Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
19 Fev, 2019 - 15:28

Do período à cadeira de rodas: estes são os novos emojis para 2019

Luísa Santos

Como já é costume, há mais atualizações às emoções que pode enviar por mensagem. Os novos emojis devem chegar em março e inclusão é a palavra de ordem.

Do período à cadeira de rodas: estes são os novos emojis para 2019

Se gosta de expressar as suas emoções, aquilo que está a fazer ou simplesmente gosta de se divertir com esta linguagem, saiba que há novos emojis a chegar em março de 2019. A novidade já foi confirmada pela Unicode, entidade responsável pelo desenvolvimento destes “bonecos”.

Novos emojis: mais de 230 a chegar

novos emojis
Fonte da Imagem: Emojipedia/Divulgação

Independentemente do telemóvel que usa, e da marca à qual esse pertence (seja Google, Apple, Samsung ou qualquer outra), os novos emojis vão chegar ao seu smartphone. Com mais de 230 novas “caras” aprovadas, a Unicode procura, ainda mais, a inclusão de todos (e de tudo).

Tudo indica que a atualização estará disponível a partir de março de 2019, pelo que não precisará de esperar muito mais. Desta vez, foram incluídas novidades, mas também acrescentadas variações de cores a outros emojis já existentes.

O Emoji 12.0 traz um pouco de tudo, desde novas adições ao segmento “humano” até a novos animais, sem esquecer as emoções (mais ainda). A inclusão é mesmo a palavra de ordem, por isso o cuidado foi redobrado ao introduzir emojis de pessoas com deficiência – sobretudo física.

Foram incluídas pessoas que dependem de uma cadeira de rodas para se movimentarem, pessoas surdas e também cegas. A Unicode foi mais longe e inclui, ainda, ilustrações de vários tipos de próteses, nomeadamente de braços e pernas.

Ainda na mesma linha de pensamento, e passando pela coleção de animais (que já era muito vasta), foram também acrescentados cães-guia e outros elementos que, dissociados da figura humana, também coexistem na sua própria categoria – como é o caso das cadeiras de rodas convencionais e elétricas. A alusão às reduzidas acessibilidades é muito abrangente com os novos emojis, existindo, agora, espaço para todos.

Estão ainda incluídos emojis de dispositivos auditivos (utilizados por pessoas total ou parcialmente surdas) e bastões de orientação (usados por pessoas com deficiência visual).

Outra das grandes novidades conta já com quase dois anos. Essa está agora representada por uma gota de sangue que simboliza a menstruação. O pedido foi feito pela Plan International Australia no Facebook e incentivava os internautas a votarem a favor da criação de um emoji representativo da menstruação.

A ideia passava por combater o estigma, quase tabu, em torno da menstruação feminina. De acordo com Lucy Russel, diretora geral da Plan International UK, já estava (mais do que) na hora de “acabar a vergonha à volta do período”, promovendo assim o debate e aceitação por parte de todos.

A componente humana está bem presente nesta nova atualização, já que foram também adicionados novos casais que, até então, não estavam incluídos nas possibilidades. Há, por isso, ilustrações de casais homossexuais, heterossexuais e conjugações de diferentes etnias, também com várias opções de escolha.

novos emojis
Fonte da Imagem: Emojipedia/Divulgação

Os animais conheceram, novamente, novas adições à família, como, de resto, já tem vindo a acontecer nas mais recentes atualizações feitas pela Unicode. A partir de março já pode encontrar flamingos, macacos, doninhas e marmotas.

Dos animais para os alimentos, poderá agora encontrar elementos como cebolas, queijo, falafel, manteiga e até matcha. As roupas também conheceram novos amigos, com vestuário indicado para desportos aquáticos, como fatos de banho, calções e até óculos de mergulho.

Elementos como o estetoscópio, papagaio (de papel), machado, penso rápido e até o ioiô foram contemplados, deixando ainda espaço para uma série de outras novidades que, de facto, só poderá ver se utilizar. Conte ainda com novos planetas (como é o caso de Saturno), novas máquinas, instrumentos musicais e veículos.

Novas cores foram também adicionadas a elementos já existentes e icónicos no mundo dos emojis. Exemplos como as formas geométricas (nomeadamente o quadrado e o círculo) ou os corações têm agora uma nova cara e, por conseguinte, mais possibilidades de escolha – com a introdução de cores como o roxo, o branco e o castanho.

Veja também