Publicidade:

Senhorios: termina esta semana o prazo para comunicar rendas ao fisco

Se não emite recibos de renda através do Portal das Finanças, então terá de entregar a declaração anual até esta quinta-feira, dia 31. Esteja atento ao prazo!

Senhorios: termina esta semana o prazo para comunicar rendas ao fisco
Alerta para proprietários de imóveis arrendados

Se é proprietário de imóveis arrendados e não emite periodicamente recibos de renda através do Portal das Finanças, terá de entregar a declaração anual ao Fisco até ao final deste mês.

No Portal das Finanças lê-se que “a declaração deve ser apresentada pelas pessoas singulares (IRS) titulares de rendimentos prediais (categoria F) que, estando dispensados de emitir recibo de renda eletrónico, não tenham optado pela sua emissão”.

A declaração anual de rendas – que deve ser apresentada através do Modelo 44 – pode ser entregue em papel, diretamente nos balcões dos serviços de Finanças, ou ser enviada pela Internet, através do Portal das Finanças, pelos senhorios que estejam dispensados de passar recibos eletrónicos de renda.

A declaração deve ser entregue por todos aqueles que a 31 de dezembro tinham idade igual ou superior a 65 anos, que não estejam obrigados a possuir caixa postal eletrónica, bem como os proprietários de casas arrendadas que tenham auferido no ano anterior rendimentos prediais que não ultrapassem duas vezes o valor do IAS (Indexante de Apoios Sociais) ou que, não tendo tido rendimentos no ano anterior, não prevejam, no ano corrente, ultrapassar esse mesmo valor.

Recorde-se que os contribuintes casados terão de entregar duas declarações a menos que o imóvel arrendado seja bem próprio de um deles, se estiverem casados em regime de separação de bens ou, nos outros regimes, se foi adquirido antes do matrimónio.

O mesmo se aplica às heranças indivisas.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].