Filomena Morais
Filomena Morais
30 Mai, 2023 - 18:00

Dicas para aprender a limpar o frango inteiro

Filomena Morais

Limpar frango inteiro é, para muitos, uma tarefa difícil. Por isso, importa conhecer o passo a passo correto.

As dicas que lhe vamos para limpar o frango inteiro serão muito úteis para conseguir ter o frango nas melhores condições para o cozinhar e fazer as receitas mais deliciosas.

Quer use o frango para assar inteiro, quer vá parti-lo em pedaços para estufar, as dicas de limpeza são úteis e muito fáceis de seguir,

Cozinha: limpar o frango inteiro

Siga os passos que lhe indicamos a seguir para limpar o frango com facilidade e para estar prontinho a ser cozinhado.

Limpar frango passo a passo

Passo 1- Lavar
Em primeiro lugar é muito importante passar todo o frango por água corrente.

Passo 2 – Retirar penas
Enquanto lava o frango pode retirar algumas penas que tenham ficado esquecidas.

Passo 3 – Cortar os pés
Se o frango ainda tiver os pés, deve colocar o frango numa tábua de madeira e cortar os pés pela articulação que os liga à coxa. Use uma boa faca e bem afiada, aplique a pressão suficiente por cima da articulação e com a ajuda da outra mão, pressione a faca até cortar por completo.

Passo 4 – Cortar o pescoço
De seguida retire o pescoço. Estique-o sobre a tábua de corte e, usando uma faca bem afiada, corte-o bem junto da base. Pode usar o pescoço e os pés do frango para fazer caldo de galinha.

Passo 5  – Cortar o rabo
É muito importante retirar o rabo do frango. Para isso, meça sensivelmente 3 a 4 cm da ponta do rabo e corte, com uma faca bem afiada, na diagonal em direção à ponta. Deite fora o rabo.

Passo 6 – Remover as vísceras
Abra a cavidade do frango, colocando-o com as costas pousadas na tábua. Depois de aberta a cavidade, use as mão para retirar todas as vísceras aplicando alguma força para as arrancar. Este movimento deve ser feito com cuidado para evitar o rompimento das vísceras. Se necessário, pode usar uma faca bem afiada para ajudar a cortar algum pedaço que seja mais difícil de sari, como por exemplo o intestino.

Passo 7 – Separar órgãos de vísceras
Certifique de que saíram todas as vísceras e órgãos do frango. O fígado, moela e rim podem ser usados para fazer caldo de galinha ou mesmo para usar em canjas.

Passo 8 – Cortar gorduras
Ao abrir a cavidade terá encontrado várias pregas de gordura que deve cortar por completo. Por vezes, ao cortar a gordura vai também cortar alguns pedaços de pele excedente do frango.

Passo 9 – Lavar o interior
Depois de retirar tudo o que estava na cavidade do frango, é importante lavar a cavidade com água corrente.

Passo 10 – Guardar
Depois de limpo e lavado o frango deve ser imediatamente cozinhado. Caso não vá cozinhar o frango de imediato, dele guardá-lo no frigorífico.

Passo 11 – Limpar a banca
Não faça quaisquer outras operações na tábua onde limpou frango sem a lavar adequadamente. Este passo é muito importante, visto que podem ficar algumas impurezas que contaminariam os outros alimentos.

Depois de seguir todos estes passos, o frango está pronto para ser cozinhado. Pode cozinhá-lo inteiro, por exemplo, assando-o no forno; mas pode também optar por cozinhá-lo partido em pedaços tanto para assar como para estufar.

Assim, o frango estará nas melhores condições para receber os condimentos que lhe adicionar, tornando-se numa carne muito deliciosa e tenra que agrada à maioria das pessoas e que pode ser a base de uma infinidade de receitas. Experimente e veja como é muito fácil preparar e limpar o frango inteiro em casa.

Veja também