Jericoacoara fica no Ceará, Brasil, e é uma vila de pescadores que mantém o seu aspeto rústico e tradicional. Por aqui fixaram residência vários estrangeiros, como italianos, belgas e franceses.
Esta presença internacional influenciou a gastronomia, mas também os hábitos de vida locais. O ambiente é bem tranquilo e, por isso, este é um destino ideal para umas férias calmas e relaxantes.
Jericoacoara ou Jeri: uma vila serena

Jericoacoara conjuga na perfeição a vida mais matinal com a noturna, para a qual não falta o forró local. As pousadas, hotéis, restaurantes e lojas mais turísticas convivem harmoniosamente com as atrações naturais como as dunas, nomeadamente a Duna do Pôr do Sol, ponto de encontro da região.
Assim, a Praia da Malhada é uma das mais procuradas para banhos e caminhadas. Quando a maré está baixa, é possível seguir um trilho até à Pedra Furada, uma formação rochosa muito popular na região.
O bugue é um meio de transporte muito utilizado para deslocações até aos arredores da vila, onde pode visitar lagoas de águas cristalinas, como as Lagoas Azul e Formosa. Nestes locais, poderá ainda encontrar redes para deitar e mergulhar parte do corpo dentro de água.
Na águas de Jericoacoara é, também, frequente a prática de kitesurf e windsurf.
Quando visitar
Há dois períodos distintos em Jeri, os quais diferem, essencialmente, no que toca ao clima. De julho a janeiro, vive-se a época alta, com ótimas temperaturas e bons ventos para a prática do windsurf e kitesurf.
Já de fevereiro a maio, a época baixa traz a diminuição das temperaturas e as chuvas, havendo uma redução da procura.
Taxa ambiental
O município de Jericoacoara instituiu uma taxa ambiental que deve ser paga pelos visitantes, em função do número de dias que estiverem pela região. Os turistas devem pagar cerca de 1,15€ (R$5) por dia.
Esta Taxa de Turismo Sustentável é cobrada a visitantes entre os 13 e os 59 anos, com exceção de deficiente físicos.
Esta taxa pode ser paga online, aqui.

Como chegar
Para chegar até esta localidade pode seguir na companhia aérea Azul, com voos a partir de Recife, ou na companhia Gol, com voos diretos a partir de Guarulhos.
Onde dormir
Pousadas à beira-mar
Para quem procura alojamento bem próximo do areal, aqui ficam algumas sugestões:
Pousadas mais económicas
Para quem procura alojamento a preços acessíveis, tome nota dos seguintes locais:
Onde comer
Nesta região, encontrará sobretudo restaurantes especializados em peixe. No centro da cidade, encontrará a grande maioria dos estabelecimentos locais. Veja alguns dos sítios onde ir e o que comer.
- Pimenta Verde: para os frutos do mar.
- The Lab: para quem não dispensa peixe fresco e massas.
- Gelato & Grano e Granola: para petiscos leves como frozen yogurt, saladas, tapioca e açaí.
- Padaria Santo Antônio: para petiscar durante a madrugada.

Como circular
Os carros são proibidos no centro, por isso há que usar as camionetas locais, andar a pé e, também, tirar o máximo partido dos bugues. As ruas mais importantes são as de São Francisco, do Forró e Principal. A partir delas, ficará a conhecer todos os bares, lojas e restaurantes locais.
Dicas
- Na Praia de Jericoacoara, é possível usufruir de uma série de serviços e comodidades como espreguiçadeiras, restaurante, aluguer de equipamentos e aulas com instrutores de kitesurf ou windsurf, cinema ao ar livre (em alguns dias da semana).
- No final da rua Principal, há barraquinhas a vender caipirinhas e outras bebidas.
- Para quem quiser aproveitar a noite, nada melhor do que ir até à Rua do Forró e começar a diversão no restaurante Dona Amélia.