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Amantes do universo automóvel, esta pergunta é para vocês: quantas marcas de carros portugueses conhecem?
A maioria destas marcas já não está ativa, ainda assim fizeram as delícias dos nossos conterrâneos ao longo das últimas décadas. São designs mais ou menos inovadores, alguns de gosto discutível, mas que demonstram o caráter empreendedor do português.
Se é verdade que Portugal se tornou um destino da produção de parte significativa da indústria automóvel europeia, isso fez-se a custo das marcas internacionais que por cá se foram instalando.
Mas s história automóvel também se fez em Portugal e, por isso, recordamos as marcas de carros portugueses que marcaram este “cantinho à beira-mar plantado”.
12 marcas de carros portugueses
Veeco
A Veeco foi produzida pela VE, no Entroncamento, e é uma das marcas mais inovadoras. O primeiro modelo foi o Veeco RT, que estreou os desportivos elétricos “made in Portugal”.
O carro é um reverse trike de três rodas, tem uma autonomia de até 400km e gasta apenas 1€ por cada 100km.
UMM
A UMM (União Metalo-Mecânica), uma das marcas de carros portugueses que ficaram para a história, nasceu em 1977 e teve bastante sucesso no seu setor a produzir veículos 4×4 para uso na agricultura, indústria e serviços.
Os motores eram da Peugeot, mas a carroçaria era feita em território nacional – em Mem Martins – bem como outros componentes.
A marca conseguiu pôr vários modelos cá fora, mas por ter poucas vendas, complicações burocráticas e falta de apoio, acabou por deixar de produzir veículos em 2006. Mas ainda existe.
Sado
Produzido pelo Grupo Entreposto entre 1978 e 1985, o modelo Sado foi um carro que teve bastante sucesso em Portugal.
Este microcarro foi tão popular que as primeiras 50 unidades produzidas venderam como se viessem recheadas de ouro, e tiveram até uma lista de espera.
O carro em si era leve, chegava aos 110 km/h e tinha um motor de 2 cilindros com uma potência de 28 cavalos.
Alba
O modelo de maior sucesso da marca, criado pela metalúrgica Alba em 1952, desenvolvido em Albergaria-a-Velha, foi o Alba 1500, um carro português com maior potência que o Sado, que chegava aos 200 km/h, com a ajuda de um motor de 4 cilindros e 200 cv.
O carro foi produzido até 1961 com o intuito de participar em competições. Além deste, havia ainda outro modelo da marca, o Alba 1100, com motor da Fiat.
Edfor
A Edfor teve um modelo de sucesso que foi fabricado em 1937, o Edfor Grand Sport, o que o torna um dos mais antigos modelos das marcas de carros portugueses.
Este utilizava um motor V8 da Ford, e chegava aos 160km/h. A marca foi criada por Eduardo Ferreirinha no Porto, e chegou a ser conduzido pelo cineasta Manoel de Oliveira, que o honrou no filme “Já Se Fabricam Automóveis em Portugal”.
DM
Produzido em 1951, o DM nasceu na Auto Federal Lda. Dionísio Mateus, no Porto. Com um motor de 1100 cm3 com quatro cilindros e com uma potência de 65 cv, pesava 500 kg e atingia os 170 km/h.
MG Canelas
Foi produzido em 1952, em Lisboa, e ficou conhecido como sendo um carro de corrida nos anos 50. Com um chassis tubular construído em aço, o MG Canelas tinha um motor de 1500 cm3 com quatro cilindros e 95 cv de potência.
Atingia os 195 km/h e tinha ainda uma caixa com quatro velocidades.
Olda
Estávamos em 1954 quando surgiu a Olda, em Águeda. Este modelo usava o motor e o chassis do Fiat 1100. Atingia os 165km/h e contava com um motor de quatro cilindros e 80 cv de potência.
Marlei
Foi no Porto, em 1954, que o mecânico Mário Moreira Leite apresentou o Marlei. Este modelo de uma das principais marcas de carros portugueses, tinha um motor com quatro cilindros, uma caixa de quatro velocidades, com velocidade máxima de 160 km/h e com 1588 cm3 e 48 cv de potência, este carro tinha por base o Opel Olympia Caravan.
AGB IPA
Este modelo tinha por base o Astra britânico, com 300 cm3, 15 cv de potência e um motor British Anzani de dois cilindros.
Este modelo foi apresentado na Feira das Indústrias, em 1958. Contou com cinco exemplares e estava disponível na versão familiar de quatro lugares e coupé de dois lugares.
PORTARO
Este todo-o-terreno tinha por base o jipe 240 4×4 da marca ARO e foi produzido em 1976, na Fábrica de Máquinas Agrícolas do Tramagal, em Abrantes.
Vendeu mais de 7000 unidades, mas a marca abriu falência em 1990. Contava com um motor de quatro cilindros, com 2498 cm3 e 71 cv de potência.
Felcom
Fechamos a lista de marcas de carros portugueses com o primeiro automóvel lusitano. Foi construído entre 1933 e 1935 e contava com componentes de um Ford A, de um Miller e de um Turcat-Méry.
Este carro desportivo participou no Circuito do Estoril e entrou em várias competições do Circuito da Boavista.