Share the post "Americano Robert Prevost é o novo Papa. Vai chamar-se Leão XIV"
O conclave reunido no Vaticano elegeu Robert Francis Prevost como o novo Papa, adotando o nome de Leão XIV.
A eleição ocorreu após quatro votações, refletindo um consenso surpreendentemente rápido entre os cardeais, que procuravam um líder capaz de equilibrar continuidade e renovação na Igreja Católica.
Nascido a 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois, Robert Francis Prevost ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977, professando os votos solenes em 1981. Foi ordenado sacerdote em 1982.
A sua formação académica inclui uma licenciatura em Ciências Matemáticas pela Universidade de Villanova, mestrado em Divindade pela Catholic Theological Union em Chicago e doutorado em Direito Canónico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.
Em 1985, foi enviado como missionário ao Peru, onde desempenhou funções pastorais e administrativas, incluindo a direção de seminários e o ensino de Direito Canónico. Em 1999, foi eleito Prior Provincial da Província agostiniana de Chicago e, em 2001, tornou-se Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, cargo que ocupou até 2013.
Leão XIV: ascensão na hierarquia eclesiástica
Em 2014, o Papa Francisco nomeou Prevost como administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, no Peru, sendo posteriormente nomeado bispo titular de Sufar.
Em 2023, foi designado prefeito do Dicastério para os Bispos, posição de grande influência na nomeação de bispos em todo o mundo. Em setembro do mesmo ano, foi criado cardeal.
A eleição de Leão XIV representa uma escolha por um líder de perfil moderado, com vasta experiência pastoral e administrativa e profundo conhecimento das realidades da Igreja na América Latina.
O seu compromisso com a escuta e a sinodalidade indica uma continuidade com as reformas iniciadas por Francisco, ao mesmo tempo que traz uma nova perspectiva para os desafios contemporâneos da Igreja.
Com a escolha de Leão XIV, a Igreja Católica inicia uma nova etapa. Habemus Papam!