Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
23 Ago, 2018 - 12:30

Como usar o modo confidencial do Gmail

Luísa Santos

O modo confidencial do Gmail pode ser-lhe muito útil se quiser enviar informação de cariz mais sensível e a quiser proteger de terceiros.

Como usar o modo confidencial do Gmail

O modo confidencial do Gmail funciona tanto para e-mails apenas compostos por conteúdo textual, como para o envio de anexos multimédia (como fotografias, vídeos ou até mesmo documentos). Este modo ajuda a manter privada a sua informação, para que seja vista e aberta unicamente pelo destinatário.

O modo confidencial do Gmail permite, também, que defina uma data de expiração para o e-mail que enviou, estabelecendo, assim, um período de tempo no qual o destinatário é obrigado a abrir o e-mail. Pode, ainda, resgatar os e-mails que quiser, quando quiser.

O Gmail vai mais longe com a implementação deste modo, pelo que impede o destinatário de reenviar, copiar, imprimir ou fazer download do e-mail confidencial que recebeu. A Google alerta, no entanto, que podem ser feitos screenshots dessas mensagens e que existem casos em que detentores de programas pirata conseguem aceder aos e-mails confidenciais.

Envie e-mails confidenciais através do Gmail

modo confidencial do Gmail

Existem muitas formas de o fazer, dependendo de onde se encontra a abrir o Gmail: se no computador ou num dispositivo móvel. Também importa saber se esse dispositivo é Android ou iOS – já que existem ligeiras diferenças de um sistema operativo para o outro.

No computador

Em primeiro lugar, é fundamental que utilize a nova versão do Gmail. Caso ainda não esteja a utilizá-la, ou caso não saiba, sequer, da sua existência, ative-a antes de tudo.

Basta fazer login na sua conta, clicar no ícone das Definições (no canto superior direito, debaixo da sua fotografia) e selecionar “Experimente o novo Gmail”). Depois de explorar o novo layout, siga estes procedimentos para ativar o modo confidencial:

  1. No menu do lado esquerdo, carregue em “Compor”;
  2. No canto inferior direito, na janela que apareceu para escrever um novo e-mail, poderá ver que existe um novo ícone (Turn on confidential mode). Clique no mesmo para ativar o modo confidencial do Gmail;
  3. Esteja atento à informação que surgiu numa nova janela. Ser-lhe-á pedido que defina um prazo de validade (após o qual o e-mail enviado expira) e ainda se quer introduzir uma password (que lhe será enviada por SMS) sem a qual o e-mail não pode ser aberto;
  4. Clique em “Guardar”.

Suponha que o prazo de validade que definiu ainda não expirou e que quer resgatar o e-mail enviado. Pode fazê-lo seguindo estes passos:

  1. No menu do lado esquerdo, selecione “Enviado”;
  2. De seguida, carregue em “Abrir o e-mail confidencial”;
  3. Selecione a opção “Remover acesso”.

No Android

O procedimento é muito semelhante. A base é igual, tudo o que altera é a plataforma e os ícones presentes em cada uma. Se visualizar o vídeo acima irá perceber, de uma forma visual e simplificada, como pode seguir os passos explicados “No computador” e replicá-los no seu Android. Mas tenha em atenção que é necessário ter a aplicação do Gmail, por isso, não tente seguir estes passos a partir do browser.

No iOS

O procedimento mantém-se para os dispositivos iOS. Alteram-se, uma vez mais, os ícones de cada sistema operativo, mas a lógica mantém-se inalterável. Relembramos, novamente, que, para ativar o modo confidencial do Gmail, tem de o fazer através da aplicação própria.

Veja também