Sabe qual é a forma mais rápida e eficientes de manter a higiene e eliminar os pelos soltos do seu felino? A resposta é simples: utilizar pentes e escovas para gato. Sim, pentear e escovar o seu bichano é uma das soluções mais simples de conseguir manter a sua rotina de limpeza.
Vamos entender por que razão escovar o pelo do gato não é uma questão meramente estética.
Porque deve escovar o seu gato?

Quem tem um animal de estimação em casa sabe bem o quanto é importante assegurar a sua rotina de escovagem periódica. As bolas de pelos são um problema comum e provocam a incómoda regurgitação entre os gatos.
A situação ocorre quando o felino, durante a sua auto-higienização, acaba por engolir pelos soltos em excesso – o que pode, a longo prazo, causar problemas ao organismo do animal.
Os pelos ingeridos, com o passar do tempo, podem acumular-se no sistema gastrointestinal do gato e causar situações de vómitos. Há casos mais graves em que as bolas de pelo provocam a obstrução gastrointestinal do animal, uma situação que requer correção por via cirúrgica.
Como os bichanos tê dificuldades para conseguirem vomitar, fazem bastante esforço para expelir o excesso de pelos com o conteúdo gástrico e chegam a assustar alguns donos mais sensíveis, que podem ter a ideia de que o animal está a sufocar.
Apesar de comum, a regurgitação das bolas de pelo devem ser evitadas ao máximo, para evitar situações mais complicadas. E como fazemos isso? Através da prevenção, claro. Escovar o pelo do seu bichano é, portanto, fundamental para a sua saúde.
8 dicas para escovar o pelo do seu gato

1. Escolha a escova adequada
Sim, não se deve esquecer de ter atenção à escolha da escova mais indicada. Isso porque há gatos com pelo comprido, gatos com pelo curto, gatos com pelo médio… E para cada um deles existe uma escolha aconselhada.
- Para gatos de pelo curto: escolha uma escova de cerdas macias.
- Para gatos que tem pelo média ou longo: escolha uma escova que seja menos macia (mais indicada para conseguir desfazer nós e emaranhados de pelo).
2. Escove o pelo do gato ao ar livre
Para evitar que os pelos se espalhem pela casa, o mais indicado é fazer a escovagem ao ar livre. Se não for possível, escove o bichano em cima de uma toalha onde os pelos possam cair e agarrar.
3. Limpe a escova durante a escovagem
Enquanto escova o animal, lembre-se de limpar a escova para conseguir remover excessos de pelo que não soltam com facilidade. Uma dica simples é passar um pente na escova.
4. Aproveite o momento para observar a pele do seu felino
Quando estiver a escovar o pelo do gato, aproveite para checar a saúde da pele do animal.
5. Tenha paciência
Ainda que seja difícil ver-se livre dos nós, nunca deixa a falta de paciência levar a melhor. Decida escovar o seu amigo patudo quanto tiver disposição e tempo.
Nunca prefira cortar os nós, nem faça força com a escova para desfazê-los. Com alguma calma a escovagem vai resultar.
6. Segure o pelo do gato pela base
Para não puxar demasiado a raiz e magoar o patudo, segure o pelo do seu gato pela base. Esta dica é simples e dispensa explicações: não esqueça de respeitar o sentido do pelo, nunca escovando na direção contrária ao seu crescimento. Tenha especial atenção e cuidado ao escovar a região da barriga, bem como ao redor dos olhos, o focinho, a boca e as orelhas. Por serem mais sensíveis, não vai querer magoar o seu bichano.7. Escove na direção do pelo e nunca no sentido contrário
8. Tenha cuidado com algumas regiões