Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marta Maia
Marta Maia
30 Out, 2018 - 14:35

Onde esconder dinheiro em casa: 5 ideias improváveis

Marta Maia

Se gosta de ter o dinheiro por perto, conheça lugares da casa onde esconder dinheiro é tão improvável que ladrão nenhum se vai lembrar.

Há muitos motivos que podem levar-nos a querer saber onde esconder dinheiro: por exemplo, ter algumas notas por perto, para uma necessidade urgente; ou começar a construir um fundo de emergência para uma eventual despesa inesperada.

Guardar dinheiro em casa, já temos dito algumas vezes, não é a melhor opção. Além de desvalorizar constantemente por estar parado, o dinheiro que fechamos em gavetas está muito vulnerável a todo o tipo de ameaças e é alto o risco de o perdermos por um assalto, uma inundação ou um incêndio.

No entanto, ter algumas notas separadas não é o mesmo que guardar as poupanças de uma vida debaixo do colchão e é natural que, para muitas pessoas, a ideia de não ter em casa uma única moeda para fazer face a emergências possa ser angustiante.

Importa, por isso, saber muito bem onde esconder dinheiro. Claro que as dicas que lhe damos vão ficar disponíveis para mais pessoas – e isso torna-as menos secretas -, mas, ainda assim, são mais seguras do que as já habituais gavetas de roupa interior.

Como escolher onde esconder dinheiro

O desafio de escolher um bom lugar onde esconder dinheiro é, em si, um paradoxo: tem de encontrar um esconderijo que seja tão óbvio que não se lhe varra da memória com o tempo, mas que seja tão pouco óbvio que um eventual assaltante não descubra.

Temos, para começar, duas estratégias possíveis: ou escolhemos um lugar tão óbvio que o ladrão ache fácil de mais (e não vá lá procurar) ou temos a ideia de deixar as notas num lugar tão original que o ladrão não se lembre dele como uma possibilidade.

O importante, em ambos os casos, é garantir que, além do ladrão, o dinheiro fica a salvo de outras ameaças: evite deixá-lo em lugares onde as crianças ou os animais possam descobrir (vão querer brincar com ele e podem até mudá-lo de lugar), em espaços onde seja possível chegar água (como o armário por baixo do lavatório ou sob a pia da cozinha) ou perto de fontes de calor (não escolha o interior da lareira, mesmo que ache que vai lembrar-se de tirar antes de acendê-la pela primeira vez no inverno).

Onde guardar, então, aquele molhinho de notas que a avó lhe deu no aniversário? Vamos dar-lhe algumas sugestões.

Onde esconder dinheiro em casa

1. No frigorífico

Conheça 18 coisas que devia guardar no frigorífico

Se a ideia lhe parece estranha, é porque é mesmo, e ainda bem: não há ladrão que abra o frigorífico quando procura dinheiro no interior de uma casa!

Claro que o frigorífico pode ter alguma humidade, por isso convém proteger as notas metendo-as num saco hermético. Além disso, assegure-se de que o dinheiro não está em contacto direto com os alimentos, mas sempre em contacto com superfícies laváveis ou descartáveis – como tupperwares, caixas de cartão ou sacos.

Para guardar dinheiro no frigorífico pode aproveitar as gavetas de refrigeração onde normalmente se guardam os legumes. Embrulhe o dinheiro num saco, esconda no fundo da gaveta e cubra com uma caixa ou uma embalagem grande. O dinheiro fica fresquinho e a salvo, porque ninguém vai mexer nas laranjas para procurar dinheiro!

Tenha só em atenção que esta estratégia só é boa se o frigorífico também o for. Lembre-se que, quando avariam, os frigoríficos descongelam o que está lá dentro e isso gera bastante água. Por estarem no fundo do compartimento, as gavetas tendem a ser as mais afetadas por essa água que acumula.

As gavetas não são, no entanto, o único sítio onde guardar dinheiro dentro do frigorífico: tem também as prateleiras da porta. Aquelas prateleiras onde guarda o leite e as garrafas? Há sempre uma colocada mais acima e que poucas são as pessoas que a usam – e menos ainda as que se lembram que ela existe.

A verdade é que estes espaços estão quase sempre fora do alcance do nosso olhar, e produtos pequenos praticamente ficam esquecidos ali porque não os vemos. Se não os vemos, significa que é um lugar ótimo para guardar uns euros.

2. Num vaso

onde esconder dinheiro

Vai sujar as mãos para guardar o dinheiro, mas acredite que ladrão nenhum vai querer sujar as dele só para saber se tem lá alguma coisa. Os vasos que estão dentro de casa são ótimos lugares onde esconder dinheiro, porque a terra é fácil de manipular e, dependendo do tamanho do vaso, pode cobrir uma quantidade generosa de sacos com dinheiro.

Terá, mais uma vez, de proteger o dinheiro com um saco hermético, porque, mais cedo ou mais tarde, vai precisar de regar a planta. Tirar o dinheiro antes de regar também não é opção, por dois motivos: primeiro, vai tornar-se óbvio que a terra é remexida regularmente, porque ela não assenta; depois, porque, mesmo horas depois de ter sido regada, a terra vai ter humidade.

3. Num brinquedo

onde esconder dinheiro

Se há brinquedos no quarto das crianças que estão lá para enfeitar mais do que para serem usados, pode esconder dinheiro dentro deles. A verdade é que os ladrões assumem que o dinheiro está na posse dos adultos, pelo que dificilmente entram no quarto das crianças quando assaltam a casa.

O maior cuidado que deve ter aqui é o de nunca esconder o dinheiro em peças que estão ao alcance dos mais pequenos – mesmo que nunca tenham brincado com eles, podem um dia lembrar-se de pegar neles.

O perigo está no facto de poderem engasgar-se com o dinheiro, se o descobrirem, ou simplesmente mudarem o “cofre” de lugar e deixar os pais completamente desorientados.

4. No bolso de um casaco

onde esconder dinheiro

Este truque é tanto mais eficiente quantos mais casacos tiver. O ladrão até pode procurar dentro do guarda-roupa, mas não vai correr os bolsos todos de todos os casacos. Pode ainda separar a poupança em vários montantes mais pequenos e distribui-los pelos bolsos de vários casacos. Na pior das hipóteses, perde uns e salva os outros.

O único cuidado a ter aqui é com a utilização dos casacos. Se perder o rasto ao que tem guardado e onde, pode acontecer vestir um casaco de manhã e, a meio do dia, ir com a mão ao bolso e descobrir que anda a passear uma pequena fortuna. Não é grave, mas também não é o que se pretende, caso contrário não procurava por lugares onde esconder o dinheiro!

5. Dentro de um livro

onde esconder dinheiro

Sabemos que este é um truque muito óbvio e para lá de visto, mas pense naquelas casas com estantes enormes repletas de livros. Acha mesmo que um ladrão vai perder tempo a abrir os livros todos, um a um, à procura de uma nota?

A vantagem desta estratégia é que nem precisa de proteger o dinheiro nem nada. Por outro lado, não convém emprestar um livro “com bónus” a um amigo…

Escolher lugares onde esconder dinheiro em casa não é tarefa fácil, mas com criatividade tudo se consegue. Tente pensar “fora da caixa” e, quanto mais improvável for o seu esconderijo, mais se dedique à criação de referências – é que, às vezes, o esconderijo é tão bom que até o próprio tem dificuldade em recuperar a poupança.

Veja também