Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
15 Mai, 2018 - 12:42

Está sempre cansado? Experimente uma destas receitas para combater a fadiga

Mónica Carvalho

Cansaço, falta de forças, sonolência. Há momentos em que parece difícil combater a fadiga, mas iremos mostrar como é possível fazê-lo através da alimentação.

Está sempre cansado? Experimente uma destas receitas para combater a fadiga

Receitas para combater a fadiga? Sim, seja físico ou mental, temos dicas incríveis para dizer adeus a este cansaço.

Se há muitos fatores que levam a que combater a fadiga possa ser difícil, saiba que uma alimentação equilibrada, uma boa noite de sono e a prática regular de exercício físico poderão fazer verdadeiros milagres para melhorar os níveis de energia.

Como regra geral, recomendamos que evite produtos açucarados e diminua a ingestão de produtos à base de cafeína, para conseguir, assim, combater a fadiga, que pode ter as seguintes causas:

  • abuso de álcool e cafeína;
  • excesso ou ausência de atividade física;
  • dormir mal;
  • uso de medicamentos;
  • maus hábitos alimentares.

Tudo isto se manifesta em:

  • ansiedade e depressão;
  • elevados níveis de stress;
  • Perturbações gástricas e intestinais;
  • Perda ou aumento de peso;
  • Fraqueza muscular;
  • Falta de ar;
  • Dores no peito.

10 alimentos bons para combater a fadiga

combater a fadiga

Há alimentos que pode ingerir para ajudar a diminuir ou até mesmo eliminar os níveis de fadiga. Saiba quais são.

1. Chá verde

Este chá possui muitos antioxidantes poderosos e com benefícios ao nível da redução do stress e melhoria da memória.

2. Melancia

Apesar de existir com mais frequência no verão, atualmente já é possível comer melancia o ano inteiro e ainda bem, já que esta fruta é uma grande impulsionadora de energia e ajuda a prevenir sinais de desidratação.

3. Espinafre

Se faz bem ao Popeye, faz bem a qualquer pessoa. O consumo de espinafres melhora o metabolismo, já que este vegetal é rico em vitamina C, vitamina B, magnésio e ferro.

4. Bananas

Talvez seja a fruta preferida para consumo quer antes quer depois de um treino físico. E não é à toa. Além de ser fácil de transportar, a banana possui elevados níveis de potássio, vitaminas essenciais e ácidos gordos que dão bastante energia.

5. Aveia

Mesmo sendo um carboidrato, o seu consumo moderado é benéfico para o corpo humano, por ser rico em fibras, que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no corpo.

6. Nozes

As nozes são ricas em ómega-3 e fibra. O seu uso está igualmente associado ao tratamento de estados depressivos, bem para como melhorar o foco mental

7. Sementes de abóbora

As sementes estão na moda e estas podem ser uma boa alternativa para combater a fadiga, já que são bastante ricas em ómega-3, vitaminas B1, B2, B5, B6, e vários minerais essenciais ao corpo humano.

Receitas para combater a fadiga

food

Já pensou em aproveitar a hora do lanche, seja de manhã, seja de tarde, para fazer refeições que ajudam a combater a fadiga? Se não sabe como, temos algumas sugestões deliciosas para si.

1. Cocktail energizante

Misture duas gemas de ovos, duas colheres de chá de açúcar, duas gotas de essência de baunilha e 100ml de leite ou bebida vegetal.

2. Paté de avelã e mel

É muito simples de preparar e ainda mais fácil de comer, pois é muito saboroso. Junte 100gr de margarina, 100gr de avelãs e três colheres de mel. Leve num tacho a ferver, até obter a textura de pasta. Pode comer assim, ou barrar nas torradas ou em tostas.

3. Bebida de pêssego e morangos

Para preparar esta bebida, precisa de um liquidificador, onde deve colocar um pêssego cortado em pedaços, meia chávena de leite de soja (ou outra bebida vegetal a gosto), quatro morangos e uma colher de sopa de gérmen de trigo.

4. Sumo verde

Este sumo verde é tudo o que precisa para combater a fadiga. Para preparar, adicione 50gr de espinafres e 500gr de agrião. Experimente beber logo pela manhã e sinta-se com força e garra para enfrentar um novo dia.

Combater a fadiga é algo por que todos passam em determinada fase da vida. Uma boa alimentação é a base perfeita para se sentir melhor a cada dia.

Veja também: