Pedro Andrade
Pedro Andrade
08 Ago, 2019 - 13:43
7 dicas de poupança para famílias com crianças

7 dicas de poupança para famílias com crianças

Pedro Andrade

É de pequenino que se aprende a poupar. Se está á procura de dicas de poupança para famílias com crianças, este artigo é para si.

O artigo continua após o anúncio

Os bons hábitos financeiros criam-se desde pequeno. Assim sendo, é fundamental explicar aos novos as vantagens de uma boa gestão financeira. Existem várias dicas de poupança para famílias com crianças que podem ajudá-lo a dar o primeiro passo para mudar a sua vida.

O ponto de partida é simples: viver de acordo com as possibilidades do agregado familiar.

Vivemos na época do consumismo e, por isso, é importante que as crianças percebam que é importante não ceder à tentação e viver consoante as nossas necessidades. É essencial aprender desde muito novo a diferença entre o que é essencial e o que é apenas um desejo: nem sempre precisamos do último modelo de um smartphone ou um novo par de sapatos.

As 7 melhores dicas de poupança para famílias com crianças

Se tem dúvidas e não sabe por onde começar, estas são as 7 dicas de poupança para famílias com crianças que precisa conhecer. Para começar, peça ajuda a outros pais com mais experiência, faça todas as perguntas sobre as despesas realmente necessárias e não deixe de pedir truques para poupar dinheiro no final do mês.

educação financeira para crianças

1. Tenha atenção às marcas

Todos sabemos que as crianças crescem a um ritmo alucinante. Em questão de semanas uma peça de roupa ou calçado deixa de servir e passa a fazer parte de uma lista interminável de objetos sem utilidade (na maioria dos casos em bom estado).

Assim sendo, evite as marcas caras em produtos que sabe bem que utilizará durante um curto período de tempo. Hoje em dia existem alternativas baratas e de boa qualidade que não deve deixar de conferir antes de avançar com qualquer compra.

Não se esqueça de comparar preços para, dessa forma, evitar gastos avultados.

2. Venda e troque os produtos que já não utiliza

Esta é uma excelente dica de poupança para famílias com crianças. As necessidades dos mais novos vão evoluindo ao longo dos anos e, por isso, pode ir partilhando roupa e até material escolar com familiares e amigos.

O artigo continua após o anúncio

Pode, ainda, vender as peças de roupa em bom estado dos seus filhos e, dessa forma, garantir algum retorno financeiro.

3. Compre em segunda mão

Atualmente, os sites para compra e venda de produtos usados contam com uma enorme variedade de produtos para os mais novos.

Lojas como a Kid-to-kid também permitem comprar produtos bastante económicos e com bastante qualidade.

4. Aproveite os saldos

Para quem tem filhos é quase obrigatório uma ida às compras em época de saldos. É a altura ideal para encontrar artigos a preços em conta.  O objetivo é encontrar as peças que realmente precisa a preços económicos.

5. Invista no futuro dos mais novos

Para quem tem filhos esta é uma preocupação constante.

Pensar no futuro dos mais novos é fundamental e, por isso, pode optar por um seguro de vida: em termos fiscais, estes investimentos são bastante eficientes.  Pode, ainda, escolher investimentos com risco num prazo superior a cinco anos.

6. Fale sobre dinheiro com as crianças

Fale sobre dinheiro com os mais novos e explique o real valor das coisas. Se conseguir, dê uma mesada aos seus filhos. É uma excelente forma de ajudá-los a poupar e a gerir um orçamento desde pequenos.

Inclua os mais novos nas idas ao supermercado, explique-lhes como elaborar uma lista de compras e ensine-os a controlar as compras por impulso. É importante explicar-lhes desde cedo que o dinheiro não pode ser desperdiçado e não é ilimitado.

O artigo continua após o anúncio

7. Ensine os mais novos a poupar

Esta é uma excelente dica de poupança para as famílias com crianças. Quanto mais cedo começar, mais depressa os seus filhos vão perceber o que realmente é importante. Não se esqueça que a poupança começa a partir do primeiro cêntimo e que não são precisas grandes quantias para começar a poupar.

O objetivo é estimular a criatividade dos seus filhos enquanto explica aos mais novos que há muita coisa que o dinheiro não pode comprar (e que não deve ser um fardo nas nossas vidas, mas uma forma de nos proporcional alguma liberdade e estabilidade).

Pode, ainda, fazer um mealheiro transparente para os seus filhos: dessa forma vão ver o dinheiro a “crescer” e vão perceber mais rapidamente a importância da poupança ao final de cada mês. São muitas as formas de poupar ao final do mês.

 

Para as famílias com crianças, o controlo dos gastos pode ser uma tarefa quase impossível. Felizmente, já existem diversas aplicações que o ajudam a organizar as finanças de forma fácil e rápida.

Para não se perder entre a imensidão de gastos, pode optar por algumas destas apps que vão ajudá-lo a colocar as contas em ordem:

Estas são apenas algumas das aplicações que o vão ajudar a acompanhar os seus gastos sem grandes complicações.

Agora que já sabe como fazer a economia de alguns euros a mais, não esqueça de seguir as dicas de poupança para famílias com crianças e fazer uso das melhores ferramentas para poupar em família.

Ver também:

O artigo continua após o anúncio
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp