Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
14 Set, 2020 - 17:52

Kia Telluride: O carro do ano que não vai chegar a Portugal

André Freitas

O vencedor do prémio Carro do Ano 2020 é o Kia Telluride, e apesar de não vir para Portugal, em tudo se assemelha com o novo Sorento. Conheça-os e compare.

Kia Telluride

O carro mundial do ano é um prémio que qualquer fabricante quer conquistar com qualquer um dos seus modelos. O grande vencedor deste prémio em 2020 foi o novíssimo Kia Telluride, um carro pensado e desenhado para o continente americano, mas desejado em todo o mundo.

O novo Kia Telluride sucede desta forma ao galardoado de 2019, o Jaguar I-Pace. A escolha deste ano também recaiu sob um SUV, mas estranhamente, um carro que não é elétrico, nem sequer híbrido.

O crescimento de automóveis deste segmento em todo o mundo tem sido notório. Esta, certamente, será uma das razões para este modelo ter sido o escolhido. Vamos conhecer outras 10 razões que levaram este automóvel a ser nomeado o vencedor.

10 coisas que deve saber sobre o novo Kia Telluride

1. Design Exterior

Kia Telluride

A estética deste modelo é digna de um título de automóvel mundial do ano. Apesar de ser um elemento que possa gerar sempre alguma discórdia e uma temática muito pessoal, a estética do novo Telluride está muito bem conseguida no geral. No entanto, é imperativo destacar a frente.

Esta é uma frente que nos deixa sem palavras. Em alguns detalhes e momentos, a frente do Kia Telluride transmite-nos emoções e sensações de outros modelos que criaram história nos Estados Unidos, nomeadamente, os Cadillac.

Todo o veículo tem uma estrutura robusta e digna de um SUV.

2. Interior

Interior Kia Telluride

O interior é tão ou mais surpreendente do que o exterior. O primeiro contacto com este interior revela-nos um automóvel requintado, espaçoso, agradável e tecnológico.

A presença de botões físicos para regular algumas das configurações concedem-lhe um ar elegante e luxuoso. A zona onde está situada a alavanca de velocidades é bastante ampla e espaçosa.

A forma como os elementos foram estruturados e organizados transmitem-nos uma ideia de simplicidade, onde tudo está no sítio certo.

Até os puxadores da porta transmitem robustez e classe. O interior é, sem dúvida, um dos pontos altos deste modelo.

3. Motorizações

O novo Kia Telluride encontra-se equipado com um motor de 6 cilindros dispostos em V. Este V6 , de 3.8 litros, produz 291 cavalos de potência e é acompanhado com uma caixa de velocidades automática de 8 velocidades. Uma motorização semelhante àquela que podemos encontrar no Kia Stinger GT.

Relativamente à tração, este modelo é de tração frontal. No entanto, e a título opcional, é possível equipar o Kia Telluride com tração integral.

4. Tecnologia

Kia Telluride

O interior do Kia Telluride dispõe de um ecrã de 8 polegadas que funciona com base no toque (touchscreen). Como opção, pode sempre optar por um ecrã de 10,25 polegadas com o sistema UVO Link com Head-up Display.

Neste mesmo ecrã, conseguimos visualizar, em tempo real, as imagens transmitidas pela câmara traseira. Como seria de esperar, este sistema tem funções de conetividade avançadas com o smartphone – Android Auto e Apple Carplay.

O Telluride faz uso da chave inteligente e até lhe permite ligar o carro através do seu smartphone. Ainda no interior deste magnífico carro familiar, temos disponíveis algumas características interessantes, tais como:

  • Carregador sem fios;
  • Bancos aquecidos e ventilados;
  • 6 portas USB;
  • Iluminação ambiente;
  • Volante com vários comandos e atalhos.

5. Segurança

Este é um aspeto importante na compra de qualquer automóvel, desde o carro comercial, passando pelo desportivo e terminando no familiar. 

As legislações relacionadas com a segurança do automóvel são cada vez mais exigentes e claras. Tendo isso por base e para ter um melhor desempenho nesta matéria, este SUV oferece vários mecanismos, entre eles:

  • Assistente anti-colisão com travagem ativa
  • Sensores de estacionamento
  • Sensores de ângulo morto
  • Aviso de faixa de rodagem
  • Assistente de faixa de rodagem
  • Travão eléctrico
  • Alerta e prevenção de tráfego cruzado traseiro
  • Cruise Control Adaptativo
  • Ajuda ao arranque em subidas

6. Bagageira

Na bagageira encontra bastante espaço para carregar diversas coisas.

