Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
31 Jan, 2020 - 17:47

Baixa de Lisboa terá acesso limitado a carros já a partir de junho

Ekonomista

As obras necessárias para implementação do projeto da autarquia vão começar em junho. Apenas alguns veículos poderão circular na Baixa lisboeta.

Baixa de Lisboa vai ter acesso limitado a carros

No âmbito da Lisboa Capital Verde e do programa de Zona de Emissões Reduzidas de Lisboa (ZER) para o eixo Avenida Baixa-Chiado, o presidente da Câmara de Lisboa anunciou que, a partir de junho, haverá fortes restrições à circulação de carros na Baixa lisboeta.

Na apresentação do projeto da autarquia para a Baixa, o autarca comprometeu-se com passeios mais amplos, mais ciclovias e menos faixas de rodagem e lugares de estacionamento.

Haverá ruas só pedonais e outras com trânsito fortemente condicionado. Aliás, tal como avançou, só os veículos de moradores, lojistas, transportes públicos, motas e carros elétricos terão luz verde para circular na Baixa a meio do ano – altura em que começam as obras para a implementação do projeto em causa.

Fernando Medina fez ainda questão de sublinhar que tais medidas, que vão contribuir para uma redução anual de cerca de 60 mil toneladas de CO2 e para uma redução significativa da poluição ambiental – resultam do compromisso de redução de 60% nas emissões de CO2 até 2030, e neutralidade carbónica até 2050.

Na prática, será necessário um dístico para se poder aceder e, sendo residente, estacionar. Além disso, à exceção dos carros dos residentes e dos que transportem pessoas com cartão de estacionamento de deficientes, só viaturas posteriores ao ano 2000 poderão circular.

Quanto aos TVDE só poderão circular nesta zona se os automóveis forem elétricos. Além dos residentes, poderão circular veículos autorizados, como transporte público, serviços públicos essenciais, transporte de menores a escolas, quadrículas e triciclos para atividade turística ou serviços regulares de transporte turístico.

Veja também