Assunção Duarte
Assunção Duarte
17 Out, 2022 - 13:57

Microsoft Office despede-se. Diga olá ao Microsoft 365

Assunção Duarte

O tradicional Microsoft Office vai passar a chamar-se Microsoft 365, mantendo todos os seus softwares e aplicações habituais.

Microsoft Office 365

Microsoft Office é o pacote de software para escritório mais conhecido de toda a história da informática. Lançado em 1990, com os famosos Word, Excel e PowerPoint, este conjunto de softwares da Microsoft fundiu-se com o também bem sucedido sistema operativo Windows desta empresa norte americana para mudar para sempre a forma como o mundo passou a trabalhar e a estudar.

Apesar da Microsoft já ter começado a promover a marca ‘365’ como uma bandeira de produtividade ao adotar o modelo de assinatura chamado Office 365 em 2017, uma versão online do Microsoft Office mas através da nuvem, a decisão de deixar cair a palavra Office só chegou agora.

No seu site oficial a Microsoft promete que até ao final deste ano esta transição vai ser oficializada e que as mudanças vão acontecer não apenas no nome, mas também no logótipo, na aparência e nos recursos que vão passar a estar disponíveis. 

Microsoft Office: sai o ‘escritório’ e entra o ‘365’

Foi a partir de 2020 que a Microsoft decidiu alterar o nome da assinatura do pacote de softwares do Microsoft Office via nuvem de Office 365, para Microsoft 365, altura em que passou a incentivar os seus utilizadores a adotar esta versão de acesso aos softwares tradicionais do pacote.  

A vontade em tornar a marca 365 a flagship da empresa culmina agora nas mudanças que vão começar pelo site Office.com, que a partir de novembro vai ser redirecionado para o site microsoft365.com, e que em janeiro de 2023 vão chegar ao software Office no Windows e à aplicação para dispositivos móveis Office.

O objetivo é esta alteração de nome acontecer em todos os produtos, quer nos produtos domésticos quer nos produtos empresariais e a Microsoft garante que esta transição não terá qualquer impacto nas contas, perfis, subscrições e ficheiros dos produtos já existentes nem no seu uso.

Microsoft 365: mais recursos para os softwares de sempre

Os tradicionais softwares Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, OneDrive e outros, vão permanecer idênticos dentro do pacote Microsoft 365, mas a empresa promete novos recursos para melhorar o trabalho colaborativo e de equipa junto dos seus utilizadores.

Algumas das novidades incluem novas formas para organizar e agrupar conteúdos, o acesso a mais informação sobre a equipa de trabalho através dum feed próprio para a aplicação móvel e novos modelos para a criação de documentos. O novo pacote vai incluir também o Loop, o Clipchamp, o Stream e o novo aplicativo Designer da Microsoft. 

Para já a empresa promete que a marca Microsoft Office não irá desaparecer totalmente já que continua a estar disponível a compra única de softwares individuais do Office por meio dos planos Office 2021 e Office LTSC e não haverá alterações nos planos de assinatura do Office 365.

Mas esta transição parece significar que, a longo prazo, qualquer novo recurso anunciado será claramente para o Microsoft 365 e não mais para o Microsoft Office.

Veja também