A capacidade da mala com todos os bancos levantados é de, aproximadamente, 595 litros. No entanto, se rebater a terceira fila de bancos o espaço aumenta consideravelmente e fica com capacidade para 1.300 litros.

Se mesmo assim este espaço não é suficiente, pode baixar mais uma fila de bancos. Neste caso, e no total, ficará com uma capacidade de bagageira de 2.463 litros.

7. Capacidade e versatilidade

Kia Telluride

O Kia Telluride é um verdadeiro e espaçoso SUV. 

Este automóvel da fabricante coreana tem 8 lugares, um para condutor e sete para passageiros. No entanto, pode sempre adaptar e escolher a capacidade conforme as suas necessidades.

Assim, pode escolher um veículo com 8 lugares, mas com a segunda fila de 3 lugares. Em alternativa, pode escolher um automóvel de 7 lugares, mas com a segunda fila de 2 lugares individuais. Estas “poltronas” dão-lhe mais espaço e um aspeto mais luxuoso.

8. Versões

O modelo da fabricante stá disponível em várias versões, mais precisamente, quatro: LX, S, EX e SX.

Tal como acontece em todas as marcas, as versões distinguem-se entre si em vários aspetos, desde os elementos usados no exterior, no interior e até nos equipamentos e extras que equipam o automóvel.

Assim, são diversas as características que vão fazer com que a versões sejam distintas entre s. Veja alguns exemplos de características que diferente de versão para versão::

  • O tamanho das jantes e pneus;
  • Número de lugares disponíveis;
  • Bancos ajustáveis;
  • Bancos com sistema de memória;
  • Sistemas de conetividade;
  • Teto panorâmico;
  • Sensores de ângulo morto;
  • Luzes de nevoeiro LED;
  • Sistemas de apoio à condução;
  • Sensores dianteiros.

9. Preço

Como este automóvel não vai chegar a Portugal, não há um preço definido para ele em território nacional.

No entanto, e para que sirva de referência, vamos dar-lhe a conhecer o preço deste modelo para os Estados Unidos e para as diferentes versões. 

Os preços para o Telluride distribuem-se da seguinte forma:

  • versão LX começa nos 31.890$
  • versão S desde 34.290$
  • versão EX desde 37.290$
  • versão SX (topo de gama) a partir de 41.900$

10. Kia Sorento: a alternativa “portuguesa”

Kia Sorento

Como referenciado no ponto anterior, o Kia Telluride não vai estar disponível no mercado português. No entanto, há uma “alternativa”: o Kia Sorento.

Falamos obviamente do novo Kia Sorento que chegará a Portugal no final de 2020. Até porque comparar o Kia Telluride com o atual Sorento era uma injustiça.

Apesar de partilharem a mesma missão, ainda que de formas distintas, os modelos, mesmo sendo da mesma fabricante, apresentam várias semelhanças.

Em alguns momentos, tanto no exterior como no interior, são bem perceptíveis as inspirações que o novo Sorento recolheu do Kia Telluride. Por exemplo, algumas linhas da grelha da frente, da traseira e até mesmo do interior (sobretudo nas portas) transmitem as mesmas sensações.

No entanto, o Kia Sorento tem um ethos muito mais europeu e não tanto americano, isto é, as suas dimensões não aparentam ser tão imponentes.

Kia Sorento

Apesar do Kia Sorento ser um SUV, tal como o Telluride, facilmente nos apercebemos que eles “não são do mesmo campeonato”, jogando estes dois modelos em segmentos diferentes. O Kia Telluride é um SUV de segmento F (luxo) e o Kia Sorento é um SUV de segmento D (familiar). 

O Telluride é um carro que transmite mais luxo, conforto e espaço. Por isso é que também venceu o prémio de carro do ano. Com isto, não queremos dizer que o Sorento seja uma má opção para si e para a sua família, e será o “cabeça de cartaz” da próxima geração dos Kia.

O novo Kia Sorento será uma boa opção no segmento D SUV por várias razões, entre elas:

  • Motorizações disponíveis: diesel e ainda motorização híbrida;
  • Sistemas de segurança;
  • Tecnologia inovadora (novo sistema de ângulo morto e outros)
  • Design;
  • Espaço;
  • Capacidade de passageiros (até 7 pessoas).

Relativamente ao preço, acreditamos que este seja equivalente ao Sorento que encontramos atualmente em Portugal. Como tal, o preço base deve-se iniciar entre os 50.000€ e os 55.000€.

Veja também