Atualmente, a má postura no trabalho é algo muito (demasiado) comum, especialmente em áreas profissionais que exigem estar sentado durante muito tempo.
Quantas pessoas passam as 8 horas diárias de trabalho frente a um computador, a usar apenas uma das mãos que mexe no rato, agarradas à cadeira, sem pausas? Muitas. Demasiadas. Se é o seu caso, então continue a ler, de preferência em pé e em movimento, usando um tablet ou telemóvel para o efeito.
A má postura no trabalho revela-se nas habituais queixas de dores nas costas. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 80% da população mundial sofre de dores na coluna (2016). A tendência, ano após ano, não é de melhoria.
Vivemos numa sociedade sedentária que trabalha sempre com prazos apertados e sob stress, sentada e em posturas incorretas. Se está a ler este artigo sentado, repare na sua postura. Como está o seu pescoço, inclinado? E as suas pernas e braços? E o seu colega do lado, como está?
Uma má postura no trabalho causa desconforto e dores em algumas regiões do corpo como: coluna cervical (pescoço), torácica (meio das costas) e lombar (fundo das costas).
Conheça as causas e como prevenir a má postura no trabalho.
5 consequências da má postura no trabalho
1. Desconforto na vista
A concentração exigida pelo trabalho no computador faz com que pisquemos menos os olhos e, dessa forma, a superfície da córnea, seca, resultando em vermelhidão e irritação nos olhos.
É importante fazer pausas frequentes para descansar a vista. Aproveitar esse tempo para olhar para objetos que estão mais afastados, um exercício simples e benéfico.
2. Dores nas Costas
A má postura no trabalho, deve-se muito à falta de ergonomia. Uma secretária ou uma cadeira demasiado alta ou baixa, não adequada à estatura do trabalhador, pode causar desconforto e dores nas costas.
O encosto da cadeira deve estar posicionado exatamente na curvatura lombar, de forma a que a coluna se mantenha apoiada.
Levantar-se sempre que possível e movimentar o corpo também ajuda (e muito) a evitar tensões e, consequentemente, dores.
3. Fadiga
A fadiga é a maior causa da queda de rendimento e diminuição da capacidade de trabalho.
É causada pela alteração nas propriedades dos músculos, jornadas excessivas de trabalho sem intervalo, entre outros fatores somados a uma postura inadequada.
4. Tenossinovite
É uma das doenças mais comuns causadas pela má postura no trabalho, originada por movimentos repetitivos e tensão constante em determinadas zonas.
A tenossinovite é a inflamação de um tendão e do tecido que cobre um grupo de tendões, chamada bainha tendinosa, o que gera sintomas como dor local e sensação de fraqueza muscular na área afetada. Alguns dos tipos de tenossinovite mais comuns incluem a tendinite de De Quervain e a síndrome do túnel do carpo, ambas no punho.
Em estágios mais avançados, provoca espasmos de dor, impedindo até que a pessoa afetada consiga carregar objetos leves, como uma caneta.
5. Cifose torácica
A cifose torácica afeta a respiração, decorrente de doença pulmonar, muito comum em asmáticos que adquirem uma postura errada para respirar enquanto estão sentados a usar o computador. Porém, a tendência de inclinar o pescoço para a frente é adquirida por qualquer outro indivíduo que passe muito tempo frente a um ecrã.
Existem ainda outras doenças relacionadas com a má postura como escoliose e hiperlordose.
Prevenção: Ergonomia
A Ergonomia aborda a adaptação do local de trabalho às necessidades de cada trabalhador em particular, proporcionando conforto e prevenindo doenças profissionais causadas pela má postura corporal.
Assim, a Ergonomia assume um papel especialmente determinante para pessoas que usam o computador durante boa parte ou a totalidade das suas funções, assim como para quem, de uma forma geral, permanece na mesma posição durante longos períodos de tempo.
O ajuste deve ser individual. Cada posto de trabalho é único e adequado à pessoa que o ocupa.
6 dicas a considerar
1. A cadeira deve ter um encosto alto, com apoio para os braços e à mesma altura do teclado, além de posicionado exatamente na curvatura lombar, de forma a que a coluna se mantenha apoiada.
2. A parte superior do monitor deve estar à altura dos olhos, numa distância mínima de um braço, de forma a que o profissional mantenha a cabeça na posição vertical.
3. Ao usar o rato, é indicado que se movimente o braço e não apenas o punho. Se possível, deve manter-se um apoio para o braços e punhos.
4. Para garantir que as pernas ficam em ângulo reto, de modo a ajudar a estabilizar a postura do corpo, pode usar-se uma base (semelhante a um degrau) com a altura certa que permita esse conforto.
5. Fazer pausas com frequência e movimentar o corpo – alongamentos e exercícios simples – é um gesto fundamental para evitar problemas relacionados com a má postura no trabalho.
6. Sempre que possível, a prática de exercício fisico ajuda ao fortalecimento dos músculos, refletindo-se também na postura.
Estas são algumas dicas importantes para garantir uma postura correta e evitar sérios problemas para a saúde.