Só em Junho, os particulares portugueses investiram mais 28 milhões de euros em Certificados de Aforro, mas ainda está a longe a recuperação destes instrumentos que perderam, em 2012, cerca de 1700 milhões de euros.
Desde o início do ano, foram investidos 81 milhões de euros em Certificados de Aforro e segundo os dados comunicados pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, os particulares aplicaram, no mês de junho de 2013, 9750 milhões de euros. O que significa um acréscimo de 28 milhões de euros relativamente ao mês de maio.
Os certificados de aforro registaram, desde o início do ano, um aumento nas subscrições de 81 milhões. Apesar da subida, a recuperação é ainda pouco significativa relativamente ao que aconteceu o ano passado.
A quebra nas subscrições de Certificados de Aforro aconteceu depois da rendibilidade das taxas de juro das Obrigações do Tesouro a 10 anos deixarem de ser rentáveis para o Estado e do aumento das taxas de juro.
No ano transacto, os Certificados de Aforro tiveram uma perda de 1700 milhões de euros, um valor que o Estado não previu. Este ano, a previsão do Estado volta a ser contrariada já que os Certificados do Tesouro continuam em queda, tendo os particulares retirado cerca de 4 milhões de euros deste instrumento.
Taxa de 2,3% para Agosto
Com a taxa diretora em mínimos históricos e a Euribor estabilizada, o rendimento dos Certificados de Aforro é afectado.
Em agosto, a taxa bruta dos Certificados de Aforro da série C manteve-se inalterada face ao mês anterior. Assim, o rendimento líquido dos certificados de aforro mantém-se nos 2,3%, estando assim os certificados de aforro acima da inflação prevista de 0,4% para 2013 e superam os juros oferecidos pelos depósitos de quase todos os bancos.
O que são Certificados de Aforro?
Os Certificados de Aforro são um instrumento de dívida pública e o reembolso do capital investido, assim como o pagamento dos juros, são assumidos pelo Estado. Saiba mais sobre Certificados de Aforro.
Conheça alguns produtos e investimentos do mercado. »
Veja também: