Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
17 Abr, 2018 - 12:54

O Gmail vai mudar. Conheça 4 novidades

Ana Duarte

A Google vai mudar o Gmail. Além do novo design, as novidades passam pela inclusão de funcionalidades que tornam o serviço de e-mail mais prático.

O Gmail vai mudar. Conheça 4 novidades

A Google revelou, a 11 de abril de 2018, que está a planear lançar um novo design do Gmail durante as próximas semanas. Esta versão renovada vai aparecer aos utilizadores na versão web do Gmail, sendo mais parecido com o design do Gmail nos dispositivos móveis.

A sua conta Gmail vai mudar na web

gmail vai mudar

O novo design está a ser testado na Google e em parceiros de confiança da empresa americana. O design renovado inclui elementos subtis do Google Material Design e algumas das características que já foram introduzidas na Inbox do Gmail.

Respostas inteligentes

Uma novidade tem a ver com as respostas inteligentes, que já estão implementadas na versão móvel, mas que serão também instaladas na versão web do Gmail. Estas respostas são sugestões de resposta rápida a e-mails, que permitem poupar tempo ao utilizador.

Funcionalidade snooze

Outra funcionalidade, chamada snooze, permite remover e-mails de forma temporária, de modo a que o utilizador possa evitar longas conversas de e-mail até que realmente esteja pronto para responder, podendo escolher o dia em que quer ser recordado da conversa. Estas duas últimas funcionalidades fazem parte da app Inbox da Google para o Gmail, sendo que passarão a estar disponíveis na versão web.

Nova barra lateral

O novo design inclui também uma nova barra lateral, com a opção de usar o calendário da Google, notas e tarefas, tudo ao lado das mensagens de e-mail. Esta novidade deverá ser a mais útil, facilitando, por exemplo, a marcação de reuniões.

Novo design

O utilizador terá à sua disposição três novos layouts que estão a ser preparados pela Google, incluindo uma visualização pré-definida que dá destaque a anexos, como documentos e fotos, uma visualização mais prática que não dá destaques a anexos e uma terceira opção mais compacta que aumenta o número de e-mails trocados que se pode ver por página (este é o layout mais semelhante ao atual).

A Google prevê que este novo design esteja disponível para os utilizadores de G Suite e Gmail durante as próximas semanas. A conferência Google’s I/O developer arranca a 8 de maio de 2018, esperando-se que este novo design do Gmail seja uma das novidades a apresentar no evento.

Veja também: