Inês Pereira
Inês Pereira
12 Jan, 2024 - 10:47

Esterilizar gata: benefícios, cuidados e preços

Inês Pereira

Quem tem animais sabe que o cio pode ser um problema. Conheça os benefícios de esterilizar uma gata e os custos associados.

esterilizar gatas

Quem tem um novo membro de 4 patas na família dificilmente está a pensar em questões relacionadas com futuras ninhadas. Afinal, a sua nova gatinha ainda é bebé e, por isso, parece inconcebível a ideia de vir a ter filhotes. Contudo, esterilizar uma gata é um passo importante e que não deve ser esquecido, uma vez que evita uma gravidez não planeada e alguns problemas de saúde.

De facto, a esterilização é a única forma de controlar a população felina e evitar casos de abandono.

Descubra tudo sobre este assunto e conheça os benefícios da esterilização.

Em primeiro lugar, é importante que encare a decisão de esterilizar a sua gatinha com naturalidade. Não é necessário que fique assustado ou preocupado, dado que é um procedimento normal e aconselhado por motivos de saúde.

Contrariamente ao que pode pensar, os gatos atingem a maturidade sexual ainda muito jovens. Por volta dos 4 ou 6 meses os felinos já são capazes de se reproduzir e dar origem a uma nova ninhada de gatinhos. Essa é, portanto, a idade recomendada para proceder à esterilização.

Esterilizar gata: quando, como e porquê

Esterilizar uma gata é, no fundo, remover os seus órgãos de reprodução sexual. Envolve a remoção dos ovários e do útero, embora em alguns casos só sejam retirados os primeiros.

A cirurgia é feita através de uma pequena incisão na zona abdominal e implica sempre uma anestesia para que o animal não sinta qualquer dor.

Após o procedimento de esterilizar uma gata, é normal que o veterinário lhe recomende algum tipo de medicação para aliviar o desconforto pós-operatório e promover uma recuperação mais rápida, como anti-inflamatórios e analgésicos.

O animal deverá também usar um colar que impeça de lamber ou morder os pontos. Geralmente, a recuperação das gatas demora cerca de 3 dias.

Importa ainda referir que a diminuição de hormonas sexuais pode aumentar o risco de obesidade animal.

Deste modo, é crucial que opte por comida adequada a animais esterilizados e que controle a quantidade de comida ingerida pela gata após a operação.

como educar um gato
Veja também Como educar um gato: 5 truques essenciais

Benefícios de esterilizar gata

São vários os benefícios da esterilização de uma gata, desde as vantagens para o animal até às vantagens para o dono.

A qualidade de vida do felino, essa, é a principal melhoria originada pela cirurgia. Contudo, existem mais:

  • Reduz a possibilidade de contrair infeções;
  • Melhora a relação com outros gatos;
  • O animal torna-se mais afetivo em relação ao dono;
  • Melhora o sistema imunitário;
  • Reduz a probabilidade de ter algumas doenças, como a leucemia;
  • Reduz o stress no animal;
  • Aumenta a esperança de vida do felino;
  • A gata deixa de passar pelo cio.

Por outro lado, este procedimento é uma forma de contrariar a superpopulação animal, bem como o abandono dos animais de estimação. Ao esterilizar a sua companheira de 4 patas previne o nascimento de outros gatos que poderiam acabar a viver na rua.

Onde fazer e preço

O melhor será ligar para diversas clínicas veterinárias que conheça ou que se situem na sua área de residência para se informar sobre todas as questões e compreender os métodos utilizados. Também os preços variam de estabelecimento para estabelecimento, podendo oscilar entre os 50€ e os 150€.

Importa ainda referir que, geralmente, as associações de apoio a animais abandonados têm protocolos com alguns veterinários no sentido de conseguirem condições especiais, pelo pode ser uma opção a explorar.

Veja também

Artigos Relacionados