André Freitas
André Freitas
24 Mai, 2021 - 15:02

Os 10 motores a gasolina mais fiáveis

André Freitas

Quais serão os motores a gasolina mais fiáveis da atualidade? Conheça a seleção de 10 motores que temos para si. Surpreenda-se!

Ralenti instável no carro

A escolha de um carro é algo muito pessoal. Contudo, existe uma característica que praticamente todos procuram: a fiabilidade. E quando se pensa num carro fiável, pensa-se logo num motor fiável, seja a diesel ou gasolina. Neste caso, compilamos uma lista dos motores a gasolina mais fiáveis.

Um carro fiável é sinónimo de poucas chatices, poucas idas ao mecânico, e poucos gastos em reparações. Um motor de qualidade, robusto, é capaz de aguentar centenas de milhares de quilómetros apenas com as manutenções programadas e uma ou outra reparação.

Reparar ou substituir um motor pode ter um custo bastante elevado. Pode até não se justificar, dependendo do valor do automóvel, por ser um componente muito caro. Assim, o ideal será optar por um dos carros com os motores mais fiáveis, independentemente do combustível.

Neste artigo, como já referido, enumeramos os motores a gasolina mais fiáveis, indicando em que marcas e modelos os podemos encontrar.

Assim, se procura um carro a gasolina para muitos e longos anos, e que não necessite de muitas reparações, consulte a nossa lista dos 10 motores a gasolina mais fiáveis da atualidade.

Os motores a gasolina mais fiáveis da atualidade

Como explicamos anteriormente, um motor fiável é aquele que consegue percorrer centenas de milhares de quilómetros sem serem necessárias grandes (e dispendiosas) reparações.

É precisamente assim que se percebe se um motor é, ou não, fiável: através da quantidade,  complexidade, e custo das reparações que requer ao longo da sua vida útil.

Dependendo da qualidade de construção do motor, poderemos esperar uma vida útil mais ou menos longa. Para além disso, devemos também considerar a frequência e qualidade das manutenções realizadas, assim como o cuidado diário com o automóvel.

Um automóvel que realize as manutenções programadas na altura devida e cujo condutor tenha bons hábitos de condução, provavelmente terá uma vida útil mais longa, mesmo com uma utilização intensiva.

Podemos utilizar como exemplo o táxi português da marca Mercedes e que ultrapassou os 2.000.000 de quilómetros percorridos (sim, 2 milhões)! Era um automóvel com uma utilização muito frequente e intensa, mas também um automóvel com uma manutenção e utilização cuidadas.

Obviamente que nem todos os motores (aliás muito poucos) conseguirão percorrer tantos quilómetros como o Mercedes do nosso exemplo. No entanto, conseguirão certamente percorrer muitos.

Motores a diesel ou gasolina

Independentemente do motor ser a diesel ou a gasolina, é possível encontrar motores extremamente fiáveis.

De um ponto de vista económico, os motores a diesel têm um custo inicial mais elevado, mas o combustível é mais barato, pelo que são ideais para quem percorre muitos quilómetros porque vai ser possível poupar a longo prazo.

Por outro lado, os carros a gasolina têm um custo inicial mais baixo e as suas manutenções são também, normalmente, menos avultadas.

No entanto, o fator que, a par da poupança com o custo inicial do carro, mais leva os condutores a optarem por um carro a gasolina é a experiência e prazer de condução.

Conduzir um carro a gasolina, para muitas pessoas, é simplesmente uma experiência diferente, seja pelo desempenho do automóvel, ou até pelo som que este faz.

Se está à procura de um carro a gasolina com um motor de confiança, espreite a lista dos 10 motores a gasolina mais fiáveis da atualidade.

Top 10 motores a gasolina mais fiáveis

1

Ford EcoBoost

O pequeno motor EcoBoost, lançado em 2012, conta com diversos prémios, tendo sido eleito melhor motor do ano várias vezes, e em anos consecutivos.

Este compacto (o bloco do motor cabe dentro de uma folha de papel A4) e inovador motor de três cilindros é um dos que mais se destaca no universo dos motores de até 1 litro.

Mas o seu tamanho em nada diminui a sua fiabilidade. A qualidade da sua construção torna-o num motor extremamente eficiente e de uma elevada qualidade, e que não requer grandes preocupações (e reparações).

Neste motor destaca-se o seu elevado desempenho e o prazer de condução que proporciona, e a eficiência no consumo de combustível.

Pode ser encontrado em modelos como o Fiesta, Focus, C-Max e EcoSport.

Uma curiosidade sobre este pequeno motor: na versão de 140 cavalos, este motor tem uma melhor relação de cavalos por litro que um Bugatti Veyron. Nada mau.

2

Peugeot/Citroën PureTech

Vencedor do prémio “Motor do Ano 2017” na categoria de 1.0 a 1.4 litros, o motor PureTech a gasolina de 1.2 litros e 3 cilindros turbo do Grupo PSA destaca-se pela sua eficiência, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Este pequeno motor com um design aerodinâmico equipa diversos modelos como: Opel Crossland, Peugeot 208, 308 ou 2008, e, ainda, os Citroën C3 e C4.

