ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
10 Set, 2021 - 10:06

Lar de idosos: cuidados a ter no momento da escolha

Mónica Carvalho

Escolher um lar de idosos para os que nos são queridos pode ser uma das mais difíceis tarefas da nossa vida. Por isso, eis alguns pormenores a considerar.

lar de idosos

As pessoas, a qualidade de serviços, o cumprimento da legislação… São vários os aspetos a ter em conta na hora de escolher um lar de idosos para alguém que lhe é querido, mas que, infelizmente já não pode viver sozinho e não existe retaguarda familiar para prestar o devido apoio.

Assim sendo, optar pelo lar de idosos certo é uma decisão que deve ser feita com muito cuidado para que o dia-a-dia nessa instituição corresponda às expectativas e necessidades de quem a procura ou dela necessita.

Lar de idosos: aspetos a considerar antes de escolher a instituição

convívio lar de idosos

Por muito que queiramos ter as pessoas, os nossos pais ou avós, perto de nós, nem sempre temos a disponibilidade e os conhecimentos necessários para tomar conta deles da forma que merecem.

Colocar alguém num lar de idoso não pode ser interpretado como um ato de desprezo, antes pelo contrário. É um ato de amor, porque estamos a proporcionar a atenção e os cuidados que determinada pessoa precisa e que não somos capazes de dar.

Antes de escolher a instituição, tenha em consideração os seguintes aspetos:

1

Olhar para o orçamento disponível

Infelizmente, este é mesmo um dos primeiros aspetos a considerar, porque os lares de idosos são dispendiosos e as reformas são baixas. São muitas vezes os filhos, ou os complementos dados pela Segurança Social que podem ajudar a aumentar um pouco o valor disponível.

Geralmente, os lares públicos são mais baratos, mas pode ter que esperar por uma vaga, e esperar durante bastante tempo. Isto porque as infraestruturas existentes são claramente inferiores às necessidades da população portuguesa.

Por isso, avalie os seus recursos económicos e as necessidades reais do utente e decida em conformidade.

2

Pesquisar referências

Peça referências a outras pessoas que conheça que têm familiares em lares de idosos, de modo a perceber se aquela instituição é para considerar ou não.

3

Visitar o lar

Antes de tomar qualquer decisão, deve visitar o lar, para verificar as condições, infraestruturas e pessoal ao pormenor. Deve colocar todas as suas questões e dúvidas, para pode fazer uma avaliação mais assertiva e consciente.

Esta visita irá também permitir conhecer a dedicação das pessoas que lá trabalham, a sua disponibilidade, os afetos e a qualidade dos serviços que prestam. Observe as pessoas, os espaços e fique atento a todos os pormenores.

Tente igualmente saber se os funcionários são em número suficiente e se são qualificados para as funções que desempenham.

4

Verificar as comodidades

Um lar de idosos não é uma casa, mas também não é um hospital. Há características que lhes são inerentes, como os quartos individuais, quando possível, ou, quando partilhados, que possuam todas as condições de habitabilidade com qualidade e dignidade. Deve ter uma área de convívio / lazer, área para refeições e até espaço exterior, para os desejados passeios que tão bem fazem.

A limpeza e organização dos espaços é, então, algo a que também deve prestar atenção, porque sim, a aparência conta – e muito!

5

Verificar o cumprimento de legislação e regras

Confirme se o lar cumpre a legislação aplicável, isto é, se tem alvará de funcionamento, se existe um regulamento interno em que constem as condições de admissão dos idosos, o preçário de todos os serviços, as condições de acesso a outros serviços que não estejam incluídos na mensalidade, os horários das refeições, das visitas, das entradas e saídas dos utentes, bem com outras regras de funcionamento.

Para tal, existe um portal online, denominado Carta Social, onde poderá confirmar todas as instituições devidamente legalizadas.

Para confirmar o que diz a lei, analise o Despacho Normativo n.º 67/89 – Diário da República n.º 170/1989, Série I de 1989-07-26, que “Estabelece normas reguladoras das condições de instalação e funcionamento dos lares com fins lucrativos de apoio a idosos”.

apoio a idosos
6

Pesquisar por localização

Este é outro aspeto importante a ponderar, uma vez que se a pessoa for para um lar próximo do local onde sempre residiu poderá ter por perto família, amigos e conhecidos, algo que ajudará na mudança. Além disso, irá, seguramente, facilitar as visitas. O contrário, poderá levar ao afastamento e a sentimentos depressivos por parte do idoso.

Dependendo das características e necessidades do idoso, poderá fazer sentido um lar próximo de um hospital, por exemplo.

7

Analisar as condições de higiene, alimentação, segurança e conforto

Vai querer, com certeza, que o lar de idosos reúna condições imprescindíveis a um bom acolhimento. Por isso, quando for visitar os locais em causa, esteja atento a todos os pormenores: limpeza dos quartos, casas de banho, zona de refeições. Tire todas as dúvidas e avalie as condições de higiene, alimentação, segurança e conforto.

8

Ver o ambiente e perceber quais as atividades disponíveis

Nas visitas aos potenciais lares, aproveite para ver o ambiente, a forma como os funcionários e os utentes se relacionam, se estão ocupados e alegres, por exemplo, e questione sobre o tipo de atividades que desenvolvem dentro e fora da instituição. Se existem animadores socioculturais, aulas de música e desporto, saídas para eventos vários, etc.

9

Analisar coberturas e cuidados médicos

Este campo está relacionado com as valências que o lar disponibiliza ao nível de cuidados médicos, serviço de enfermagem, acompanhamento de consultas externas, acompanhamento nutricional, disponibilização de departamento de Psicologia ou Fisioterapia, por exemplo.

10

Ler atentamente o contrato

Depois de verificadas todas estas questões e de ter escolhido a instituição certa para o seu familiar, faça uma leitura atenta do contrato. E não tenha receio de pedir a ajuda de profissionais fora da instituição, caso tenha alguma dúvida. Não assine se algo que possa parecer errado ou omisso.

Tratando-se de uma opção pessoal ou da família, ao procurar um lar de idosos lembre-se de que o local escolhido será um novo lar e, por isso, é conveniente que seja o mais acolhedor e agradável possível. Mas não se esqueça dos afetos e das visitas regulares, sempre importantes em qualquer idade e condição!

Veja também