Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
12 Jan, 2023 - 11:45

Saiba onde procurar formação para mudar de carreira

Catarina Milheiro

Procura formação para mudar de carreira? Saiba que entidades o podem ajudar neste processo e aprenda um novo ofício.

formação profissional empresas

Se refletiu bastante sobre o assunto e chegou à conclusão de que mudar de carreira é o que pretende fazer no novo ano, existem alguns aspetos para os quais deve prestar atenção.

A verdade é que muitas pessoas acabam por ter receio por não saberem qual o primeiro passo a dar. No entanto, assim que a escolha estiver feita é crucial começar de imediato a procurar formação para mudar de carreira.

E não há nada de errado em ter medo de dar o primeiro passo ou de não saber muito bem por onde começar. Afinal, esta é uma mudança que exige reflexão sobre diversos aspetos.

Por isso, começar por criar um plano e tomar decisões assertivas relativamente ao tipo de formação que irá fazer é o primeiro passo para uma mudança de carreira com sucesso.

A importância da formação para mudar de carreira

Ao longo da vida é normal sentirmos a necessidade de mudar – quer seja nos mais pequenos aspetos das nossas vidas pessoais, como a nível profissional. Contudo, podemos também ter vontade de realizar mudanças um pouco maiores como por exemplo, mudar de profissão ou de ofício.

E nestes casos, surgem diversas questões como “Por onde devo começar?”, “Que tipo de formação para mudar de carreira existe?” ou “Onde posso adquirir competências?”.

No fundo, quando optamos por fazer uma mudança como esta na nossa vida, são várias as dúvidas e os medos. Mas a formação tem um papel crucial ao longo deste processo.

Isto acontece porque, tal como em qualquer trabalho, é necessário adquirirmos competências que nos permitam realizar as tarefas associadas à nossa função. E quando tomamos a decisão de mudar de carreira, não é diferente.

Aliás, torna-se crucial fazermos formação na área para a qual pretendemos mudar, independentemente da idade e do background. Só desta forma seremos capazes de demonstrar que estamos devidamente capacitados para iniciarmos funções num novo cargo ou numa nova área.

Por isso mesmo, fazer formação e reunir todas as competências e habilidades essenciais para se tornar num excelente profissional vai ajudá-lo bastante a encontrar o emprego que tanto deseja de uma forma muito mais confiante.

Formação Profissional IEFP

Onde procurar formação?

Esta é provavelmente a questão mais colocada pela maioria das pessoas que procuram formação para mudar de carreira. Nem sempre é fácil encontrarmos cursos, formações ou workshops que sejam realmente bons e que nos capacitem numa nova área.

Assim, se sente que precisa de adquirir formação existem algumas opções de formações online que irão permitir manter o seu trabalho enquanto aprende uma nova área.

Atualmente existem várias opções de formação online para quem quer aprender novos ofícios. Além disto, algumas plataformas disponibilizam cursos gratuitos e cursos pagos. Basta que navegue um pouco pelos websites e rapidamente perceberá se o curso que pretende tem ou não custos associados.

Alguns exemplos de sites que permitem fazer formações online são:

1

Udemy

Aqui vai encontrar diversos tipos de formação nas áreas mais distintas. É um bom sítio para aprender alguns temas um pouco mais breves e específicos que dificilmente encontra noutro tipo de instituições.

2

Coursera

Esta é uma das plataformas mais reconhecidas de ensino remoto devido à quantidade de empresas e universidades de referência que se associaram ao Coursera. Falamos de empresas como a Google, IBM ou a Universidade de Stanford, por exemplo. Encontrará cursos em áreas distintas e terá ainda acesso a um certificado no final da formação.

3

Udacity

Na Udacity encontrará um leque vasto de cursos onde se incluem áreas muito especializadas como por exemplo: sistemas autónomos ou inteligência artificial. Os cursos estão divididos em 8 grandes áreas: Programação e Desenvolvimento, Cloud, Inteligência Artificial, Negócios, Data Science, Cibersegurança, Sistemas autónomos ou Gestão de Produto.

4

LinkedIn Learning

A presença no LinkedIn deve ser um dos primeiros requisitos para quem está no mercado de trabalho. Como tal, se procura um curso que seja de imediato reconhecido no seu perfil deve apostar nesta opção.

Estão disponíveis cursos em diversas áreas e formações especializadas. Uma das grandes vantagens é que pode ter acesso gratuito à plataforma durante o primeiro mês.

5

Pluralsight

Mais uma boa opção para fazer cursos e formações rápidas ou por módulos. Inclui ferramentas para avaliação de competências antes da escolha, o que permite inscrever-se em cursos equiparados ao seu nível de experiência. Aqui os cursos são focados na área digital.

6

HubSpot Academy

Focada também para a área digital, especialmente para o marketing, a HubSpot dispõe de vários cursos especializados gratuitos. Faça a sua pesquisa e comece já hoje a fazer formação.

Existem outras entidades que podem ajudar?

Além da panóplia de formações que estão hoje disponíveis na internet, há ainda outro tipo de entidades que o podem ajudar ao longo deste processo.

Se estiver desempregado e inscrito no Centro de Emprego, é importante que esteja atento às formações que vão sendo disponibilizadas. Muitas vezes pensamos que não têm qualquer tipo de interesse, mas podem ajudar bastante a adquirir novas competências em áreas distintas.

Ademais, se o que procura é aprender um ofício de raiz, então, apostar em cursos profissionais pode ser uma excelente opção. Afinal, estes cursos são reconhecidos pela DGERT e em algumas instituições são gratuitos. Basta que reúna os requisitos para se candidatar.

Existem cursos profissionais em várias áreas como Joalharia, Fotografia, Marketing, Informática, entre outros. Caso pretenda obter mais informação sobre os cursos e localidades, uma ótima forma de o fazer é informar-se sobre o Programa Qualifica, por exemplo.        

Por outro lado, existem ainda instituições privadas que oferecem também um leque variado de formações de curto e longo prazo. No entanto, todas elas têm custos associados. Deixamos alguns exemplos:

Veja também