O ano de 2023 marca um momento histórico para a Nestlé Portugal que celebra 100 anos e recebeu o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para assinalar a data.
“Viver é uma Arte. A Nestlé faz parte.” é o mote da campanha que está a celebrar com os consumidores a confiança depositada na companhia e nas suas marcas ao longo de várias gerações.
Ao longo de um século, a Nestlé tem sido uma empresa relevante na economia portuguesa, criando e partilhando valor económico, social e ambiental com a comunidade através de uma importante presença que tem crescido continuamente e continuará a projetar-se no futuro.
Para Anna Lenz, diretora geral da Nestlé Portugal, “o nosso sucesso e reputação no país são em grande parte devidos ao reconhecimento e à confiança depositada em nós pelos Consumidores. É para eles que todos os dias fabricamos os melhores produtos adaptados a toda as etapas da sua vida e é a eles que devemos o nosso sucesso”.
“Mas este é um trabalho que não podemos fazer sozinhos, contamos com o apoio de muitos parceiros de negócio ao longo da nossa cadeia de valor, desde os agricultores produtores de cereais no Alentejo, até aos retalhistas que nos ajudam a levar os produtos aos consumidores, pelo que a todos eles o nosso muito obrigado”, concluiu a responsável.
No discurso proferido na cerimónia de celebração, realizada na fábrica de Avanca, o Presidente da República agradeceu à Nestlé a sólida presença de 100 anos em Portugal, enaltecendo o contributo económico e social que a empresa tem dado ao país. “É uma honra para o país e para o município de Estarreja poder contar com uma fábrica como esta. No seu estabelecimento em Portugal, a Nestlé soube perceber os portugueses e hoje conhece o bem país. Continua a apostar em Portugal com uma certeza e confiança inabaláveis”, adiantou Marcelo Rebelo de Sousa.
Foi a ação do Professor Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina em 1949) que lançou, em 1923, na sua terra natal, Avanca, as bases do que é hoje a Nestlé Portugal, trazendo para o país a tecnologia que permitiu o desenvolvimento de produtos alimentares essenciais à melhoria da qualidade de vida da população portuguesa. Egas Moniz inspirou-se em Henri Nestlé que em 1867 inventou a “Farinha Láctea”, tão importante numa época com uma taxa de mortalidade infantil muito elevada na Europa.
A história da empresa está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento de produtos alimentares e de bebidas, com marcas icónicas como CERELAC®, NESTUM®. SICAL®, NESCAFÉ® ou MAGGI®, através de uma estrutura sólida implantada no país e apoiada por investimentos contínuos, com reflexos nos sucessivos crescimentos de volumes de produção nas duas fábricas que o Grupo tem em Portugal, Porto e Avanca.
Hoje, com mais de 2500 colaboradores, a Nestlé Portugal desempenha um relevante papel na criação de riqueza no país. Em 2022, as vendas da empresa atingiram os 677 milhões de euros, tendo investido 73 milhões de euros na sua operação. É ainda a partir dos dois polos de excelência que são as fábricas do Porto e de Avanca que a Nestlé fabrica um largo conjunto de marcas locais e internacionais, adaptadas aos gostos e conveniências dos consumidores portugueses, mas também apreciadas além-fronteiras, em mais de 60 países, para onde a empresa exporta mais de 60% da sua produção local.
Relação de confiança
Durante o evento, a Nestlé Portugal enalteceu a relação de confiança que ao longo de 100 anos construiu com os consumidores portugueses, agradeceu ainda aos seus colaboradores atuais a sua dedicação e a das várias gerações que os antecederam na construção da Nestlé Portugal e a todos os seus stakeholders pelo contributo fundamental dado todos os dias ao longo da cadeia de valor da companhia.
A todos eles, a Nestlé reiterou o seu compromisso em continuar a criar e partilhar valor com a sociedade portuguesa, fazendo evoluir o seu portefólio de produtos em linha com as atuais e futuras necessidade nutricionais dos portugueses e tendo sempre como farol o cumprimento dos compromissos de sustentabilidade que a Nestlé definiu para si, cujo objetivo macro é atingir a neutralidade carbónica até 2050.
Constituiu um ponto alto do evento o reconhecimento que o Presidente da República fez aos Colaboradores da Nestlé Portugal, decidindo atribuir a condecoração de Comendador da Ordem de Mérito Empresarial a Alfredo Manuel da Silva. Ao longo de uma carreira de mais de 44 anos no Grupo Nestlé, trabalhando em diversos países Alfredo Silva é reconhecido como uma referência absolutamente unânime na Nestlé em Portugal e também além-fronteiras.