Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
19 Jan, 2023 - 11:05

Carro do Ano 2023: Jeep Avenger é o grande vencedor

Valdemar Jorge

O  Jeep Avenger sucede ao Kia EV6 como Carro do Ano 2023. É a primeira vez que a marca consegue esta distinção.

Jeep avenger

Ao falar na marca Jeep é incontornável não abordar temas como liberdade, aventura, todo-o-terreno, por exemplo.

Foi com esse espírito que a marca apresentou, em outubro do ano passado, o Jeep Avenger, no Salão Automóvel de Paris.

Trata-se do primeiro SUV 100% elétrico da marca, agora anunciado como “Carro do Ano 2023” no Salão Automóvel de Bruxelas. Uma vitória histórica para a Jeep.

Jeep Avenger: pensado para a Europa

A Jeep é conhecida pela produção de jipes com características ímpares em off-road. Wrangler, Grand Cherokee ou Renegade são nomes com forte tradição.

A presente mudança de paradigma no setor automóvel é transversal a todas as marcas e a Jeep acompanhou esse desiderato com o lançamento do Avenger. Um SUV com motor elétrico alimentado por bateria, que em mercados como o italiano ou espanhol será comercializado, igualmente, com motorização a gasolina, muito por via destes países terem ainda insuficiente oferta de carregadores para viaturas elétricas.

Segundo a marca, que integra o Grupo Stellantis, a gama Avenger foi “concebida para ser simples e permitir um processo de encomenda fácil, com packs opcionais para personalizar ainda mais a configuração”.

O modelo, que foi “desenvolvido a pensar nas necessidades específicas dos clientes europeus”, está disponível em Portugal por 39.500 euros e as primeiras entregas devem acontecer durante o segundo trimestre deste ano.

Um verdadeiro Jeep, mas 100% elétrico

O Jeep Avenger é o primeiro veículo de emissões zero da marca norte-americana e, paralelamente, o novo patamar de entrada para o seu portfólio de modelos.

Assume-se divertido e emocionante e tem o foco numa clientela jovem, com estilo de vida ativo. As suas caraterísticas incluem, entre outros aspetos:

  • Dimensões compactas: com 4,1 metros pode acomodar, confortavelmente, até 5 passageiros. Estão disponíveis os níveis de equipamento Longitude, Altitude e Summit, que são configuráveis para maior personalização;
  • Versatilidade interior: espaço abundante para os itens do quotidiano;
  • Motores sustentáveis: autonomia elétrica até 400 km WLTP e até aos 550 km em cidade. O modo de carregamento é simples e rápido e garante 30 km de autonomia em apenas três minutos;
  • Tecnologias de ponta: integra completo conjunto de sistemas ADAS e proporciona experiência a bordo totalmente digital e conectada. Os Serviços Uconnect™ e a aplicação Jeep Mobile, permitem contacto com o veículo em qualquer momento.  O agendamento do carregamento e a programação da climatização são procedimentos simples que podem ser operados através da função E-Control da aplicação.

Design apelativo e habitáculo confortável

Com design tipicamente Jeep, o Avenger é facilmente identificável pela grelha de sete orifícios, típica da marca norte-americana. Exteriormente está preparado para “lidar” com os danos causados por impactos de baixa velocidade.

Os faróis estão protegidos, existem placas de proteção dianteiras e traseiras, bem como a carroçaria, revestida por um material polimérico a toda a volta, elevando-se nas zonas onde os danos são mais suscetíveis de ocorrer.

Por seu lado, o habitáculo é espaçoso e confortável (os bancos da frente podem ser forrados a pele, têm ajuste elétrico e função de massagem). Pode receber até 5 ocupantes.

Versatilidade é uma das palavras de ordem do interior que oferece 34 litros de armazenamento, o equivalente a uma mala de mão. Já a bagageira disponibiliza 380 litros de volume e mais de um metro de largura no acesso.

O painel de instrumentos é digital e apresenta até quatro visualizações diferentes. O ecrã central tem 10,25 polegadas e integra conetividade Android Auto, Apple Carplay, e navegação com assinatura da Tom Tom.

É ainda através deste que se acede a todo o plano de informação da viatura, bem como aos itens de info-entretenimento. De salientar que o módulo de climatização funciona separado do restante equipamento, o que é uma mais valia em termos de funcionalidade.

Já os comandos da transmissão são operados por botões individuais – funções P, R, N, D e B, que estão colocados a meio da consola central.

interior do jeep avenger
O painel de instrumentos apresenta quatro visualizações diferentes

Autonomia até 400 km

Assente na plataforma e-CMP o Jeep Avenger está equipado com um novo motor elétrico – M3 – fornecido pela EMotors. Trata-se de uma nova mecânica elétrica que combina um inédito motor elétrico de 400 volts, com 115 kilowatts (156 cv) e 260 Nm de binário máximo, com uma nova bateria de 54 kWh.

As baterias estão colocadas sob os bancos da frente, bancos de trás e no túnel central. A autonomia elétrica máxima, anunciada pela marca, é de até 400 km no ciclo WLTP e superior a 550 km em cidade.

Num carregador DC de 100 kW é possível carregar dos 20% aos 80% em 24 minutos. Já numa wallbox AC de 11 kW uma carga completa demora até 5h30 minutos.

É expectável que a marca venha a produzir uma versão elétrica 4×4 com dois motores, um em cada eixo, pneumáticos off-road e suspensão a condizer.

Apesar do Avenger ter apenas tração 4×2 (tração dianteira) anuncia capacidades de condução fora de estrada fora do comum, destacando-se da restante concorrência devido aos seus ângulos todo-o-terreno: ataque 20º; ventral 20º e saída 32º. Já a altura ao solo é de 200 mm.

Para eficaz utilização no dia-a-dia o Jeep Avenger disponibiliza seis modos de condução que podem ser selecionados através do SelecTerrain. Eco; Normal; Sport; Sand; Mud e Snow. Para um melhor controlo em descidas o condutor tem à disposição a função Hill Descent Control.

É este o Jeep Avenger que conquistou os 59 membros do júri do troféu Carro do Ano – os júris russos foram suspensos – oriundos de 22 países europeus.

Veja também