Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
03 Out, 2019 - 12:15

5 dicas para conseguir estudar em casa de forma eficaz

Catarina Milheiro

Precisa de dicas para conseguir estudar em casa de uma forma eficaz e produtiva? Fique connosco e conheça alguns truques que o vão ajudar.

5 dicas para conseguir estudar em casa de forma eficaz

Estudar em casa pode ser um autêntico desafio. Quando nos sentamos para estudar, existem inúmeras coisas que nos podem facilmente distrair, basta que o telemóvel toque, que alguém nos chame ou até mesmo o simples facto de ficarmos cansados e com sono para que o estudo não seja eficiente.

Para que o seu estudo seja bem feito, ou seja, produtivo e eficaz, é necessário que não se limite apenas a memorizar o conteúdo. Um estudo eficiente é aquele que lhe permite absorver o conteúdo, relacionando-o (por exemplo) a alguma coisa fácil de interiorizar e memorizar.

Além disso, se tem por hábito estudar em casa é extremamente importante que crie a sua própria rotina e horário de estudos.

Estudar em casa: 5 estratégias úteis

Algumas pessoas conseguem aprender imediatamente através da leitura, outras precisam mesmo de fazer resumos, ler e reler vezes sem conta para que consigam aprender e memorizar alguns conteúdos. A verdade é que cada um tem o seu próprio método de estudo e o importante é mesmo saber otimizá-lo.

vista de cima de uma jovem a estudar e todo o material

1. Tire apontamentos

Tirar apontamentos faz parte do processo de aprendizagem. Quando optamos por anotar alguma informação, automaticamente iremos fixar melhor aquilo que foi dito.

Além disso, através dos apontamentos conseguimos também agregar algumas informações relevantes para, mais tarde, associarmos ao estudo.

Temos a perfeita noção de que hoje já são muitas as pessoas que optam por fazer este tipo de apontamentos em formato digital. Na verdade, não importa se escreve diretamente num papel ou se utiliza um computador para anotar todas as informações, o importante é mesmo captar o conteúdo mais importante e tirar os seus próprios apontamentos.

2. Faça resumos

Se o seu objetivo é estudar em casa de forma produtiva, então é essencial que se mentalize que os resumos são cruciais. Se vai estudar através de um livro, de um artigo na internet ou de apontamentos, é importante que resuma os pontos mais importantes de cada texto (falamos de um resumo que inclua as ideias principais do conteúdo que tem para estudar).

Dessa forma, conseguirá utilizar os apontamentos que tirou anteriormente e completar os seus resumos de uma forma muito mais fácil. Além disso, conseguirá perceber quase de uma forma imediata qual a parte do conteúdo da matéria em que tem mais dúvidas.

É importante ainda referir que, esses resumos devem não ser só texto corrido. Opte por fazer alguns esquemas de associação para que o seu estudo se torne muito mais fácil.

3. Evitar qualquer tipo de distração

Bem sabemos que quando optamos por estudar em casa, tudo se torna mais difícil, não é assim? Ou porque o telemóvel toca, ou porque facilmente nos levantamos da secretária para ir comer e perdemo-nos no tempo, são inúmeras as distrações.

Para que consiga fazer um estudo eficaz, coloque de lado tudo aquilo que pensa que o pode distrair facilmente do estudo, como telemóveis, tablets e da televisão.

Se também se distrai facilmente com o material de estudo, opte por deixar na secretária somente os livros, cadernos e canetas que irá mesmo precisar. Livre-se daqueles marcadores que tem em todas as cores que só o fazem perder mais tempo e o distraem.

4. Realize exercícios: coloque o seu conhecimento à prova

Além de o estimular, a prática de exercícios serve para colocar o seu conhecimento à prova. Assim que tiver os seus resumos feitos e o estudo bem consolidado, é essencial que realize alguns exercícios que o possam ajudar a compreender melhor os conteúdos previamente estudados para que possam então surgir as dúvidas.

Quanto mais treinar, mais eficaz será o seu estudo. A certa altura, fixará o conteúdo de uma forma muito mais fácil e vai, assim, conseguir testar as suas capacidades para uma futura prova escrita ou oral.

Realizar exercícios é, sem dúvida, uma excelente forma de testar os seus conhecimentos e de compreender melhor cada um dos assuntos.

5. Faça pequenas pausas ao longo do seu estudo

Para que o seu estudo seja produtivo, por vezes são necessárias algumas pausas, principalmente quando estuda horas e horas seguidas.

O ideal é optar por fazer uma pequena pausa (de cerca de 15 minutos) a cada 1h30, seja para comer qualquer coisa rápida, ou até mesmo para caminhar pelas divisões relembrando a matéria que estudou até ao momento.

Aproveite estas pausas para fazer uma pequena reflexão de todos os conteúdos que estudou e pense nas suas dúvidas. No momento em que se voltar a sentar em frente aos livros, conseguirá de imediato perceber quais os pontos que precisa de rever e estudar melhor.

Ações que ajudam a tornar o estudo mais produtivo

escrever no computador

Agora que já está a par de algumas dicas e estratégias para que consiga estudar em casa de forma eficaz, é importante que conheça ainda algumas ações e comportamentos que o podem ajudar nesta batalha. Tome nota:

Jogar xadrez

Quanto mais melhorarmos a nossa capacidade de memorização, mais aprendemos. Se tem dificuldades em memorizar alguns conteúdos, jogar xadrez pode ser uma solução. O xadrez é uma excelente ferramenta de desenvolvimento que permite à pessoa exercitar não só a memória, como também a concentração, a capacidade para tomar decisões e ainda o planeamento;

Dormir no mínimo 8 horas por dia

Pode parecer um truque inútil, mas, na verdade, uma boa noite de sono faz toda a diferença. Por isso, se sabe que vai ter de estudar em casa no dia seguinte, organize-se e prepare a sua rotina de forma a que consiga dormir pelo menos 8 horas de sono.

Verá que os seus níveis de produtividade e capacidade de concentração, estarão a funcionar sem que o impeçam de realizar um bom estudo;

Fazer um plano de estudo semanal

Para estudar em casa com alguma intensidade nas próximas semanas, então, deve preparar-se de forma antecipada. Ao domingo, faça um plano de estudo semanal: determine horários para estudar em casa, para fazer os seus hobbies e para estar com os seus amigos e família.

Vai ver que se sentirá muito mais organizado e o estudo não vai ser um problema na sua vida. Afinal está a criar alguns hábitos de estudo.

Veja também