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Teresa Campos
Teresa Campos
16 Dez, 2019 - 15:09

Grelos: conheça os benefícios da verdura do Natal

Teresa Campos

Os grelos são muitos comuns nas mesas de Natal portuguesas. Perceba como escolhê-los e quais as vantagens que eles têm para a sua saúde.

Benefícios dos grelos no Natal

Os grelos são plantas herbáceas, provenientes da Ásia. Deles, consomem-se os seus talos, folhas e inflorescências. O seu cultivo ocorre no outono e no inverno, um pouco por todo o país, e são normalmente colhidos entre os meses de novembro e março.

Por essa razão, os grelos são presença habitual na mesa de Natal, como companhia do bacalhau e das batatas. Mas quais serão os seus benefícios para a saúde? Que vantagens traz o seu consumo? Fique a saber.

Grelos, um vegetal cheio de vantagens para a saúde

cozinhar grelos

Consumidos todo o ano, os grelos e a couve no geral têm a sua época áurea no Natal. Como alimentos versáteis que são, conseguem acompanhar tanto pratos de peixe, como de carne, sejam cozidos ou assados.

Podemos considerar que, provavelmente, estes são dos ingredientes mais saudáveis e nutricionalmente equilibrados que vai ter na sua mesa natalícia, por isso digamos que pode “abusar” um pouco deles, até porque os seus benefícios, como verá, são mais que muitos!

Caraterísticas

Esta verdura é pouco calórica e extremamente nutritiva. É rica em minerais e vitaminas, como cálcio, ferro, potássio, fósforo, cobre, vitaminas A, C, B9, E e K. Também contém muitas fibras que reduzem os níveis de glicose no sangue e regulam o trânsito intestinal.

Os seus compostos bioativos, como carotenóides e polifenóis, melhoram o funcionamento do organismo e previnem o aparecimento precoce de vários tipos de doenças.

Os grelos devem ser consumidos enquanto estão tenros e têm o talo de cor clara. O seu sabor é amargo, mas depois de cozinhados, eles são muito saborosos. Eles podem ser escaldados em água a ferver ou salteados com alho.

grelos salteados

Para tirar o máximo partido das suas propriedades, deve escaldar os grelos e reservar a água em que eles foram cozinhados, para que a possa utilizar em sopas ou caldos, de modo a aproveitar os nutrientes que ficaram nesse líquido.

Se preferir, pode ainda cortar os grelos e consumi-los crus em saladas, cozinhados a vapor ou, como já dissemos, salteados na frigideira. Tratam-se de excelentes acompanhamentos, podendo ainda ser ingrediente de deliciosas sopas.

Benefícios

  • Saúde ocular: Os grelos possuem vitamina A, a qual ajuda na manutenção de uma visão normal
  • Formação do sangue: O folato, presente na composição dos grelos, contribui para a formação normal do sangue.
  • Manutenção do peso: O valor energético e o alto teor em fibra dos grelos ajudam a prolongar a sensação de saciedade, contribuindo assim para a manutenção do peso.
  • Gravidez: Os grelos possuem ácido fólico, o qual ajuda no crescimento normal dos tecidos e na formação do sangue, prevenindo malformações no tubo neural do feto.
  • Músculo: As propriedades desta verdura fazem dela um ótimo anti-inflamatório muscular.
  • Defesas: Além de fazerem bem ao organismo, esta hortícola fortalece o sistema imunitário.
  • Coração: Ingerir regularmente grelos evita as doenças cardiovasculares.
  • Pele: Os grelos são ainda bons para retardar o envelhecimento da pele.
  • Ossos: As substâncias que compõem esta verdura melhoram a saúde óssea, prevenindo a osteoporose.

Grelos e exercício físico

Especialmente para os atletas, uma alimentação nutritiva e equilibrada é fundamental. Por essa razão, os grelos podem ter um papel essencial na dieta dos desportistas, como importante fonte de minerais.

No organismo de um atleta, os componentes desta verdura vão contribuir para a contração muscular e controlar impulsos nervosos e a frequência cardíaca, durante o esforço físico. Já no que respeita às vitaminas oferecidas por este vegetal, elas vão ter uma ação antioxidante e anti-inflamatória, equilibrar os níveis de cortisol e combater os radicais livres.

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