Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Mesquita
Catarina Mesquita
25 Jun, 2018 - 13:21

Usar a memória visual: uma ajuda que pode ser preciosa

Catarina Mesquita

Quando há muita matéria a assimilar, saiba que a memória visual o pode ajudar bastante. Saiba em que consiste e como a pode desenvolver.

Todos sabemos que as sensações visuais são muito importantes e uma forma de recebermos informação sobre o que se passa ao nosso redor. Neste contexto, surge o conceito de memória visual, revelando o enorme poder que uma imagem pode ter quando se está a tentar reter informação.

Saiba como este tipo de memória poderá ser uma ajuda muito importante e decisiva nas alturas em que que tem de estudar e assimilar conteúdos importantes.

O que é a memória visual e qual é a sua importância?

memoria visual

Fonte: Unsplash/firmbee

A memória visual concretiza-se através do processamento cerebral de imagens, sendo muito importante para reter e compreender informação, como quando está a estudar para um exame ou a preparar uma apresentação. Para ser mais eficiente, esta memória precisa de ser treinada. As pessoas que possuem uma boa memória visual memorizam as matérias com recurso às imagens.

Este tipo de memória faz parte da memória a curto prazo (MCP). A informação retida pela memória visual pode passar a fazer parte da memória a longo prazo, ou simplesmente ficar esquecida.

É também de ressalvar que a idade influencia esta memória. Desta forma, por exemplo, uma criança de seis anos tem uma memória maior do que um idoso de 70 anos.

Esta memória permite-lhe receber cerca de 90% das informações que o rodeia. Não obstante, por vezes, pode esquecer-se de várias coisas e não saber o que fazer. Por esse motivo, é fundamental que treine a sua memória.

Alguns exemplos de situações em que usa a memória visual:

  • quando está a conduzir, a memória visual a curto prazo permite-lhe reter a informação dos sinais de trânsito, ou saber onde estão os carros à sua volta depois de olhar pelo retrovisor;
  • se se cruzar com uma pessoa, a sua memória visual a curto prazo vai reter a imagem dessa pessoa;
  • quando lê um livro ou apontamentos, consegue, através da memória visual, reter a informação verbal adquirida através da leitura.

3. Como fazer melhor uso deste tipo de memória?

  • Gráficos, fórmulas, diagramas e textos podem ser muito úteis;
  • escrever tudo aquilo que ouve pode ser decisivo, uma vez que a escrita estimula a visão;
  • combinar apontamentos com imagens ou outros elementos visuais que possam ser um auxílio na tarefa de memorizar os conteúdos;
  • descansar adequadamente, pois a falta de descanso pode causar falhas de memória;
  • coloque as fórmulas complicadas de Matemática e Físico-Química próximas de si, ao alcance da sua visão. Esta é, de facto uma boa maneira de decorar, aqueles que têm uma memória visual.

Como pode observar, a memória visual pode contribuir para reter a informação estudada e, dessa forma, ter melhores resultados e conseguir o sucesso escolar, académico e profissional.

Na verdade, até na primeira infância a memória visual desempenha um papel fundamental no desenvolvimento geral de cada criança e nas habilidades de que ela necessita para ter sucesso na escola. Assim, é essencial começar a treinar e praticar desde cedo, para que possa estimular esta capacidade.

Veja também: