Helena Peixoto
Helena Peixoto
13 Nov, 2019 - 15:40
regular a temperatura ideal do frigorífico

Sabe como regular a temperatura ideal do frigorífico?

Helena Peixoto

Sabia que aprender a regular a temperatura ideal do frigorífico e do congelador é o primeiro passo para começar a poupar na sua fatura da luz?

O artigo continua após o anúncio

Na correria do dia a dia, é bastante usual e frequente acabarmos por nos desleixar e deixar a manutenção dos nossos eletrodomésticos para depois. Ora, se à partida este tipo de comportamento pode parecer inofensivo, a verdade é que não saber regular a temperatura ideal do frigorífico pode ter um grande impacto no funcionamento e tempo de vida do mesmo.

Já para não falar na diminuição da eficiência energética e no aumento da conta da luz no final do mês. Para que tal não aconteça com os seus equipamentos de refrigeração, reunimos alguns truques e dicas que o vão ensinar a regular a temperatura ideal do frigorífico e do congelador, tornando-os mais eficientes.

Aprenda a tirar o máximo partido dos seus eletrodomésticos e, como bónus, poupe na fatura da luz.

Antes de começarmos a explicar especificamente como regular a temperatura ideal do frigorífico, é importante que entenda também que no mercado existem variadíssimos modelos, de vários preços e isso não é ao acaso.

Se pretende um equipamento que garanta um máxima eficiência energética e que tenham um bom desempenho, procure sempre um frigorífico e congelador com a etiqueta A, no mínimo. Se conseguir escolher um modelo A+ ou A++, tanto melhor!

No caso destes eletrodomésticos, muitas vezes o barato sai caro. Se à partida lhe parece um bom negócio um frigorífico que seja 150€ mais barato mas de categoria D ou E face a um A++, acredite que não vai ser uma boa escolha.

A médio prazo esse valor vai acabar por se acumular na fatura de energia do final do mês, já para não falar do próprio desempenho do equipamento.

Idealmente, deve também escolher um modelo que seja no frost ou então low frost, de forma a que a acumulação de gelo seja evitada e combatida ao máximo.

COMO REGULAR A TEMPERATURA DO FRIGORÍFICO?

temperatura do frigorífico

Retenha bem esta informação: a temperatura ideal do termóstato do frigorífico deve marcar +5ºC. Esta temperatura é suficiente para conservar os alimentos e quanto maior a diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura do equipamento, maior o consumo energético.

No entanto, esta questão não é tão simples e evidente como parece. De forma a garantir a estabilidade da temperatura, e se quer tornar o seu equipamento mais eficiente, então, siga os truques seguintes.

10 dicas para um frigorífico mais eficiente

Dica 1

Instale o frigorífico num local fresco e ventilado, afastado o mais possível de fontes de calor como a luz solar ou o forno e com folga entre a parede o equipamento.

O espaço entre a parte de trás do equipamento e a parede deve ter entre 10 a 15 cm, para que seja possível realizar a refrigeração necessária. Esta medida permite uma poupança entre 1 a 3% do consumo energético diário do equipamento.

Dica 2

Substitua as borrachas da porta, se elas já não estiverem em boas condições e a não cumprir a sua função: vedar. Mantenha a porta do frigorífico o mais bem fechada possível, para que não haja fugas de energia.

Dica 3

Deixe os alimentos arrefecer à temperatura ambiente e coloque-os, só depois, no frigorífico para evitar que o seu interior suba repentinamente os graus.

Veja também Eletrodomésticos vão ser mais duráveis e fáceis de reparar

Dica 4

Descongele os alimentos no interior do frigorífico. Assim, irá oferecer uma dose extra e gratuita de frio ao seu frigorífico, além de que é a forma mais segura a nível de higiene alimentar.

Dica 5

Guarde tudo de uma só vez no frigorífico, evitando o abrir constante da porta. Abrir e fechar a porta constantemente é uma das principais causas para não se conseguir regular a temperatura ideal do frigorífico.

Dica 6

Distribua os alimentos no frigorífico respeitando as suas características e temperaturas ideais. Uma boa estratégia passa por agrupá-los por categorias: legumes e frutas, lacticínios, carne e peixe, etc.

O artigo continua após o anúncio

Dica 7

Em dias quentes, proteja a cozinha do calor, mantendo as persianas fechadas, por exemplo. Se mantiver o ambiente à volta do frigorífico mais controlado, pode conseguir uma poupança de até 30%.

Dica 8

Mantenha o termostato nos +5ºC. Caso o frigorífico não tenha indicador de temperatura, coloque no seu interior um termómetro, de modo a controlá-la.

Dica 9

Pelo menos duas vezes por ano faça uma descongelação total do frigorífico e congelador. Para conseguir isso, deve mantê-lo desligado pelo menos durante 48 horas.

Dica 10

Garanta que cumpre todas as indicações do fornecedor, nomeadamente em termos de limpeza. Se no seu manual pede para não utilizar detergentes na limpeza, não o faça mesmo, sob pena de o danificar e às suas capacidades de refrigeração.

Qual a temperatura ideal do congelador?

A temperatura ideal do congelador situa-se algures entre os -15ºC e os -18ºC. Neste caso, cada grau a menos representa um aumento do consumo energético de 1 a 2% por dia. Por essa razão, há também regras para uma utilização mais eficiente do congelador. Quer conhecê-las?

7 dicas para um congelador 100% eficiente

  • Não encha demasiado o congelador, para que o ar frio consiga circular;
  • Separe a carne e o peixe colocando-os em divisórias diferentes ou, em alternativa, embale ambos para que não haja transmissão de odores entre os dois;
  • Congele, apenas, alimentos com a classificação de 4 estrelas;
  • Guarde sempre os produtos em embalagens adequadas;
  • Retire o ar das embalagens, para que não se formem cristais de gelo;
  • Coloque sempre uma etiqueta na embalagem do produto com a designação do alimento, quantidade e data de congelação;
  • Deposite o alimento no compartimento de ultracongelação. Porém, algum tempo depois, pode desligar a ultracongelação e poupar energia (quando o alimento já está congelado, pode subir a temperatura do congelador para os -18ºC).

Já foi espreitar os seus eletrodomésticos e verificar a que temperatura estão? Pois, é a altura ideal para fazê-lo e certamente vai verificar que nem todas estas regras estão a ser cumpridas.

Se assim for, corrija o que não está certo, começando já hoje a regular a temperatura ideal do frigorífico e do congelador. Os efeitos positivos far-se-ão logo notar.

Veja também