Quatro modelos integrados no segmento SUV, o mais representativo em Portugal, e uma Pick up com amplos argumentos para ser bem-sucedida numa classe com elevada procura. É com esta forte ofensiva de produto que a sul-coreana KG Mobility (KGM) inicia agora, pelas mãos da Astara, a sua presença no mercado nacional, disponibilizando uma gama alargada que cobre os sub-segmentos SUV mais populares e da qual faz parte uma estreia absoluta: o novo Torres EVX, um modelo 100% elétrico.
Tivoli (B-SUV), Korando (C-SUV), Torres (C/D SUV), Rexton (D-SUV) e Musso (pick-up) são os modelos que entram em comercialização já a partir de agosto, através de uma rede de 10 concessionários distribuídos pelo continente e ilhas e com suporte técnico prestado por igual número de pontos de assistência.
Para a KGM, a entrada no mercado português representa mais um passo da sua forte expansão, após a aquisição da SsangYong pelo KG Group em 2022 e a subsequente redenominação da anterior marca para KGM.
Este percurso tem sido marcado pelo grande crescimento nos mercados onde está presente, com as vendas totais a atingirem em 2023 mais de 122 mil unidades em cinco continentes.
KGM: aposta no segmento líder em Portugal
Francisco Geraldes, diretor-geral da Astara, salienta que “a entrada da KGM vem alargar consideravelmente o nosso portefólio no segmento líder em Portugal, que atualmente representa cerca de 45% do mercado de ligeiros de passageiros”.
O mesmo responsável realça ainda a aposta no modelo mais recente: “O Torres é uma proposta que tem todas as condições para obter sucesso, ao reunir um conjunto de argumentos muito valorizados no mercado nacional, ao mesmo tempo que inaugura uma nova era para a marca, com a introdução da versão EVX, totalmente eletrificada”.
Além da aposta clara num segmento em forte expansão como o dos SUV, o êxito da KGM assenta num conjunto de atributos que têm permitido reunir a preferência de um amplo conjunto de consumidores nos diversos mercados.
Em comunicado, a marca adianta que “um dos principais fatores distintivos é o completo equipamento de série desde as versões mais acessíveis”.
Em comum, todos os modelos da KGM oferecem elementos por vezes só encontrados em gamas mais elevadas, como o sistema de navegação, conectividade através de Android Auto ou Apple CarPlay, painel de instrumentos digital, ar condicionado automático, câmara traseira, sensores de estacionamento ou Cruise Control.
A segurança é outro dos pontos em destaque, com a integração dos mais avançados sistemas de assistência à condução já cumpridores das mais recentes normas europeias.
No que respeita à garantia de fábrica, a gama KGM beneficia de 5 anos ou 100 000 km nos modelos equipados com motor de combustão interna. O Torres 100% elétrico inclui uma garantia de 7 anos ou 150 000 km e de 10 anos ou 1 000 000 km para a bateria de tração.
Torres
Em fase de estreia, o Torres é o ponta de lança desta etapa de afirmação da marca, cuja gama de motorizações contempla uma versão a gasolina, à qual se junta a versão 100% elétrica, o Torres EVX, modelo que representa a entrada da marca no domínio da eletrificação.
O Torres EVX recorre a uma bateria de 73,4 kWh, que oferece uma autonomia de 505 km em ciclo urbano ou 460 km em ciclo combinado (norma WLTP) através de um motor com uma potência de 152 kW (207 cv) e um binário de 339 Nm.
Recorrendo a um carregador DC de 120kW, é possível restabelecer 80% da bateria em 37 minutos. 7h45 é o tempo necessário para carregar a totalidade da bateria recorrendo a um carregador AC interno de 11kW.
Os preços do Torres EVX começam nos €45 900 do nível K3, sendo o preço de transação para empresas a rondar os 32.000€+IVA o factor de destaque.
A versão a gasolina coloca sob o capot um motor 1,5 l turbo com 163 cv e 280 Nm de binário, acoplado a uma caixa manual ou automática, ambas de seis velocidades. Disponível num único nível de equipamento, K4, cujo preço se inicia em €37 500, partilha a maior parte dos elementos que compõem a extensa lista de série da versão EVX. A versão automática acresce 2.500€ a este valor.
Musso
A pick-up Musso é outra forte aposta da KGM, representando uma proposta diferenciadora e apta a responder às necessidades de diferentes perfis de consumidores, apontando a um segmento cuja forte procura se traduz num crescimento de 36% no último semestre face ao mesmo período de 2023.
A gama Musso, apenas com carroçaria de cabine dupla, articula-se em versões orientadas para o lazer e para atividades mais profissionais. A propulsão é assegurada por uma unidade turbodiesel de 2,2 l com 202 cv de potência, que prima pelo seu baixo ruído e suavidade e que posiciona claramente a Musso entre as propostas mais potentes do seu segmento.
A Musso orientada para o lazer destaca-se por apresentar uma solução inédita no segmento, uma caixa de carga curta de apenas 1,3 metros de comprimento, o que lhe confere um aspeto vincadamente desportivo.
A suspensão traseira é independente, um exclusivo nesta classe de veículos que garante maior conforto e manobrabilidade.
Já as versões de trabalho oferecem a caixa de carga com a maior volumetria do seu segmento, suportando até 1 085 kg de carga útil, recorrendo para tal à mais tradicional configuração com molas de lâminas para a suspensão traseira.
Com caixa manual e lotação de 3 lugares, os preços das versões K3 e K5 partem respetivamente dos €32 150 e €35 365, acrescidos de IVA.
Tivoli
O Tivoli trata-se de um SUV compacto de semento B, com 4,225 metros de comprimento. Disponível com uma única motorização, o robusto 1,5 l turbo a gasolina apresenta dois níveis de potência: 135 cv, com caixa manual de seis velocidades, e 163 cv com uma caixa automática, também de seis velocidades.
O Tivoli está disponível num único nível equipamento – K3 – que inclui de série uma extensa lista de elementos de conforto e segurança e com um preço que se inicia nos €25 950.
Korando
Competindo no segmento C-SUV, com 4,450 metros, o Korando, disponível no nível de equipamento K3, conta com os serviços do motor 1,5 l turbo a gasolina, também com dois níveis de potência: 149 cv quando associado a uma transmissão manual de seis velocidades, e 163 cv quando acoplado a uma caixa automática com o mesmo número de relações.
Os preços começam nos €30 450, para a versão de caixa de velocidades manual, subindo para os €32 350 na variante automática.
Rexton
O Rexton ocupa a posição de topo da gama da marca, destacando-se pela configuração de SUV de segmento D com sete lugares e dimensões generosas comprovadas pelos 4,850 metros de comprimento, com um preço que se inicia em €58 900.
Em Portugal estará disponível exclusivamente com um motor turbodiesel de 2,2 l com 202 cv de potência e 441 Nm de binário, associado a uma caixa automática de oito velocidades, o que o posiciona entre as propostas Diesel mais potentes do seu segmento.
Refira-se que o KGM Rexton beneficia de pagamentos de Classe 1 nas portagens quando equipado com dispositivo Via Verde.