Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
23 Mai, 2018 - 10:57

5 emojis que está a utilizar incorretamente

Luísa Santos

Os emojis são a mais recente linguagem adotada pelos utilizadores de smartphones. Contudo, o verdadeiro significado de alguns emojis poderá surpreendê-lo.

5 emojis que está a utilizar incorretamente

“Nem tudo o que parece é” e os emojis não fogem à regra. São muitos os símbolos disponíveis nos mais variados smartphones, independentemente do sistema operativo (Android, iOS ou até mesmo Windows).

A palavra “emoji” deriva da integração de duas palavras de origem japonesa: e (“imagem”) + moji (“letra”) e significa, no fundo, “pictograma”.

Por vezes, o utilizador associa determinado símbolo (neste caso, um pictograma) a uma reação/vontade que acha estar correta, contudo, isso nem sempre é tão linear quanto parece.

Existem emojis que, por isso, não correspondem exatamente à ideia que uma pessoa tem dos mesmos, o que a leva a utilizá-los de forma incorreta. Portanto, o melhor é pensar duas vezes antes de achar correta a emoção que está a transmitir: saiba, então, quais são os 5 emojis que está a utilizar de forma incorreta.

O verdadeiro significado de 5 emojis que utiliza incorretamente

1. The grinning face

grinning face
Fonte da Imagem: Emoji Stickers/Divulgação

Como o está a usar: este emoji é utilizado, frequentemente, como uma “cara sorridente”, quando se quer expressar uma emoção alegre e feliz em relação a determinado acontecimento.

Aquilo que realmente significa: exatamente o contrário. Pode exteriorizar dor ou incómodo, refletido(a) numa face com os dentes cerrados – quase como que em sofrimento.

2. The teary-eyed face

teary-eyed face
Fonte da Imagem: Emoji Stickers/Divulgação

Como o está a usar: para expressar uma indicação de tristeza, ou até para mostrar que “derramou uma lágrima” a ver uma série, por exemplo. No fundo, é frequente utilizar este emoji para demonstrar um sentimento próximo do desânimo ou da infelicidade.

Aquilo que realmente significa: repare na localização da “gota” de água no rosto deste pictograma. Está mais próxima da boca, por baixo de olhos fechados, e simboliza, por isso, a saliva que sai da boca enquanto dorme! Surpreendente, não acha?

3. The hair-flicking woman

hair-flicking woman
Fonte da Imagem: Emoji Stickers/Divulgação

Como o está a usar: quando recebe uma mensagem que expressa uma opinião, por exemplo, com a qual concorda e lhe apetece gritar “tão isso!”, de certeza que é este emoji que vai enviar em resposta – através de um símbolo que sobretudo a geração mais nova utiliza.

Aquilo que realmente significa: nenhuma emoção, reação ou outro tipo de simbolismo. Tendo em mente que esta linguagem foi criada pelos japoneses, é importante enquadrar este mesmo pictograma nesse conceito. Este emoji representa uma profissão: a de uma secretária administrativa, que não usa qualquer tipo de uniforme.

4. The poo

the poo emoji
Fonte da Imagem: Emoji Stickers/Divulgação

Como o está a usar: bem, pelas razões óbvias (certamente!). É um emoji que facilmente se adaptou a diversos contextos, mas que maioritariamente passam pela piada, pela ironia ou pela graça.

Aquilo que realmente significa: uma vez mais, a cultura japonesa impera aquando da contextualização deste pictograma. Na verdade, este emoji é utilizado para desejar boa sorte.

5. The three monkeys

the three monkeys
Fonte da Imagem: Emoji Stickers/Divulgação

Como o está a usar: normalmente, este conjunto de emojis são utilizados quando não se acredita em algum acontecimento que acabou de ser contado. Simboliza algo que até se pode aproximar da vergonha ou até mesmo da incredulidade.

Aquilo que realmente significa: este conjunto refere-se a um provérbio japonês antigo, o “The Three Wise Monkeys” (“Os Três Macacos Sábios”). Esse provérbio significa, simultaneamente, três ações que, apesar de distintas, se relacionam entre si: “see no evil, hear no evil, speak no evil” (“não veja nenhum mal, não fale nenhum mal, não ouça nenhum mal”).

Veja também