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Prático e Descomplicado
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
06 Mai, 2021 - 15:11

Luzes obrigatórias: quais são e quando as deve usar

Afonso Aguiar

Instituídas por lei, as luzes obrigatórias são essenciais para iluminar a via e permitir uma condução segura. Descubra o que diz a lei sobre o tema.

carros com luzes ligadas

Por forma a tornar a circulação rodoviária mais segura, criou-se uma série de leis, dispostas e acessíveis a todos no Código da Estrada. Entre elas, encontram-se as luzes que são obrigatórias usar em determinados momentos.

Conduzir exige, assim, o conhecimento de todas estas regras. Ora, isto faz todo o sentido, uma vez que um automóvel ou outro qualquer veículo é uma máquina capaz de fazer enormes estragos.

Conheça, então, o que está previsto sobre este tema.

Luzes obrigatórias: o que diz a lei

As luzes obrigatórias não só são uma imposição legal. Para além disso, servem também como diretriz para o condutor saber a iluminação correta com que deve circular na estrada.

Essencialmente, existem sete tipos de luzes diferentes. São elas:

  • Presença;
  • Cruzamento;
  • Estrada;
  • Nevoeiro;
  • Mudança de direção;
  • Travagem;
  • Chapas da matrícula.

Luzes de presença ou mínimos

Devem ser da cor branca e visíveis a 150 metros. A sua utilização é apropriada a locais de pouca iluminação, quando considerar que o seu veículo pode não ser visível a mais de 100 metros.

É obrigatória enquanto aguarda em passagens de nível e durante o estacionamento e a paragem de um carro.

À retaguarda, têm de ser vermelhas e visíveis à mesma distância.

Luzes de cruzamento ou médios

Possivelmente, são, entre as luzes obrigatórias, as mais importantes. Podem ser amarelas ou brancas e têm de iluminar um máximo de 30 metros.

O seu uso é prescrito por lei desde o anoitecer (lusco-fusco do pôr-do-sol) ao amanhecer, em túneis sinalizados, em condições atmosféricas e ambientais que assim o justifiquem e, finalmente, em vias de sentido reversível.

Quando tiver o carro parado, deve optar pelos mínimos para evitar encadeamento.

Luzes de estrada ou máximos

Para ser considerada luz máxima tem de iluminar 100 metros para a frente e ser de cor branca ou amarela. As duas podem ser usadas quando não houver nenhum veículo a menos de 100 metros e quando a sua utilização não provocar encadeamento.

Luzes de mudança de direção

luzes traseiras de um carro

À frente, devem ser brancas ou laranja e, atrás, vermelhas ou laranja. Servem para indicar mudança de direção e também podem funcionar como “quatro piscas” para alertar perigo.

Luzes de travão

Avisam o condutor que circula atrás que estamos a realizar uma travagem. Devem ser vermelhas ou laranja.

Luzes de nevoeiro

À frente, devem ser brancas ou laranjas e ter um alcance máximo de 30 metros. Apesar de serem úteis para conduzir com nevoeiro, a incorporação destas no seu veículo não é obrigatória.

Já atrás, devem ter pelo menos uma (a do lado esquerdo) com o mesmo alcance máximo. O uso destas luzes tem de ser sempre justificado por condições adversas.

Luzes de chapa

A luz da chapa da matrícula serve para refletir a luz de um veículo que circule atrás. Tem de ser visível a, pelo menos, 20 metros e serve para distinguir o carro. São colocadas na retaguarda do carro.

Informação extra

Para os motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores, os médios são luzes obrigatórias mesmo durante o dia.

A mesma regra aplica-se aos veículos de mercadorias perigosas e transporte coletivo de crianças.

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