Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
23 Ago, 2022 - 12:46

Land Rover Defender: família está completa e cheia de força

Valdemar Jorge

O Land Rover Defender 130 já chegou ao mercado nacional. Conheça o novo SUV que pode receber até 8 passageiros e está apto para off-road.

Novo Land Rover Defender

O Land Rover Defender é um veículo 4×4 com caraterísticas peculiares. É um dos mais populares veículos da marca, com uma história de mais de seis décadas, foi produzido de 1948 a 2016 mantendo sempre o formato original e, sofrendo pouquíssimas alterações. A sua rusticidade e simplicidade agradaram sempre aos mais aventureiros.

Após pequena paragem na produção (entre 2016 e 2019), a nova geração Defender, no mercado desde 2020, tornou-o no SUV off-road com tração 4×4, produzido sob a égide da Jaguar Land Rover.

A nova geração lançada em 10 de setembro de 2019 no Salão Automóvel de Frankfurt quebrou a linguagem de design que predominou durante mais de 60 anos.

Colocou de lado a rusticidade que caraterizava o modelo, e abraçou um design moderno voltado para um público mais sofisticado, mas mantendo e, até potenciando, uma das suas principais caraterísticas: a capacidade off-road.

Viajar com estilo

O terceiro elemento da nova família Defender, o 130, mantém todas as caraterísticas e elementos de requinte dos Defender 90 e 110, já conhecidos. A maior diferença está mesmo no tamanho da viatura: Defender 90, 4,323 metros; Defender 110, 4,758 metros e Defender 130, 5,328 metros, e a mesma distância entre eixos de 3,02 metros do Defender 110.

Deste modo, a nova versão, que está preparada para acomodar até 8 passageiros (configuração de 2+3+3 lugares) distribuídos em três filas de bancos, tem carroçaria mais comprida devido à projeção da seção traseira em 34 centímetros. Espaço que garante a colocação da terceira fila de bancos e, ao mesmo tempo, uma capacidade de carga flexível, na bagageira.

A saber 389 litros de capacidade (com 8 lugares); 1.232 litros (com 5 lugares) e generosos 2.291 litros, se a segunda e terceira filas de bancos estiverem rebatidos na totalidade.

Gama e motores

A gama Defender 130 espraia-se pelos níveis de acabamento SE, X-Dynamic SE, X-Dynamic HSE e X, a que se junta uma First Edition. Esta declina-se em três combinações com caráter exclusivo que integram equipamentos como faróis LED Matrix, bancos aquecidos nas segunda e terceira fila, ar condicionado de quatro zonas, sistema de som Meridian, Driver Assist Pack e jantes em liga leve de 20 polegadas, de série.

O Land Rover Defender 130 está ainda equipado de série com um ecrã tátil de 11,4 polegadas associado a sistema de informação e entretenimento que a marca inglesa designa por Pivi Pro. É a partir deste que o utilizador interage com a viatura.

Quanto a propulsores o Defender 130 recebe blocos a gasolina e diesel:

  • Motor a gasolina P400 Mild Hybrid Ingenium – 3.0 litros, 6 cilindros que desenvolve 40 cv e 550 Nm de binário máximo;
  • Motor diesel: D250 Ingenium – 3.0 litros, 6 cilindros que desenvolve  250 cv e 600 Nm de binário máximo.

De salientar que o novo SUV da Land Rover recebe sistema de tração integral inteligente – iAWD – associado a caixa automática da ZF de oito velocidades.

O modelo está ainda equipado, de série, com suspensão pneumática, bem como, com o sistema Terrain Response. Preço a partir de 86.255 euros.

Desde 1948 a conquistar fãs

O primeiro modelo Series I foi apresentado em 1948, no Salão Automóvel de Amsterdão. A sua história confunde-se com a da Land Rover.

Desde o primeiro Série I, até ao Novo Defender 130, que apresentámos sumariamente, o modelo carateriza-se pela simplicidade, robustez, durabilidade e capacidade extraordinária para progredir em off-road. Não há obstáculo que o faça parar.

Após mais de seis décadas em produção estima-se que mais de dois terços dos Land Rover Defender produzidos ainda estão no ativo. Muitos a enfrentar condições extremas de clima e em locais inóspitos do nosso planeta.

A construção robusta é apanágio da marca. As caraterísticas do design e as reduzidas projeções dianteira e traseira permitem enfrentar alguns dos pisos e obstáculos mais exigentes. Hoje, como há 74 anos, o Defender é um veículo exclusivo.

Está preparado para responder aos desafios do século XXI e, ao mesmo tempo, manter a tradição e ADN da marca no que respeita a robustez, resistência e fiabilidade.

Land Rover Defender

Um modelo em contínua evolução

Ao longo dos anos o também conhecido Series I foi naturalmente evoluindo – Series II, Series III, Defender, Novo Defender –, quer visualmente, quer na capacidade de transporte de pessoas e bagagens, para acompanhar as exigências dos utilizadores.

A sua fama mundial é devida à atuação junto das forças militares britânicas e, mais recentemente, desde 1954, junto da Cruz Vermelha.

A evolução do modelo passou pela conquista da confiança dos utilizadores, mas também pelo constante reforço da capacidade, resistência, implementação tecnológica, conforto e sofisticação.

Tudo elementos que podem ser encontrados no Novo Defender. Segundo a marca todos os modelos foram criados com um único intento: “oferecer veículos que sempre atenderiam às necessidades e desejos de quem o dirige – aonde quer que fosse”.

Curiosidades sobre o modelo mais popular da Land Rover

  • Depois da II Guerra Mundial os irmãos Maurice e Spencer Wilks construíram o primeiro Rover. Este tinha tração 4×4 baseada em um Jeep. Os irmãos queriam aperfeiçoar o conceito do Jeep: o carro tinha que servir como trator no campo, como gerador e como carro para uso na via pública.
  • A designação Land Rover Defender só é usada oficialmente desde 1990, com o objetivo de o distinguir do Land Rover Discovery, apresentado naquele ano. De 1983 a 1990, o nome oficial era Land Rover 110 (distância entre eixos longa) e 90 (distância entre eixos curta). Antes, era simplesmente Series I (1948-1958), II (1958-1971) e III (1971-1984).
  • O circunstância de a cor verde ser tão característica para a Land Rover é devido à escassez de tinta no período após a Segunda Guerra Mundial. A tinta verde usada para pintar os aviões de combate existia em grande quantidade. Daí a sua utilização.
  • A família real britânica teve o seu primeiro Land Rover personalizado em 1953. A rainha Elisabeth II aprendeu a dirigir veículos militares na Segunda Guerra Mundial.
  • O Defender participou em muitos filmes que foram sucessos de bilheteria, como Lara Croft: Tomb-Raider, O Código Da Vinci ou o filme de James Bond, Spectre.
  • A produção do primeiro Defender terminou em janeiro de 2016. Mais de 2 milhões de unidades foram construídas.
  • A prova de que o Land Rover Defender vem de uma linha de veículos insuperáveis é a cidade de Maneybhanjang, no topo do Himalaia indiano. Naquela cidade, desde 1958, que o modelo Series I é o meio de transporte mais confiável para transportar passageiros e também para o comércio naquela região. Assista ao minidocumentário que conta a história da “Terra dos Land Rovers” que se passa a mais de 3.600 metros de altitude, e que mostra, inequivocamente, a raça do modelo da Land Rover.
Veja também