Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
23 Mai, 2018 - 12:20

Navegação anónima: como estabelecer, prós e contras

Luísa Santos

A navegação anónima protege toda a sua atividade na Internet. Tem mais vantagens do que desvantagens e pode ser usada tanto no computador como no telemóvel.

Navegação anónima: como estabelecer, prós e contras

Por esta altura já se está a perguntar se a navegação anónima é útil para si, para além do tipo de diferenças que introduz ou não. Se costuma ser cético relativamente este tipo de questões, saiba que, hoje em dia, todas as medidas que puder tomar em prol da sua segurança online, são bem-vindas. A facilidade com que consegue aceder aos seus dados através de uma simples ligação Wi-Fi chega a ser mesmo assustadora.

Uma navegação anónima é feita através do estabelecimento de uma ligação VPN, que lhe vai permitir “esconder-se” enquanto navega na Internet. Essa ligação pode ser utilizada em diversos contextos, em diferentes dispositivos. Uma navegação deste género tem mais vantagens do que desvantagens, sobretudo no que toca à proteção de dados.

Navegação anónima: o que é uma VPN?

vpn

Uma ligação VPN, ou Virtual Private Network, permite, como a própria expressão indica, que se estabeleça uma ligação que se sobrepõe à usada pelas pessoas que navegam na Internet de forma “normal”.

Ao usar uma VPN, passa a navegar na Internet de forma segura, onde o seu histórico não é conhecido (nem tão pouco guardado) e onde o seu endereço de IP é substituído por um totalmente novo.

Ao estabelecer este tipo de ligação, toda a navegação que faça na Internet passa a ser completamente anónima. Só assim consegue garantir maior privacidade e, ainda, aceder a conteúdos que sejam exclusivos de outros países.

Vantagens e desvantagens da navegação anónima

Se, até agora, este é um assunto que lhe interessa, é conveniente que conheça os prós e os contras da navegação anónima. É igualmente importante que saiba que pode estabelecer uma ligação deste género em qualquer dispositivo (seja computador, tablet ou smartphone).

As vantagens da navegação anónima

1. Acesso seguro à rede pública: este tipo de ligação é uma das mais perigosas hoje em dia. A maior parte delas não tem, sequer, um protocolo se segurança estabelecido, o que significa que pode aceder às mesmas sem precisar de uma password. Este é um dos casos em que deve aceder à Internet através de uma VPN, de forma a proteger a sua privacidade e o possível roubo dos seus dados.

2. Aumenta a segurança online: imaginamos que tenha o seu computador protegido com um bom software de anti-vírus. Pode também ter ativada uma firewall de confiança, que lhe permite garantir a segurança e o bom funcionamento do seu computador. Contudo, existem vírus e malwares que, ainda assim, trespassam essa rede de segurança. Com uma navegação anónima através de VPN conseguirá aumentar e garantir essa segurança.

3. Visualização de conteúdos exclusivos a outros países: se quer ver aquela série que está para ver há meses, ou alguns vídeos do YouTube cujo acesso lhe é negado, ative uma ligação VPN e não terá mais problemas em aceder a esse tipo de conteúdo. Ao criar um novo IP, a sua localização deixa de ser pública, pelo que pode definir, por si próprio, “onde quer estar”.

4. Downloads anónimos e legais: se a velocidade da sua Internet compromete regularmente os downloads que faz, experimente a navegação anónima e aumente, dessa forma, a velocidade da transferência que quer fazer. O mesmo acontece no caso de, esses ficheiros, serem restritos a determinados países – através de uma ligação VPN, esse download passa a ser possível.

vpn

As desvantagens da navegação anónima

1. Os softwares VPN mais fiáveis são pagos: é possível estabelecer uma ligação deste género de forma gratuita, mas essas não são as mais seguras. Deve, por isso, optar por um plano mensal pago de forma a garantir a privacidade da sua navegação.

2. A rapidez da sua conexão tem de ser estudada: deve pesquisar todos os serviços pagos de VPN disponíveis, isto porque uma ligação destas encripta todos os seus dados de navegação (fator que pode diminuir, e muito, a velocidade da conexão).

3. Nem todos os VPN são de confiança: a navegação anónima, para acontecer de forma segura, implica que assine um plano mensal (de um dos serviços mais bem reputados desta área). Tendo em conta que os endereços de IP gerados são partilháveis entre utilizadores (e não únicos), pode existir alguma insegurança.

Navegação anónima no PC e no telemóvel

Assista aos vídeos seguintes para saber o que fazer para estabelecer uma ligação VPN no computador ou num dispositivo mobile. Independentemente do sistema operativo em causa, os procedimentos são muito semelhantes.

Veja também: