Dar às crianças ferramentas para que possam crescer saudáveis e completas implica também apostar em ofertas culturais, que lhes abram os horizontes e proporcionem novas experiências e conhecimentos. Isso passa por apostar em providenciar livros infantis para oferecer nos momentos-chave, como é o caso do Natal que se aproxima a passos largos.
O acesso a diferentes variedades de literatura é extremamente importante para o desenvolvimento infantil. E apesar de serem os pais os principais propulsores neste campo, os professores, educadores e demais membros da comunidade devem incentivar a paixão pela leitura.
Livros infantis para oferecer: A importância de ler
A literatura para crianças é importante, porque lhes dá uma apreciação sobre a sua própria herança cultural e a de outras pessoas, entre muitos outros benefícios. Conheça alguns.
Proporciona momentos de qualidade entre pais e filhos
Quando abre um livro para ler com os seus filhos, cria-se um momento especial e uma ligação que potencia relacionamentos sinceros, profundos e duradouros.
Além disso, existe uma proximidade física que ajuda a criar um cenário ainda mais emocional com a história em causa. É um momento marcante que, mais tarde, se vai querer passar para as gerações futuras, como se fosse uma tradição familiar.
Ajuda a aumentar o vocabulário
A leitura de livros abre a mente das crianças para um novo mundo de vocabulário. E há muitos livros infantis para oferecer. Afinal, apresentam uma grande variedade de palavras que não se ouvem no dia a dia ou que, caso se ouçam, podem passar despercebidas e incompreendidas. No momento de ler, quando alguma coisa não é compreendida, rapidamente os mais novos perguntam aos pais o que significa e ficam esclarecidos no momento.
Assim, a leitura diária na vida das crianças, aumenta o número de palavras conhecidas e que elas podem usar nas conversas diárias.
Facilita a exposição de emoções e sentimentos para crianças
Se o seu filho sofre de ansiedade, emoções, sentimentos ou qualquer trauma, há vários livros que pode encontrar para lhe ler sobre esse assunto de forma ligeira, mas abordando a temática e desmistificando-a.
Desta forma, os livros infantis ajudam ainda a minimizar o medo de determinadas coisas na vida e ajuda a que as crianças se sintam menos desprotegidas e menos ansiosas com uma nova experiência ou uma experiência menos positiva.
Com as nossas sugestões de livros infantis para oferecer, um novo mundo se abre perante os mais novos.
Aumenta a capacidade cerebral e de memória
Muitas crianças familiarizadas com a leitura desde cedo, muito provavelmente, terão uma melhor prestação em termos académicos e estão mais propensas a ter sucesso ao longo da vida.
Tal acontece, porque a leitura expande o desenvolvimento cerebral do seu filho, aprimorando o uso do vocabulário e as habilidades de linguagem. Esta atividade ajuda a criança a aprender a falar corretamente com outras pessoas, em todos os tipos de situações, seja de forma básica, seja até de forma mais aprofundada sobre os mais variados assuntos.
Ajuda a desenvolver o foco
A leitura de livros para o seu filho e com ele ajudará a criança a melhorar as suas capacidades de concentração. Não é de estranhar que tal aconteça, visto que quando lhe lê em voz alta, ele ouve com atenção e fica focado no que está a ouvir para absorver o máximo de informação possível.
4 sugestões de livros infantis para oferecer
Em épocas festivas, seja o Natal, seja o dia de aniversário, os livros ficam normalmente em clara desvantagem, se compararmos com a importância e destaque dada aos brinquedos, por exemplo.
E esses brinquedos existem cada vez em maior quantidade e com uma mais elevada sofisticação que acabam por ser altamente apelativos para miúdos e graúdos.
Não queremos com isto dizer que deve deixar de dar brinquedos às crianças, mas há muitos livros infantis para oferecer. Deve existir um equilíbrio entre diferentes formas de estimular os mais novos de modo a torná-los em crianças mais atentas e despertas.
Veja as sugestões da Porto Editora para este Natal.
“A Cozinha do Chef” e “A mala de médico”
Estes livros infantis para oferecer são adequados para crianças a partir de 24 meses e têm a grande vantagem de oferecer peças destacáveis que ajudam os mais novos a perceber melhor o conteúdo e imaginar cenários incríveis.
Assim, além do desenvolvimento do vocabulário estes dois exemplos potenciam a motricidade fina.
“Escolhe a tua profissão”
“O que queres ser quando fores grande?” deve ser a pergunta que mais vezes é feita aos mais novos. É natural ter essa curiosidade, ainda que possa ser muito cedo para tentar descortinar um futuro profissional. E é aqui que este livro pode dar uma grande ajuda, dado que ajuda a compreender diferentes profissões, através do uso de ilustrações muito apelativas sobre as características de cada profissão.
“O livro dos desportos”
Quando são um pouco mais velhas e os interesses das crianças ultrapassam as histórias infantis e os contos tradicionais, então, por que não começar a oferecer livros que vão mais direcionados aos gostos e personalidade do recetor do presente?
Aqueles que gostam de desporto, vão adorar este presente, pois é um livro cheio de curiosidades e factos divertidos sobre várias modalidades, desde o futebol à esgrima, passando pelo ténis, pelo basquetebol, pelo hóquei e muitos outros.