Júlia Rocha
Júlia Rocha
21 Jun, 2018 - 10:30
O que um estudante deve comer em altura de exames: 10 sugestões

O que um estudante deve comer em altura de exames: 10 sugestões

Júlia Rocha

O que um estudante deve comer em altura de exames? Esta é uma decisão importante agora que se aproxima o final do ano letivo. Fique com as dicas.

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Estudar – e estudar bem – pressupõe um conjunto de ações que podem ajudar a fazer a diferença na exigente época de exames. Sabia, por exemplo, que as longas horas de estudo exigem alguma compensação alimentar? Mas, afinal, o que um estudante deve comer em altura de exames? A resposta é simples: alimentos que ajudem a “alimentar” as necessidades energéticas diárias.

Alimentos e nutrientes que sejam adequados para evitar períodos de fadiga e baixa produtividade e que estejam aliados a um descanso equilibrado e muito necessário. É muito importante fazer refeições equilibradas de 3 em 3 horas e não esquecer outro aspeto extremamente importante: hidratação. É aconselhável ingerir, no mínimo, 1,5 litros de água por dia, e também obter água noutros lados como sopa e chá sem açúcar.

O que um estudante deve comer em altura de exames?

1. Frutos secos

frutos secos

São um excelente lanche, misturados em iogurte, por exemplo. Convém ter atenção às quantidades, mas uma mão cheia de nozes, amêndoas ou cajus são uma excelente fonte de Ómega 3, que melhora a concentração.

2. Peixes de águas profundas

salmao

Pela mesma razão – a presença de ómega 3, um ácido gordo com alto efeito antioxidante – comer salmão, atum ou sardinha é também uma ótima escolha. E claro, pela proteína, outro nutriente essencial.

3. Bananas

banana

Uma excelente escolha para comer na véspera do exame como lanche ou ao pequeno-almoço. A banana é um alimento rico em triptofano, substância anti-stress que contribui para a formação de serotonina, que nos faz sentir bem.

4. Pão e cereais integrais

paes

Os hidratos de carbono complexos, de baixo índice glicémico presentes nestes alimentos são um reforço importante para começar o dia da melhor maneira, antes de encarar exames ou longas horas de estudo.

5. Frutas com casca

maca

Os nossos avós bem diziam que “os nutrientes estão todos na casca”. Os hidratos de carbono complexos mais uma vez em ação. O que um estudante deve comer em altura de exames? Uma maçã sem descascar, mas bem lavada!

6. Leguminosas

beans

Grão-de-bico, feijão, ervilhas, lentilhas… Alimentos ricos em ferro, uma excelente opção para comer ao jantar no dia anterior ao exame.

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7. Ovos

ovos

Tal como a banana, os ovos também contêm triptofano, uma substância que ajuda a controlar o stress e ansiedade.

8. Café

cafe

Com muita moderação. Esta sugestão é dirigida a estudantes universitários. O café pode ser um estimulante importante, mas sem exageros, para não prejudicar a concentração e o sono.

9. Batata-doce

batata doce

Excelente acompanhamento de carne ou peixe, a batata-doce ajuda a fortalecer o sistema imunitário e contém antioxidantes. Para evitar ficar doente durante esta fase.

10. Espinafres e outros hortofrutícolas de cor verde escura

espinafres

Couve e rúcula por exemplo. São ricos em ómega 3.

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