um dispositivo que está sempre à vista e acessível a qualquer momento – afinal, esta é uma das formas de garantir que o sinal é bom. Fazer uma manutenção do mesmo é uma boa forma de aumentar a vida útil do aparelho.

Veja também