Viviane Soares
Viviane Soares
01 Mar, 2019 - 15:24
Os 7 melhores gestores de palavras-passe

Os 7 melhores gestores de palavras-passe

Viviane Soares

Os gestores de palavras-passe guardam em segurança as credenciais de acesso que utiliza ao aceder a serviços online. Já não precisa de as memorizar.

O artigo continua após o anúncio

Para os milhões de utilizadores dos vários serviços e páginas disponíveis na Internet, torna-se cada vez mais necessária a utilização de gestores de palavras-passe – uma vez que é praticamente impossível memorizar todas as credenciais de acesso aos serviços online aos quais acedemos diariamente.

Seja o acesso e gestão do e-mail, das redes sociais, das contas bancárias, do site das Finanças, Segurança Social, dos serviços da empresa ou mesmo das lojas onde costuma comprar online, estes gestores de palavras-passe agregam e guardam de forma segura toda essa informação sensível.

Como uma das principais regras de segurança digital é não ter a mesma password para serviços diferentes, o melhor mesmo é dar uma vista de olhos às nossa lista de gestores de palavras-passe.

Gestores de palavras-passe: como funcionam?

Os gestores de palavras-passe são considerados cofres-fortes. Concebidos para guardar logins e passwords de várias contas, geram combinações difíceis de decifrar por quem lhes tenta aceder com más intenções.

Na prática, estes programas encriptam os dados guardados nos dispositivos (computador, smartphone, tablet ou outros), sendo que também é gravada cópia nos servidores do fabricante.

O acesso aos gestores também é feito por meio de uma palavra-passe mestra, bastante robusta. Alguns destes programas recorrem a uma autenticação de dois fatores. Ou seja, depois de introduzida a palavra-passe mestra, é pedido um código, fornecido por SMS ou e-mail, respetivamente, ao número de telefone ou endereço indicado na conta.

Outra das vantagens destes gestores de palavras-passe é que estão disponíveis para vários sistemas operativos – Windows, Mac, iOS e Android.

7 gestores de palavras-passe que deve conhecer

gestores de palavra passe

Soluções seguras para empresas

1. Dashlane Premium

O artigo continua após o anúncio

Uma das soluções mais seguras para empresas, este gestor de palavras-passe é irrepreensível. Permite a sincronização com várias plataformas e a sua utilização é bastante prática e intuitiva. O único senão é que custa cerca de 37 euros por ano. Ainda assim, é um preço relativamente baixo a pagar para manter a segurança online dos seus dados e dos dados da empresa.

2. Kaspersky Password Manager Premium

Esta solução da Kapersky é bastante recomendável para o contexto empresarial. Guarda em segurança todo o tipo de dados, sincroniza esses mesmos dados com todos os dispositivos, e notifica-o quando é detetado um acesso indevido. O preço ronda os 13 euros.

3. eWallet

Esta carteira eletrónica multiplataforma tem um gerador de palavras-passe bastante seguro e a sua utilização é bastante intuitiva. A má notícia é que só existe uma versão paga. Para Windows custa cerca de 18 euros e para as outras plataformas cerca de 9 euros.

4. DataVault

Com suporte ao Windows, OSX , Android, iOS e Blackberry, o preço do Data Vault é de cerca de 9 euros e permite fazer a sincronização via Dropbox (solucionando problemas de sincronização com várias plataformas).

5. 1Password

O artigo continua após o anúncio

Esta solução está disponível para Mac, iPhone e Windows e é outro dos gestores de palavras-passe bastante seguros. Poderá guardar os seus pins dos cartões de crédito e débito e todo o tipo de informação que necessitar.

Este gestor auto-bloqueia quando não há atividade no seu computador – impedindo, assim, que qualquer pessoa tenha acesso ao “cofre” das suas passwords. Os preços variam de acordo com as especificidades que contratar.

Soluções seguras e gratuitas para todos

6. Last Pass

O LastPass é um dos gestores de palavras-passe mais populares. É uma excelente opção para quem necessita de um serviço flexível para vários dispositivos. Há a versão gratuita e a versão premium, aconselhável para o contexto empresarial. Esta última, ronda os 11 euros mensais.

7. KeePass

O KeePass é um gestor de palavras-passe gratuito/open-source que o ajuda a gerir em segurança as passwords. Porém, no que toca à segurança de outros dados, talvez não seja o mais aconselhável. Referimo-nos, essencialmente, a dados bancários, cartões de crédito ou outras informações sensíveis.

Cuidados a ter com as passwords

Uma das boas práticas de segurança digital é precisamente a forma como se lida com as passwords. Se mantiver diversas passwords ativas e (ainda) não utiliza nenhum gestor de credenciais, precisa de redobrar os cuidados. Por essa razão, aconselhamos o seguinte:

  • Não tenha a mesma password para serviços diferentes;
  • Escolha passwords fortes, com símbolos alfanuméricos e sinais de pontuação;
  • Desative o preenchimento automático para utilizadores e senhas;
  • Atualize as suas passwords com regularidade (por exemplo, de 6 em 6 meses).

Veja também:

O artigo continua após o anúncio