Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
14 Fev, 2020 - 10:12

Novo Banco aumenta comissões bancárias nalguns casos para o triplo

Ekonomista

Aumentos entram em vigor a 30 de abril. Banco justificou o agravamento dizendo que os valores em causa já não eram atualizados desde 2017.

Homem a levantar dinheiro no multibanco

Transferências, requisição de cheques, crédito e manutenção de contas são as operações que vão ser alvo de um aumento de comissões no Novo Banco.

Sabe-se que os agravamentos vão entrar em vigor a partir do dia 30 de abril, apesar de estarem previstas algumas alterações antes dessa data.

De acordo com a notícia avançada pelo jornal Eco, as comissões das contas à ordem vão triplicar, nomeadamente naquelas em que o saldo médio está entre os cinco mil e os 35 mil euros. Vão passar a custar 15,6 euros em vez dos atuais 6,24 euros.

Já no caso das contas até cinco mil euros, a comissão passa para 67,6 euros, um crescimento absoluto de 5,2 euros. Os clientes com mais de 35 mil euros mantêm a isenção. Para os clientes das contas NB 18.31, ou seja, os que têm entre 18 e 31 anos, a comissão de manutenção sobe dos 31,2 euros para os 37,44 por ano.

As transferências pontuais, não urgentes, até cinco mil euros realizadas aos balcões do Novo Banco passam a custar 6,24 euros, independentemente do montante em causa. Até agora, esse era o custo para as transferências entre os 500 e os cinco mil euros, mas nas operações inferiores a 500 euros a taxa era de 5,2 euros. E até as transferências online vão ficar mais caras: vão custar 1,144 euros, um aumento de 10%.

A juntar a todas estas operações, que vão ficar mais caras a 30 de abril, as comissões associadas ao crédito também vão aumentar, mas ainda antes dessa data. Os encargos com o crédito à habitação, por exemplo, vão ser atualizados já a partir do dia 31 de março.

Entretanto, o banco justificou o aumento de todas estas comissões dizendo que os valores já não eram atualizados desde 2017.

Veja também