ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Marvin Tortas
Marvin Tortas
01 Abr, 2021 - 16:53

Gasolina 95 vs 98: conheça as principais diferenças

Marvin Tortas

A grande batalha dos combustíveis: gasolina 95 vs 98. Saiba como é feita a gasolina e se vale a pena pagar a diferença entre as duas.

Sabe quanto paga de impostos em cada 10 litros de gasolina

Gasolina 95 vs 98: existe diferença? Esta não é uma questão consensual. Alguns defendem que melhora a performance e o rendimento. Outros dizem que é apenas um desperdício de dinheiro e não existe qualquer diferença entre os dois tipos de combustível.

Mas afinal, será verdade ou será mito? Comparamos a gasolina 95 vs 98, avaliamos os prós e os contras de cada um destes combustíveis para que possa decidir qual é o melhor para si e para o seu automóvel.

Gasolina 95 vs 98: conheça as diferenças

Sabia, por exemplo, que todos os combustíveis em Portugal saem das mesmas refinarias (Sines e Leça da Palmeira), sejam eles para postos de abastecimento low cost ou gasolineiras premium?

Existem vários tipos de combustíveis e de gasolina no mundo. Desde gasolina de 87 octanas, gasolina de 91 octanas à gasolina para barcos de recreio e até Jet Fuel (combustível para aviação comercial).

Embora todas elas provenham do petróleo, a diferença está nos componentes que são adicionados no processo de transformação do crude em combustível. 

Valerá a pena utilizar um combustível mais caro? Serão assim tão diferentes estes dois tipos de gasolina? Explicamos as diferenças.

Gasolina 95 vs 98: onde se separam?

Tanto a gasolina 95 como a gasolina 98 são produzidas da mesma forma e saem as duas na mesma etapa da torre de refinação de combustível (sensivelmente 120ºC).

Depois de separados os gases para a produção de gasolina, estes são arrefecidos para voltarem ao estado líquido. É neste líquido onde são adicionados os vários aditivos, como octanagem, oxigenadores, detergentes e corantes, que fazem com que o combustível tenha uma melhor ou pior qualidade, um maior ou pior rendimento, ou uma maior ou melhor performance.

Devido aos diferentes aditivos que lhe são adicionados, foi necessária fazer uma segmentação deste tipo de combustível. A qualidade da gasolina passou então a ser associada à sua resistência à compressão. Quanto menor resistência, maior a denominação da octanagem.

Entre os componentes da gasolina, o mais resistente à compressão é o 2,2,4-trimetilpentano, mais conhecido como isoctato. Por outro lado, o menos resistente é o heptano.

A gasolina 98 tem, portanto, mais heptanos do que isoctatos. Assim, oferece menos resistência à compressão, sendo possível obter mais rendimento quando comparado com a gasolina 95, em teoria.

Gasolina 98: o combustível para automóveis mais aditivado

A gasolina 98 é mais cara do que a gasolina 95, mas tem, também, mais aditivos.

Isto significa que não só dará mais rendimento ao motor do seu carro, como também tem mais oxigenadores e detergentes. Estes melhoram a capacidade de combustão do motor, reduzem os resíduos produzidos pela gasolina, limpam o seu motor e reduzem, assim, as emissões de gases poluentes.

Os motores dos carros mais vendidos em Portugal são trabalhados para funcionar a gasolina 95. Há, portanto, quem defenda que colocar gasolina 98 não trará qualquer beneficio para o motor do seu carro.

Esta teoria apenas está metade correta, uma vez que é baseada sobretudo na performance, e convenhamos que o motor de um carro “normal” vendido em Portugal é sobretudo criado para ser económico e não para debitar quantidades exorbitantes de potência.

No caso de um carro desportivo com mais cavalos, ou até mesmo de um supercarro, caso coloque gasolina 95 ao invés gasolina 98, notará alguma diferença nas prestações do automóvel. Quanto maior for a potência, mais notará as vantagens de usar uma gasolina mais aditivada.

O veredicto final

Pistolas de combustível gasolina 95 vs 98

O debate entre gasolina 95 vs 98 está longe de ter um veredicto final. Apenas o condutor poderá decidir qual é o melhor combustível para si, dependendo de qual é o seu automóvel e que tipo de condução pretende.

No entanto, as diferenças entre a gasolina 95 vs 98 são pouco significativas num automóvel “comum”, e a não ser que tenha um carro muito potente, não notará grandes vantagens no que toca a performance ao utilizar um combustível mais aditivado.

Por isso, e como veredicto final, comparando o custo/benefício, se para si o importante mesmo é poupar na carteira, o melhor conselho que lhe podemos dar é para que continue a utilizar gasolina 95 no seu carro, e sempre que quiser tente dar-lhe um “mimo” e pensar um pouco mais no ambiente, atestando o depósito com gasolina 98. Tanto um como outro só lhe agradecerão.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].