Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
27 Set, 2018 - 10:31

Mudar o som do carro é possível? Conheça as alternativas

Júlia Rocha

Mudar o som do carro pode consistir em pequenas alterações ou algo complexo. Saiba como é possível e atente aos limites e à própria capacidade do carro.

Escape Carro

Se é amante de automóveis, de certeza que gosta de fazer pequenas alterações e estar sempre a tentar melhorar o estado e a performance do mesmo. Mudar o som do carro é possível? Esta característica é, sem dúvida, uma das coisas mais importantes para os apreciadores, já que facilmente têm o ouvido treinado para identificar o carro pelo roncar do motor.

Marcas como a Ferrari, Lamborghine, Porsche e outras, são famosas pelo som dos seus motores, pela sinfonia que deixam no ar no momento em que se pisa o acelerador. Mas nem precisamos de ir para o setor dos carros de luxo. São algumas, as gamas mais desportivas das marcas mais “comuns”, que podem chegar ao mesmo ponto sonoro ou que então, se podem modificar até atingir esse objetivo.

Como mudar o som do carro

Escape de carro

Todos os elementos que fazem parte do automóvel podem ter interferência direta no som do carro.

Saiba que é o facto de algumas marcas e modelos terem sistemas tão específicos de motorização, que lhes dá determinado som. Se o seu carro é mais modesto, mas quer ter aquele som característico dos veículos de Fórmula 1 há algumas coisas que pode fazer, entre elas está uma técnica muito barata e de fácil execução. 

Basta ter um balão rasgado e colocá-lo na saída do cano de escape, com a exaustão dos gases o som do carro será, no mínimo, interessante.

Sistema de escape

Mudar o sistema de escape consiste em instalar uma alternativa mais desportiva do que o que vem de origem. Estes sistemas dão um som especial e fazem a exaustão de forma mais eficiente, utilizando materiais de alta gama, como é o exemplo do titânio e o carbono. Esta alternativa é mais cara e convém fazer com quem perceba do assunto, porque um serviço mal feito, pode implicar perda de potência do carro.

Provavelmente já ouviu falar em furar o cano de escape com uma ferramenta, como técnica para mudar o som do carro, tornando-o mais ruidoso. Contudo isso significa que o sistema de escape irá deteriorar-se mais rapidamente bem como a exaustão será feita de forma defeituosa. 

Tenha cuidado com as alterações que faz no seu veículo, para que se mantenham no limite da legalidade. Em termos de ruído, não se devem ultrapassar os 85 decibéis. Tenha atenção quando o som do carro indicar algum problema mais grave com o funcionamento do mesmo.

Alterar o filtro de ar

Se o que quer mesmo é mudar o som do carro, sem necessariamente alterar o escape, mudar o filtro de ar é uma alternativa. Mudar o filtro para um de ar de alto rendimento aumenta ligeiramente o barulho produzido pelo motor. Se o seu objetivo é também que o seu carro tenha um “rugir” diferente, então esta alteração ajuda-lo-á a concretizar o seu objetivo.

É, sem dúvida, um dos métodos mais baratos de mudar o som de carro de forma eficaz: apenas tem encargos com a própria peça e a mão de obra. Saiba que os custos com o combustível vão aumentar, porque a instalação deste filtro significa que mais ar vai entrar dentro do motor e por isso injeta-se mais combustível para manter o rácio necessário entre os dois.

Veja também