Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
07 Mai, 2018 - 09:28

5 novas funcionalidades do Gmail que tem de conhecer

Nuno Margarido

O Gmail mudou… para melhor! A Google deu uma nova cara à caixa de correio eletrónico e há novas funcionalidades do Gmail. Conheça-as.

5 novas funcionalidades do Gmail que tem de conhecer

A Google reconfigurou o Gmail para o tornar mais atrativo e fácil de usar. Com uma mão cheia de novas funcionalidades, a empresa deu um novo visual à caixa de correio eletrónico e tornou-a bem mais apetecível e fácil de utilizar. Conheça 5 novas funcionalidades do Gmail que o vão ajudar a tirar ainda mais partido do serviço de email.

5 novas funcionalidades do Gmail

funcionalidades do gmail

1. Ações flutuantes

Já não é necessário selecionar um email e depois procurar uma ação no topo da caixa de correio eletrónico. A passagem do cursor do rato sobre os emails faz surgir várias ações flutuantes como “arquivar”, “excluir”, “marcar como não lida” e “adiar”.

2. Adiar

Há uma nova opção que permite “adiar” os emails para que estes não ocupem espaço na caixa de entrada até serem realmente necessários. Quando o utilizador “adia” o email, este desaparece da caixa de entrada e só volta a aparecer numa data definida pelo próprio utilizador.

3. Agenda

No lado direito do ecrã, existe um botão que permite aceder facilmente à agenda. Ao aceder à mesma, o utilizador pode acrescentar novas tarefas e eventos em dias específicos.

4. Respostas inteligentes

Também conhecidas como “respostas rápidas”. Esta funcionalidade já estava disponível para os utilizadores da aplicação, mas chega agora ao novo Gmail disponível através do computador. Ao abrir um email, o utilizador pode selecionar uma das três respostas que o próprio serviço sugere e, dessa forma, não perder tempo a escrever.

5. Email confidencial

Uma nova funcionalidade que vai agradar a muitos utilizadores. Ao ativar esta funcionalidade, o utilizador que envia a mensagem pode definir uma data de validade ou até cancelar o envio do próprio email.

Para além disso, o recetor não poderá reencaminhar, baixar ou copiar o conteúdo presente no email. E há, ainda, a possibilidade de o bloquear com uma palavra-passe.

Como ativar o novo Gmail

O novo Gmail ainda não está disponível em definitivo para todos os utilizadores, mas tome nota do que fazer para o ativar. Como seria de esperar, é algo bastante fácil de fazer. São 3 os passos simples que vai ter de executar para aceder às novas funcionalidades:

  1. Abrir a caixa de entrada;
  2. No canto superior do ecrã, carregar na roda dentada que permite aceder às “Configurações”;
  3. Selecionar a opção “Conhecer o novo Gmail”, situada em primeiro lugar.

Veja também: