Publicidade:

Sabia que a Internet faz hoje 30 anos?

A Internet faz hoje 30 anos. A data serve para uma reflexão sobre os novos desafios que se colocam à Word Wide Web.

Sabia que a Internet faz hoje 30 anos?
30 anos depois, a Internet está mais pujante do que nunca

A 12 de março de 1989 surgia um admirável mundo novo. É que a Internet faz hoje 30 anos. “Vago, mas excitante…” Foi desta forma que o chefe de Tim Berners-Lee, na altura um engenheiro de software a trabalhar no laboratório CERN, na fronteira franco-suíça, classificou a proposta de criar uma plataforma em que todos os físicos da instituição pudessem partilhar as suas experiências. Mal sabia Mike Sendall, o chefe, que tinha à sua frente o pontapé de saída para uma autêntica revolução.

Apesar das desconfianças iniciais, Berners-Lee começou a programar, em 1990, um novo projeto a que deu o nome de World Wide Web. Como se costuma dizer, o resto é história e a Internet foi alastrando a todos o setores da vida humana, assumindo-se atualmente como uma ferramenta fundamental da vida quotidiana, fruto de uma evolução fulminante, conectando milhões de pessoas a qualquer hora, em qualquer lugar.

Web acessível a todos


Numa carta aberta publicada na World Wide Web Foundation, para assinalar o 30º aniversário da Internet, Tim Berners-Lee lembra que “metade da população mundial continua a não estar conectada”, ao mesmo tempo que assinala o impacto que a rede tem na vida quotidiana. “A divisão entre os que estão online e os que não estão aumenta a necessidade de fazer com que a web esteja disponível e acessível a todos”, frisando que esta é a data ideal “para uma reflexão séria sobre o caminho que ainda temos a percorrer”.

Em causa estão alguns problemas que surgiram dentro da web, como a pirataria, o assédio cibernético ou a propagação de fake news. Resolver estas questões não é tarefa fácil, mas Berners-Lee opta por uma abordagem radical, falando mesmo numa refundação da web. Chamado, grosso modo, “contrato para a web”, foi pela primeira vez citado pelo pai da Internet em Lisboa, durante a Web Summit, realizada em novembro do ano passado.

Tendo em conta a forma como a web moldou o mundo em que nos movemos, cresce também a responsabilidade de a ver direcionada para o bem comum, o que apenas pode acontecer através de legislação específica. Citado pelo jornal inglês The Guardian, Tim Berners-Lee considera que os governos devem adaptar leis e outros elementos reguladores à era digital, assegurando que os mercados permanecem competitivos, inovadores e, acima de tudo, abertos. Até porque, na sua opinião, é responsabilidade dos governos eleitos a proteção dos direitos das pessoas e da liberdade online.

Independentemente dos (imensos) desafios que se colocam para o futuro da Internet, a verdade é que esta ferramenta mudou de vez a forma como olhamos o mundo e como nos ligamos enquanto seres humanos. E continua a crescer. Afinal, com três letrinhas apenas se escreve www…

Veja também: