ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
15 Jun, 2021 - 16:40

Azibo: Fraga da Pegada e Ribeira são praias com Qualidade Ouro

Ekonomista

A albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, acolhe a Fraga da Pegada e a Ribeira, praias distinguidas com a Qualidade Ouro. Obrigatório conhecer.

Praia Fraga da pegada no Azibo

A qualidade das praias da Albufeira do Azibo volta a estar em destaque, desta feita com as praias da Ribeira e da Fraga da Pegada a serem distinguidas pela associação ambientalista Quercus com o galardão Qualidade de Ouro 2021. Para o autarca de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues “é a prova de que a Albufeira do Azibo é uma excelente opção para quem pretender passar umas férias em ambiente de praia, com segurança e a certeza de que estão num destino de excelência”.

A praia da Fraga da Pegada e a praia da Ribeira têm vindo a ser sucessivamente distinguidas ao longo dos anos, ostentando a Bandeira Azul há 18 e 12 anos, respetivamente, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa. A própria Albufeira do Azibo tem merecido a confiança dos portugueses, sendo eleita, pelo terceiro ano consecutivo, com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”.

Fraga da Pegada e Ribeira, jóias do Azibo

À semelhança de 2020, a praia da Fraga da Pegada vai contar com uma lotação de 1700 pessoas em simultâneo, enquanto a da Ribeira estará limitada a 1600 pessoas. Assim, nesta época balnear de 2021, com início a 12 de junho e término a 12 de setembro, será possível voltar a atingir os 350 mil visitantes ao longo dos três meses.

Esta convicção surge, mesmo com a limitação em termos de lotação, pela convicção de que muitos portugueses ainda vão continuar a optar por fazer férias em Portugal. A autarquia local está ainda a preparar um conjunto de iniciativas para dinamizar as duas praias e proporcionar momentos ainda mais animados.

Segundo os critérios definidos em 2021, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” as candidatas tinham de cumprir vários requisitos, entre os quais a qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020). Além disso, todas as análises realizadas na última época balnear (2020), no caso das praias de Interior, deverão ter apresentado resultados com valores inferiores a 200ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 500ufc/100ml para a Escherichia coli. Na última época balnear, não pode ainda ter ocorrido qualquer tipo de aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Praias da albufeira do Azibo

Praia da Fraga da Pegada: uma das atrações do Azibo

A Praia da Fraga da Pegada tem parque infantil e possibilidade de aluguer de canoas e gaivotas. A areia é fina e tem calhaus rolados na margem para mais agradável contacto com o fundo, com a água a registar normalmente uma temperatura acima dos 22ºC à superfície. Há um grande relvado para ser usado como solário e estacionamento de automóveis junto à praia e dois bares de apoio.

  • Época balnear: 12 de junho a 12 de setembro
  • Serviço de assistência a banhistas (Nadadores salvadores): durante a época balnear todos os dias das 10h00 às 19h00
  • Serviço de apoio e informação ao utente (Vigilantes do Azibo): durante a época balnear todos os dias das 9h00 às 20h00
  • Posto de socorro e serviço de socorrista durante a época balnear todos os dias das 10h00 às 19h00
  • Extensão de frente de praia: 480 metros
  • Zona de banhos devidamente sinalizada
  • Zona de chapéus-de-sol (aluguer)
Vista da albufeira do Azibo

Paisagem protegida

Recorde-se que a Albufeira do Azibo foi idealizada para servir de apoio ao regadio agrícola no concelho de Macedo de Cavaleiros. Mas rapidamente ganhou o estatuto de Paisagem Protegida, que se encontra localizada no concelho de Macedo de Cavaleiros, abrange as freguesias de Vale da Porca, Santa Combinha, Podence, Salselas e Vale de Prados.

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, integrada na Rede Natura 2000, constitui uma interessante mescla de flora mediterrânica e atlântica. Assim, a par do carvalho-cerquinho Quercus faginea e castanheiros Castanea sativa, que coabitam com áreas de lameiro, surge a oliveira Olea europaea, a vinha e o sobreiro Quercus suber, num mosaico valorizado por vegetação mais rasteira e rara em que se destaca dezena e meia de espécies de orquídeas espontâneas.

A construção da barragem no final dos anos de 1970 abriu caminho à criação, mais tarde de uma zona balnear, em que se destacam a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira. Estas, recorde-se, pelo 16.º e 10.º ano consecutivos, respetivamente, a distinção com a Bandeira Azul, sublinhando a excelente qualidade de toda a zona balnear. Em 2012 as condições de excelência da Praia da Ribeira fizeram com que fosse eleita pelos portugueses como uma das 7 Maravilhas-Praias de Portugal.

Veja também