ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Assunção Duarte
Assunção Duarte
25 Jan, 2021 - 10:53

Estudar em casa: plataformas de ensino virtual de acesso gratuito

Assunção Duarte

Estudar em casa pode ser um desafio. Conheça plataformas de ensino virtual gratuitas que ajudam a minimizar o impacto negativo das interrupções lectivas.

aluno a estudar em casa por computador

Com um novo encerramento de escolas e universidades decretado, aprender e estudar em casa volta a ser a realidade. Neste contexto, as plataformas de ensino virtual regressam como recurso imprescindível. Mais do que mero repositório de recursos pedagógicos disponibilizados online, elas constituem um apoio fundamental para todas as comunidades de aprendizagem à distância.

Estas plataformas disponibilizam não apenas recursos complementares aos graus de ensino oficial, mas também atividades, ofertas formativas especificas para cada unidade curricular, grupos de trabalho alargados e até canais de interação personalizada entre professor e aluno. 

O ficar em casa em isolamento ou em confinamento em prol do bem comum, não significa que a aprendizagem tenha de abrandar. Para quem pretende estudar em casa, há muito por onde escolher.

Para além disso, mesmo as plataformas que são habitualmente pagas, já anunciaram o acesso livre durante os períodos de confinamento e encerramento de escolas decretados pelo governo.

Estudar em casa: plataformas ao serviço do ensino (do 1.º ao 12.º ano)

Direcção Geral de Educação – Apoio às Escolas

Desde o início da pandemia, e após o primeiro período de fecho das escola em março de 2020, que o Ministério da Educação tem vindo a reunir e disponibilizar recursos de Apoio às Escolas numa página própria.

Da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, esta página tem estado em permanente desenvolvimento e atualização.

Destinada a escolas e professores, ela pode revelar-se, também, um óptimo recurso para pais e alunos a estudar em casa, já que pode funcionar como portal de acesso a variadíssimos recursos.

De acesso livre, esta plataforma é um repositório completo de ferramentas e de conteúdos capazes de dar um contributo significativo para consolidar e desenvolver aprendizagens nos diferentes anos de escolaridade.

RTP – #EstudoEmCasa

Iniciadas a 20 de Abril de 2020, as emissões do Estudo em Casa mantêm os conteúdos disponíveis na página oficial e também na RTP Memória, RTP Play e na APP.

A plataforma manteve-se durante o período presencial do início deste ano lectivo uma vez que se revelou uma boa ferramenta para complementar o trabalho dos professores e para consolidar as aprendizagens por parte dos alunos.

Pode rever os conteúdos multimédia antigos ou explorar os novos blocos de conteúdo que estão a ser produzidos ou que já foram criados para o ano lectivo 2020-2021. As aulas-vídeo desenvolvem os temas curriculares de cada disciplina, desde as aprendizagens essenciais até a propostas de trabalhos e desafios que os alunos podem executar em casa ou em contexto de ensino à distância.

É importante ainda referir que, esses resumos devem não ser só texto corrido. Opte por fazer alguns esquemas de associação para que o seu estudo se torne muito mais fácil.

Plataformas disponibilizadas pelas editoras

aluno a estudar em casa

Escola Virtual – Porto Editora

Esta é uma das mais reconhecidas plataformas de recursos criadas no panorama editorial nacional. Enquanto dura o encerramento das escolas, a Porto Editora permite o acesso gratuito à sua Escola Virtual para acompanhar professores, alunos e pais no processo de aprendizagem.

O processo para aceder à plataforma é simples. O utilizador tem apenas de fazer o seu registo pessoal, identificar o seu estabelecimento de ensino e o ano de escolaridade que lhe interessa.

Depois é só explorar os conteúdos disponibilizados pela editora. Aqui encontra desde manuais escolares em versão digital, aos Projetos Escola Virtual, aos artigos sobre área educação, às partilhas de outros utilizadores. Mais ainda, não se esqueça de ver a agenda porque pode haver webinares que lhe interessem. 

Aula Digital – Grupo LeYa

Durante o período de encerramento de escolas decretado pelo governo, também o Grupo LeYa abre o acesso gratuito a todos os professores, alunos e encarregados de educação ao seu Banco de Recursos.

Disponível em Aula Digital , esta plataforma oferece iniciativas e recursos úteis para diferentes cenários de ensino-aprendizagem.

Pode aceder a webinares e formação, sugestões para testes, quizzes ou explicações para esclarecer e consolidar conhecimentos. Pode ainda aceder às “Minhas Salas” onde alunos e professores podem comunicar e partilhar documentos e informações importantes. Podem, ainda, debater e esclarecer dúvidas ou enviar trabalhos e testes. 

Santillana – Licença Digital

Em Portugal desde 1989, este grupo editorial tem vindo a reforçar a sua aposta na criação de manuais e recursos multimédia inovadoras, que vão ao encontro das principais necessidades de alunos e professores nacionais.