Lançado em 2014, este motor conjuga a tecnologia com a eficiência, tornando-se num dos motores a gasolina mais fiáveis do mercado.

3

Renault TCe

O pequeno motor a gasolina de 898 cc e 3 cilindros é um dos mais utilizados pelas marcas que compõem a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e pode ser encontrado em modelos como o Renault Clio e Captur, Smart ForTwo, Dacia Sandero, ou Nissan Micra.

É um motor económico e de simples manutenção, pelo que, mesmo não tendo um desempenho extraordinário, ganha pela sua fiabilidade. Se o objetivo é uma utilização maioritariamente em cidade, é uma boa opção.

Prova da sua qualidade e fiabilidade é o facto de o Renault Clio ser o carro mais vendido em Portugal ano após ano. Desde 2013 que nenhum outro modelo consegue bater o Clio no que toca às preferências dos portugueses.

4

Toyota VVT-i

As marcas de automóveis japonesas são conhecidas pela sua fiabilidade. E os motores por si desenhados e construídos, também.

Destacamos assim o motor VVT-i  de 998 cc e 3 cilindros que equipa, por exemplo, o Yaris, um dos citadinos mais vendidos no mundo inteiro.

Este motor é extremamente eficiente, com reduzidos níveis de consumo de combustível, de emissões, de ruído e de vibrações.

A sua qualidade e simplicidade tornam-no num dos motores a gasolina mais fiáveis da atualidade.

5

Volkswagen TSI

Tecnologia alemã. Os motores produzidos pelas fabricantes alemãs destacam-se pela sua qualidade de construção e dos materiais, tecnologia avançada, e robustez.

Destaque para a pequena unidade de 999 cc e 3 cilindros do Grupo VW que equipa o trio de citadinos up!/Citigo/Mii, mas também automóveis como o Audi A3, Seat Arona e Ateca, ou os Skoda Fabia e Karoq.

Trata-se de um motor compacto, mas com um elevado nível de fiabilidade e durabilidade, que venceu o prémio de “Motor do Ano 2018” na categoria de motores até 1 litro.

6

Volkswagen TFSI

A tecnologia que permite obter bons níveis de fiabilidade no motor TSI 1.0 está também presente no motor TFSI 1.4 de 4 cilindros.

Um motor mais potente, direcionado para modelos de uma gama mais elevada, mas igualmente fiável.

Este motor equipa modelos como os VW Golf e Passat, os Audi A4 e Q3, os SUV VW Tiguan e Skoda Kodiaq, e o topo de gama Skoda Superb.

7

BMW B38

Continuamos com mais uma marca alemã, desta vez a BMW.

O motor a gasolina 1.5 litros e 3 cilindros partilha a mesma base com o motor 1.5 litros a diesel, diminuindo assim os custos de desenvolvimento e produção dos motores.

Esta partilha de componentes não torna, contudo, este motor menos eficiente. Muito pelo contrário. Trata-se de um motor com um qualidade e desempenho elevados, tecnologia de ponta, eficiente e ecológico.

Este motor 1.5 equipa vários modelos das marcas BMW, desde o Série 1 ao Série 3, passando por alguns SUV, e, ainda, diferentes versões do Mini.

8

Honda VTEC

A Honda utiliza a tecnologia VTEC no seu motor 1.5 Turbo, um dos motores mais fiáveis e mais bem cotados do fabricante nipónico. Este motor está disponível em várias versões, destacando-se pela potência da versão que conta com 182 cavalos e que pode ser encontrada no Honda Civic.

Se procura os motores a gasolina mais fiáveis, deve considerar comprar um carro de um fabricante japonês, como é o caso da Honda. Destaca-se a durabilidade, robustez e qualidade dos seus motores.

Com um motor como o VTEC da Honda serão poucas as preocupações e os problemas.

9

Mercedes M270/M274

O elevado desempenho e potência e, ainda, a qualidade da engenharia alemã, distinguem os motores Mercedes dos restantes motores. E a sua fiabilidade também.

O motor 2.0 de quatro cilindros em linha foi introduzido no mercado em 2011 e equipa diversos modelos das classes A, B, C, E, CLA, GLC, GLK, e outros.

Este motor talvez não chegue a percorrer tantos quilómetros como o Mercedes que mencionamos no início do artigo. É verdade, já não se produzem carros assim.

No entanto, é certo que ao comprar um carro equipado com este motor Mercedes, motor que ficou no top 10 dos melhores motores de 2017, estará a comprar um motor fiável e duradouro.

10

Volvo VEP4

Uma referência no que toca à segurança automóvel, a Volvo fabrica também automóveis extremamente fiáveis.

É muito comum encontrar veículos Volvo com centenas de milhares de quilómetros e com muito poucas reparações realizadas. Com a Volvo são poucas as surpresas desagradáveis.

Destaque para o motor 2.0 litros de 4 cilindros em linha que equipa modelos como V40, V60, S60, XC40, e XC60.

Veja também