Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
30 Set, 2019 - 15:24

Novos emoji chegam ainda em 2019

Luísa Santos

A Unicode avançou a notícia em fevereiro, mas o lançamento só acontece agora. Os novos emoji da Apple e Google incluem mais animais, comidas e pessoas.

novos emoji

Há muito que recorremos a “bonecos” e imagens para nos expressarmos e uma das grandes responsáveis por essa criação é a Unicode, que agora lança novos emoji para a Apple e Google. A linguagem tem vindo a ser atualizada e, a cada versão, há mais emoji para conhecer.

Novos emoji trazem mais inclusão

Desde o seu primeiro lançamento que a “linha orientadora” dos emoji tem sido muito semelhante, introduzindo cada vez mais inclusão à biblioteca de “bonecos” disponíveis. O Unicode Emoji 12.0 não é exceção conta com diferentes situações a ilustrar pessoas com deficiência, cães guia, outros animais e ainda novos pratos de comida.

Foi em fevereiro que as novidades foram anunciadas, mas a verdade é que, até agora, a atualização ainda não estava disponível. Ainda assim, tudo indica que não terá de esperar muito mais tempo, isto porque os novos emoji vão estar disponíveis ainda em 2019, tanto para a Apple como para a Google.

Diferentes softwares, diferentes emoji

Desde que os emoji foram conhecidos que cada sistema operativo adota a sua própria abordagem, desenhando os ícones da forma que quer – e que, naturalmente, são diferentes de software para software. A situação mantém-se com os novos emoji, que têm aspetos muito diferentes da Apple para a Google.

novos emoji

Fonte da Imagem: Apple e Google/Divulgação

Por um lado, o iOS parece apresentar “bonecos” mais realistas, enquanto a Google (responsável pelo desenvolvimento do Android) optou por um estilo que se aproxima mais da ilustração. Apesar de existirem vários teclados de emoji, esta atualização só pode ser utilizada através das aplicações associadas a cada sistema operativo – isto é, as mensagens nativas e outras apps como o WhatsApp ou o Messenger, por exemplo.

Mais comida, animais e pessoas

No geral, pode contar com mais situações do dia a dia que nem sabia lhe fazerem falta nas suas mensagens. A inclusão é a palavra de ordem e os novos emoji tentarem fazer isso mesmo, não só pelas várias situações que ilustram casos de deficiência motora, mas também pela quantidade de comida e animais que foram também incluídos.

Há, por isso, ilustrações de barras de manteiga, pratos vegetarianos (como é o caso do falafel), mais animais (como a doninha e o orangotango) e ainda pessoas com deficiências motoras, próteses, pessoas cegas e cães guia. Também foram incluídos emoji que ilustram linguagem gestual e cadeiras de rodas (tradicionais e elétricas).

Conte também com ilustrações de casais homossexuais, heterossexuais e casais de diferentes etnias – também com várias opções de escolha.

Veja também