Por norma, esta plataforma destina-se a alunos do 1º ao 12º ano e de qualquer escola que seja abrangida pela gratuitidade dos manuais escolares. No entanto, enquanto vigorar o encerramento das escolas, o acesso é gratuito. Desta forma, professores e alunos, independentemente do manual adotado na escola onde leccionam ou estudam, têm acesso a todos os conteúdos multimédia.

Assim, todos podem aceder aos recursos digitais que foram criados para complementar os manuais em papel oferecidos pelo Ministério da Educação.

Plataformas em português para conteúdos específicos

Kan Academy – Matemática e ciências

Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos cujos conteúdos são criados por especialistas americanos e adaptados ao contexto português pela Fundação Altice.

Especializada em Matemática, a validação dos vídeos é feita pela Sociedade Portuguesa da Matemática. Por outro lado, a dos exercícios é assegurada pela Associação de Professores de Matemática.

Esta plataforma também oferece conteúdos na área das ciências como Física, Química e Biologia do 1º ao 12º ano. 

Para os professores, é possível encontrar conteúdos de acordo com o currículo escolar português e com sugestões de tarefas a atribuir via artigos, vídeos e prática de exercícios. Para os alunos, é possível conseguir uma ajuda para os temas específicos que estão a estudar ou avançar no programa e aprender algo completamente novo.

Os encarregados de educação também podem criar conta e ajudar os filhos a definir o seu percurso de aprendizagem.

Matematik – Matemática

A Matematik é uma plataforma portuguesa que respeita o programa oficial aprovado pela tutela para a disciplina de Matemática. Ao criar uma conta, professores e alunos acedem aos resumos teóricos da matéria, aos enunciados de exercícios e às suas correções.

A plataforma tem várias opções de funcionamento, gratuitas ou pagas, que podem passar pela adesão através de protocolo com escolas.

O grande atrativo são as resoluções vídeo de exercícios para o ensino secundário. Para além disso, permite criar rankings com pontuação para os utilizadores da plataforma e entre escolas. Assim, cada escola que assine um protocolo com a plataforma, pode comparar o que sabem os seus alunos face ao universo de utilizadores da Matematik ou de outra escola inscrita.

Recode – Tecnologia e programação

De acesso livre e gratuito, a plataforma RECODE disponibiliza vários cursos na área da tecnologia certificados pela Microsoft e pelo PMI (Project Management Institute). Estes conteúdos abrangem diversos níveis na área da literacia digital para jovens.

Esta plataforma integra a rede global do CDI Portugal (Center of Digital Inclusion), uma organização não-governamental de inclusão e inovação social e digital, com presença internacional.

O CDI Portugal é o Centro Emissor do Diploma de Competências Básicas (DCB) em Tecnologias da Informação pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), pelo que vale a pena espreitar os seus cursos gratuitos.

Plataformas de ensino virtual português/inlgês: nível universitário 

mulher a estudar em casa

Harvard: mais de 600 cursos gratuitos

Se está a estudar em casa e quiser experimentar, gratuitamente, a educação de uma das mais antigas e prestigiadas instituições de ensino universitário norte americano, espreite a lista de cursos disponíveis aqui. Se quiser certificado terá de pagar, mas se quiser apenas estudar em casa e aprender, então não terá de gastar nada.

Os cursos são em inglês e são de variados temas, desde Ciências Informáticas até aos temas religiosos e políticos, passando pelos das competências pessoais. É uma boa escolha para os estudantes universitários que procuram uma especialização ou expandir a sua área de estudos e acrescentar valor à sua formação. 

edX: MIT e Harvard numa só plataforma

A plataforma EDX foi fundada em 2012 pelas universidades de elite americanas MIT e Harvard. No entanto, conta com parceiros de peso, como a universidade de Oxford, de Zurique e de Londres.

Com uma grande oferta de cursos vocacionados para as humanidades e ciências naturais, o aluno pode escolher por temática e grau de dificuldade a partir de um catalogo gratuito muito vasto.

Para além disso, um atrativo para os estudantes de todo o mundo é o facto dos alunos poderem usar os créditos de alguns cursos para obter um mestrado (MicroMaster) numa das universidades parceiras da plataforma.

Coursera

A Coursera foi fundada em 2012 por dois professores da universidade americana de Stanford. Com mais de 50 milhões de utilizadores, é considera a maior plataforma MOOC (Massive Open Online Courses) do mundo. Mais ainda, a plataforma consegue agrupar centenas de cursos de universidades reconhecidas em todo globo. 

Existem cursos gratuitos, pagos e cursos que só dão certificado se pagar uma pequena taxa. A maioria são em inglês, mas é possível encontrar algumas opções em português do Brasil.

A sua fama vem das parcerias conseguidas um pouco por todo o globo com o mundo universitário e empresarial. Para além disso, destaca-se pela aprendizagem flexivel e por ser vocacionada para o mundo digital e dos negócios.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].